Como misturar cores de tintas

Como misturar cores de tintas

Antes de passar aos detalhes de como misturar as cores das tintas, devemos saber que as cores primárias são: amarelo, azul e vermelho. A partir delas podemos conseguir todas as outras cores. Para conseguir essas cores primárias não podemos misturar nada, por isso devemos comprá-las prontas. O azul primário é o azul ciano e o vermelho primário é entre magenta e um vermelho mais vivo.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Das três cores primárias tiramos as 3 cores secundárias, que são as misturas mais básicas. Para conseguir o Laranja usamos o vermelho e o amarelo. Para consegui-lo, é muito importante que você coloque primeiro o amarelo e depois acrescente 1/4 dessa medida na cor vermelha. A cor vermelha é muito forte por isso devemos ter muito cuidado com a quantidade de vermelho que misturamos para conseguir o laranja.

2

A seguinte mistura que faremos para conseguir a cor verde é misturando o amarelo e o azul. Neste caso, devemos acrescentar também muito amarelo, e pouco a pouco acrescentar o azul até encontrar o tom de verde que queremos. A cor verde é uma mistura de cor muito agradável para quartos de crianças e espaços que pedem concentração.

3

A terceira cor secundária é a violeta. Esta é a cor mais complicada de conseguir e devemos misturar com cuidado. Misturamos o azul com o vermelho magenta; caso não tenha vermelho magenta pode usar o vermelho intenso mas nesse caso cuidado, use muito pouco vermelho.

4

Para conseguir a cor preta devemos usar as três cores primárias em partes iguais: o amarelo, azul ciano e vermelho magenta. Às vezes não é fácil conseguir uma cor totalmente preta, existe um truque para conseguí-la usando um azul escuro e adicionando um pouco de vermelho bem forte, e assim você conseguirá algo mais próximo.

5

Algumas pessoas não recomendam misturar a cor branca para aclarar as cores, e sim usar a cor amarela. Essa teoria não é totalmente certa pois, por exemplo, não poderíamos pintar paisagens nevadas. O branco é uma cor que permite aclarar as cores primárias e permitirá fazer gradações.

6

Para conseguir outras cores que não sejam secundárias devemos selecionar uma quantidade qualquer de cor primária, e a seguir colocá-la sobre uma parte limpa da paleta. Enxágue todos os restos de pintura do pincel. Para finalizar misture com qualquer outra cor (ou combinação de cores) em diferentes quantidades, para criar variações de tons secundários e terciários.

Leia também: Como fazer marrom com as cores primárias

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como misturar cores de tintas, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • É importante limpar o pincel antes de misturar duas cores.