Pintar com spray aerossol

Como pintar roupa com tinta spray

Como pintar roupa com tinta spray
Imagem: mrkate.com

Gostaria de personalizar as suas roupas ou dar uma nova vida a peças velhas? É possível colorir a roupa usando diferentes técnicas e materiais e a tinta spray aerosol é uma das mais simples! Seja para customizar uma camiseta, estampar uma capa de almofada ou criar um padrão no seu vestido velho, a tinta spray é um método super eficaz e prático.

Além de ser bem fácil de aplicar, essa técnica não requer que você tenha qualquer tipo de experiência com artes manuais. Solte o seu lado mais criativo e crie peças únicas que vão arrasar pela originalidade, lendo esse artigo do UmCOMO e descobrindo como pintar roupa com tinta spray!

Vai precisar de:

  • Tinta em spray
  • Jornal ou cartão
  • Roupa
  • Cabides
  • Fita adesiva
  • Cadeira (opcional)
Também lhe pode interessar: Como pintar com tinta acrílica

Passos a seguir:

1

Para pintar roupa com tinta spray aerosol, você deve começar por escolher a peça. Evite escolher a sua peça favorita, pois corre sempre o risco de melecar demasiado a roupa com a tinta aerosol. Essa técnica pode ser usada com camisetas, capas de almofada, blusas, ou qualquer peça com tecido liso.

Como pintar roupa com tinta spray - Passo 1
2

Em seguida, é hora de escolher a tinta. O ideal é usar tinta spray própria para pintar roupa, mas outras tintas comuns podem funcionar bem também, se o tecido for liso (sem rugas ou texturas). Escolha a sua cor favorita ou aposte em várias cores para um efeito mais alegre. Algumas tintas resistem às lavagens, por isso prefira comprar uma marca que permita lavar as peças depois da pintura secar. Leia atentamente as instruções do fabricante na lata.

Dica: Para fazer efeito tie dye, você pode usar várias tintas de cores diferentes. Confira como fazer camisetas tie-dye nesse artigo.

Como pintar roupa com tinta spray - Passo 2
3

Em seguida, escolha a área onde vai pintar roupa com tinta spray. Prefira um local bem arejado para evitar a inalação dos químicos da tinta. Pode optar por colorir a roupa na rua, o que também vai prevenir a bagunça toda da tinta. Se está pintando em uma zona interior, forre o chão e as paredes com jornais.

4

Corte pedaços de fita adesiva para cobrir as áreas da roupa que não quer pintar, como por exemplo, a etiqueta, logótipos ou botões. A fita adesiva cria uma barreira para que a área coberta não seja pintada também.

Você pode optar por pintar a peça com uma cor sólida, criar padrões como listras ou xadrez, criar estampas em negativo com desenhos, criar degradês de cor, ou qualquer coisa que a sua imaginação permita! Se você quer fazer algum tipo de desenho ou padrão com as tintas, o ideal é usar um stencil. Confira como fazer stencil nesse artigo.

Como pintar roupa com tinta spray - Passo 4
Imagem: alannageorge.com
5

Agite o frasco de spray por, pelo menos, dois minutos. Segure a roupa firmemente ou coloque-a sobre uma cadeira (forrada com plástico ou alumínio, para não sujar) bem estiradinha. Em seguida, borrife a tinta aerosol na roupa. Segure a lata a 25 centímetros de distância da superfície para evitar a criação de manchas de tinta. Não se esqueça de usar luvas para este procedimento!

Dica: Para que a cor seja mais intensa, deixe a primeira camada de tinta secar e repita o procedimento as vezes que forem necessárias até criar uma camada de tinta sólida.

Como pintar roupa com tinta spray - Passo 5
Imagem: craftbnb.com
6

Deixe a tinta secar por, pelo menos, uma hora. Dependendo do tecido e da tinta spray, pode ser necessário secar a roupa por mais tempo. Quando a peça estiver completamente seca, remova a fita adesiva, vire a peça do avesso e lave na máquina para remover o cheiro da tinta antes de usar.

Como pintar roupa com tinta spray - Passo 6
Imagem: guidepatterns.com
7

Sua roupa está pronta para usar! Agora que há sabe como pintar roupa com tinta spray, confira também esses artigos perfeitos para soltar o seu lado criativo:

Não se esqueça de escrever um comentário abaixo para dizer-me como ficou sua camiseta pintada com spray!

Como pintar roupa com tinta spray - Passo 7
Imagem: mrkate.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar roupa com tinta spray, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Emerson Bonifcio da Silva
Qual é a marca de spray específico para tecido?
Imagem: mrkate.com
Imagem: alannageorge.com
Imagem: craftbnb.com
Imagem: guidepatterns.com
Imagem: mrkate.com
1 de 7
Como pintar roupa com tinta spray