Partilhar

Como pintar um círculo cromático

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como pintar um círculo cromático

O círculo cromático é um sistema de classificação de cores que consiste em organiza-las à volta de um círculo. Esta prática costuma ser feita nos colégios e escolas de arte com o objetivo de que os alunos aprendam a obter cores mediante a mistura das cores primárias. O círculo cromático pode ser básico ou complexo se decidirmos ampliar a gama de cores até aos brancos ou pretos ou misturando as cores entre si. Se quer dedicar-se à pintura é imprescindível que saiba como pintar um círculo cromático. Foto: Mónica Lou

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como pintar cerâmica
Passos a seguir:
1

O círculo cromático mais comum nos colégios é o que se elabora misturando o vermelho, amarelo e azul, embora seja preferível faze-lo usando as tintas que as impressoras utilizam, CMYK: azul (cíano), magenta, amarelo e preto (preto adicionalmente).

2

Com as cores primárias obterá as secundárias. Com magenta, cíano e amarelo, obterá roxo, laranja e verde. Com a mistura das cores primárias e as secundárias obterá as terciárias.

3

Compre uma cartolina grossa para pintura acrílica, de mais ou menos 300 gramas. Coloque-a no sentido horizontal e no seu ponto central.

4

Com um compasso desenhe um círculo grande e divida-o em 12 secções como se fosse um queijo de forma a que todas as partes sejam do mesmo tamanho.

5

Divida as 12 partes em 3 e pinte uma parte com amarelo, outra com magenta e outra com azul cíano sem misturar nenhuma cor.

6

Não misture as cores diretamente sobre o papel. Faça-o sempre numa paleta, removendo até que a mistura seja homogênea. Limpe bem o pincel quando mudar de cor.

7

Se a tinta é muito espessa, molhe o pincel em água, mas não muita.

8

Escorra bem os pinceis, para evitar que a tinta saia da sua zona e se misture com as cores adjacentes.

9

Pegue numa paleta ou num recipiente plástico onde põe os ovos para misturar as cores e utilize umas colheres pequenas ou paus para extrair cada cor e coloca-la sobre a paleta. Não introduza o pincel manchado dentro das latas de tinta de outra cor.

10

Vá pintando o círculo que à medida que se aproxima de uma cor seja esta a que predomine na mistura. O ponto médio entre duas cores, aplica-se a metade de cada uma e obterá as cores secundárias. Por exemplo, com amarelo e azul obterá verde.

11

Siga uma ordem. Comece pintando pelo lado esquerdo se for destro e vice-versa. Desta maneira evitará arrastar a tinta com a sua mão.

12

Conforme for misturando as cores na paleta, comprove que cada combinação necessita de diferentes quantidades de cada cor. Por exemplo o amarelo é uma cor muito transparente mas pelo contrário o vermelho e o azul são cores com muito corpo.

13

Divirta-se a pintar um círculo cromático, desenhando circunferências cada vez mais pequenas até chegar ao centro do círculo. Preencha as circunferências que se aproximam do núcleo acrescentando cada vez mais branco para obter cores claras, faça o mesmo para fora do círculo acrescentando um pouco de preto para obter cores escuras.

14

No centro pode fazer um pequeno círculo com a mistura das três cores primárias, cujo o resultado é um tom castanho escuro quase preto.

15

Quando terminar e o círculo estiver completamente seco, apague os restos de lápis das linhas que desenhou no início. E já está, já tem o seu círculo cromático.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar um círculo cromático, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Se sujou muito a cartolina e não consegue limpar, recorte o círculo quando estiver seco e cole-o numa cartolina branca limpa.
  • Também pode fazer um círculo cromático com tintas plásticas ou lápis de cor, sobrepondo e misturando as cores diretamente no papel.

Escrever comentário sobre Como pintar um círculo cromático

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
samara
eu me confundi porque eu n tinha tinta so lapis de cor. e a mesma coisa

Como pintar um círculo cromático
Como pintar um círculo cromático

Voltar ao topo da página