Como prensar flores facilmente

Como prensar flores facilmente

As flores prensadas preservam um momento no tempo. Fazem nos lembrar um ramo especial de um ser querido, ou um impressionante florescimento que chamou a atenção na primavera. Elas parecem manter o verão com vida quase sempre.

Ao contrário de um ramo de flores secas, as flores prensadas são perfeitas para emoldurar, colocar no interior de um medalhão, ou usar como ornamentos para os cartões. Assim você pode fazer suas próprias flores prensadas. Continue lendo este artigo de umComo e aprenda como prensar flores facilmente.

Seleção de flores naturais para prensar

Junte flores pela manhã depois que o orvalho tenha evaporado. Colha quando estiverem prontas para abrir seus botões. Se vai emoldurá-las, junte flores e folhas nas diferentes etapas do desenvolvimento para dar ao seu desenho um aspecto natural. Quanto melhor seja a qualidade das flores no momento da colheita, melhor se verão quando se secam e se prensam.

As flores mais fáceis de prensar são as que têm florações naturalmente planas como as violetas, margaridas e rosas de uma só pétala (muitos tipos de rosas são boas opções). Samambaias e diversos tipos de folhas também se achatam bem.

Materiais para a prensagem

Se o seu objetivo é secar as flores tão rápido quanto possível, evite as toalhas de papel porque suas texturas podem ficar impressas nas pétalas. Evite também o papel encerado, já que mantém a umidade.

Experimente com técnicas de prensagem para descobrir qual funciona melhor para seu gosto e as flores que escolher. A tentativa e erro também mostrarão a você como colocar as flores no papel para que fiquem da melhor maneira possível quando pressionadas.

Pode comprar ou fazer uma prensa de madeira para flores, mas as seguintes técnicas seguem o mesmo princípio.

Livros para prensar flores facilmente

O método mais fácil porque não requer nenhum equipamento especial, somente papel absorvente e um livro pesado ou lista telefônica. Os pigmentos das pétalas, os caules, e as folhas podem manchar o papel, por isso se o livro for valioso, proteja as páginas com uma camada de papel de cada lado das plantas que estão sendo prensadas.

Há duas formas de prensar que utilizam esta técnica. Comece colocando as flores entre duas camadas de papel absorvente, a seguir, coloque livros pesados na parte superior. Ou coloque as flores entre as páginas do livro em si. Acomode na parte superior do livro um tijolo ou qualquer outro elemento pesado.

Deixe que as flores sequem durante uma semana antes de as verificar. Nesse momento é possível que deseje substituir o material absorvente. Deixe-as de duas a três semanas para uma secagem completa.

Ferro para prensar flores

Assim como com outros métodos, este começa pressionando as flores entre duas folhas de papel absorvente.

Esquente um ferro em temperatura baixa. Esvazie a água do ferro e não adicione água nova. Não vai querer adicionar umidade com vapor.

Prepare a flor para prensar colocando-a entre duas folhas de papel absorvente. Achate a flor com um livro pesado em primeiro lugar, a seguir, segure no ferro quente na parte superior da folha de papel de 10 a 15 segundos. Não precisa fazer um movimento deslizante como se estivesse passando. Espere que o papel esfrie durante outros 10 a 15 segundos, depois repita. Comprove de vez em quando levantando cuidadosamente o papel para ver se a flor está dura e seca.

Micro-ondas para prensar flores

O uso de altas temperaturas nas flores poderia fazer que se tornem marrons, mas se você tem pressa, pode utilizar um micro-ondas para acelerar o processo de secagem.

Para obter os melhores resultados prensando flores com micro-ondas, use uma prensa profissional de micro-ondas para flores, feita especificamente para este propósito.

Em caso de necessidade, pode criar sua própria prensa de flores para micro-ondas utilizando duas lajotas de cerâmicas e borrachas para segurar as lajotas com força. Coloque as flores entre duas folhas de papel absorvente, e a seguir, aperte-as entre as lajotas de cerâmica. Esquente durante 30 a 60 segundos ao mesmo tempo, permitindo que os materiais esfriem antes de repetir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prensar flores facilmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.