Como reciclar caixas de ovos

Como reciclar caixas de ovos

Cada vez mais pessoas gostam de reciclar os objetos quotidianos para dar uma nova vida a eles e contribuir, assim, para um mundo mais ecológico e sem tantas embalagens descartadas. Se você é uma dessas pessoas vai adorar as ideias que propomos a seguir em umComo, com as quais aprenderá a reciclar caixas de ovos e a transformá-las em lustres, em brinquedos para as crianças ou em originais porta-joias. Continue lendo este artigo e aprenda a tirar o máximo partido das caixas de ovos.

Fazer uma caixa de costura

Uma forma muito original de reciclar as caixas de ovos é aproveitar a sua forma para usá-las como se fosse uma caixa de costura. Em vez de ter as linhas, as agulhas e as tesouras espalhadas por alguma gaveta ou jogadas dentro de uma caixa de sapatos, pode reciclar estes objetos e dar a eles um novo uso, muito útil e com um resultado estético perfeito.

Na imagem conseguirá ver como foi forrada a parte superior para poder pendurar as tesouras, aproveitando ao máximo a capacidade da caixa. Se quiser, pode colorir com os tons que mais gostar ou, se preferir, deixar em sua cor original, como preferir!

Imagem: loca-por-micasa.blogs.micasarevista.com

Fazer uma caixa

Uma caixa de ovos também pode ser usada para guardar qualquer tipo de objeto que tenha espalhado por casa. Por exemplo, pode colocar os botões, as chaves, os brinquedos dos mais pequenos, etc. Esta é uma boa ideia para criar uma caixa para organizar o quarto das crianças, já que pode dar o toque que quiser ao decorar e personalizar com diferentes motivos.

Por exemplo, na imagem pode ver como a caixa de ovos foi transformada em uma divertida caixa para guardar as bonecas russas; o design é ideal tanto para decorar o hall da casa como para colocar em um quarto infantil.

Imagem: manualidades.facilisimo.com

Guirlandas com caixas de ovos

A seguir vamos propor uma ideia muito original para reciclar caixas de ovos e conseguir, assim, dar um novo uso a elas. Trata-se de aproveitar as partes mais arrendondadas para transformar em divertidas guirlandas que poderá colocar em zonas da sua casa como o hall, closet, etc.

Para fazê-lo, só terá que recortar estas partes da caixa de ovos e abrir um pouco para dar a forma de flor que propomos a você na imagem. Depois terá que passar as luzinhas por seu interior para conseguir, assim, que a iluminação fique perfeita. Se quiser pode dar um toque de cor à caixa de ovos e conseguir que se integre à decoração de seu lar.

Imagem: amarilloverdeyazul.com

Como um porta-joias

Um dos usos mais práticos que pode dar a uma caixa de ovos é aproveitar uma de suas partes para construir um simples e bonito porta-joias onde possa armazenar os seus anéis e brincos. Como pode ver na imagem, a ideia é que os buracos onde normalmente são colocados os ovos, sejam usados agora para guardar suas joias e bijuterias.

Para dar um toque elegante pode pintá-lo de branco, mas se seu quarto for colorido ou predominar uma tonalidade, sugerimos que adapte este novo objeto à decoração para ficar perfeito.

Se gostou desta ideia convidamos você a ler outro artigo onde contamos como fazer um porta-joias de papelão.

Imagem: ecologiablog.com

Caixas de ovos para as plantas

As caixas de ovos também podem servir como recipiente para as suas plantas mais pequenas e para criar algo parecido a um jardim muito ecológico e sustentável. Para isso, só terá que aproveitar uma das partes deste objeto de uso quotidiano e inserir nos buracos as plantas pequenas.

Esta ideia é aconselhável principalmente para plantas como cactus pequenos para dar um toque natural à sua casa. Para poder fazer este artesanato, só precisa de comprar estas pequenas plantas (disponíveis em floriculturas e/ou lojas de presentes) e colocar no interior.

Imagem: miamandarinablog.wordpress.com

Para embrulhar um presente

Uma boa forma de reaproveitar uma caixa de ovos é transformá-la em uma bonita caixa para um presente. É uma ideia muito original e que a pessoa presenteada com certeza vai adorar. Este artesanato encaixa principalmente com os presentes mais pequenos, como por exemplo, um conjunto de joias.

Para que o resultado final seja ótimo, o melhor é personalizar a caixa de ovos dando um toque de cor específico e colocando um laço ao redor da caixa; desta forma vai conseguir com que se pareça um presente. Para evitar os buracos do interior pode optar pela ideia da imagem, ou seja, cobrir com um pouco de papel machê de uma cor diferente à usada para pintar a caixa, assim destacará ainda mais o presente. Vai adorar!

Imagem: manualidades.facilisimo.com

Para plantar suas sementes

As caixas de ovos também podem ser usadas como recipientes para plantar suas sementes e fazer nascer novas plantas. Para isso só terá que conseguir terra para plantar e as sementes que quiser; tente principalmente que não sejam de flores que cresçam muito, pois o recipiente não permitirá a não ser que decida plantar de novo depois em outro recipiente maior.

Esta é uma boa ideia para as famílias que queiram mostrar aos seus filhos como a natureza funciona fazendo esta experiência didática em casa.

Imagem: organicusweb.com

Como bandeja de cupcakes

Também pode surpreender os seus amigos ou familiares aproveitando a forma das caixas de ovos para meter pequenos doces como cupcakes ou mini bolinhos. É uma forma muito original e divertida de apresentar a sua sobremesa, além de ser algo 100% ecológico.

Em umComo aconselhamos que, se for usar para isso, se abstenha de pintar a caixa de ovos pois a toxicidade química da tinta poderia ser prejudicial para a sua saúde. O melhor é que limpe a caixa profundamente para tirar qualquer resto de sujeira e introduza os bolinhos no interior, sempre cobertos com um pedaço de papel para isolar.

Imagem: erenovable.com

Um lustre com caixas de ovos

Uma ideia mais elaborada e esteticamente incrível é reciclar as caixas de ovos para conseguir construir lustres como os que mostramos a você na imagem. Para fazer este artesanato precisará de várias caixas de ovos (dependendo sempre da largura que quiser dar) e cortá-las pela metade.

A forma de elaborar este lustre consiste em colar com cola ou prender com grampos todas as caixas dando uma forma arrendondada ou quadrada, conforme preferir. Tente que as caixas de ovos fiquem bem fixas entre elas para evitar que se rompam ou que alguma das partes caia. Depois, terá que introduzir a lâmpada no interior e criar um suporte na parte superior do lustre para segurar.

Imagem: interiores.alterblogs.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reciclar caixas de ovos, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.