Como saber se o diamante é verdadeiro

Como saber se o diamante é verdadeiro
Imagem: lhmarketingdeluxe.com

Os diamantes são uma pedra preciosa objeto de desejo no mundo todo. Sua exuberância, sua dureza, sua raridade e seu brilho são motivo de admiração de qualquer pessoa. Por isso, os diamantes são alvo de consumo de milhões de pessoas e possuem um custo elevadíssimo, chegando a milhares de dólares por pequenas quantidades. Por isso, o diamante é um produto que é bastante falsificado e vendido a preços mais baratos. Muitos joalheiros são especializados na diferenciação de diamantes porque o processo de falsificação é muito comum. Nesse artigo feito por umComo, você descobrirá como saber se o diamante é verdadeiro e muitas outras técnicas para desvendar esse alótropo do carbono.

Passos a seguir:
1

Antes de tudo, é necessário saber a origem da pedra em questão. Se o artigo foi comprado por baixíssimo valor no mercado ilegal (ou até mesmo no mercado legal), dificilmente ele será um diamante de verdade, então nem vale a pena se dar ao esforço de saber se o diamante é verdadeiro, porque ele será obviamente falso.

2

Bem, o método mais fácil e simples de saber se uma joia de diamante é verdadeira é através do “bafômetro”. Você segurará a joia na distância de quatro centímetros de sua boca e soprará levemente, como se soprasse no espelho para fazer desenhos. Se depois de dois segundos ela continuar embaçada, ela dificilmente é um diamante. Os verdadeiros diamantes dificilmente variam de temperatura e o vapor d’água não se aglomera na pedra preciosa.

3

Se você não conseguiu um bom resultado com o método acima, coloque a pedra de diamante sobre algum texto. Se as imagens forem compreensíveis e você conseguir distinguir as letras, não é um diamante. Graças ao seu alto poder de refração luminosa, é impossível distinguir as imagens que transpassam por ele. Essa refração luminosa também é uma dica: Se você aproximar a luz de uma lanterna de um diamante, ele não irá emitir um brilho colorido ou um arco-íris. Ele irá brilhar sem cor, apenas com intensa luz.

4

Você pode também colocar a pedra dentro de um copo d’água. Graças a altíssima densidade do diamante, ele necessariamente afundará. Se ele continuar boiando quando você jogá-lo na água, pode ter certeza que esse diamante é falso.

5

Se o seu diamante veio junto de um peça de ouro ou de qualquer outro metal precioso, observe se existe alguma marca em volta do metal. Uma indicação de quilate ou de densidade de prata ou platina é um sinal de que o seu diamante é verdadeiro. Essas indicações são, por exemplo, “18K”, “900P” ou “Plat”. Caso você observe a inscrição “CZ” no metal, o seu diamante não é verdadeiro. CZ é uma sigla para Zircônica Cúbica, substância bastante utilizada na fabricação de falsos diamantes.

6

Caso você ainda tenha dúvidas acerca da veracidade do diamante, leve-o a um especialista em joias, o joalheiro. Esse profissional possui vários métodos científicos que te darão comprovações em densidade e através da química de que a pedra requerida é ou não um diamante. Ele não cobrará caro e te dará dicas para a conservação dessa preciosa pedra, tão desejada no mundo todo.

Veja nossos artigos sobre diamantes:

  • Como identificar um diamante bruto
  • Como diferenciar um diamante de um zircão
Imagem: fcdtraders.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o diamante é verdadeiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.