Como ser um bom locutor

Como ser um bom locutor

Ao longo do tempo a rádio tem sido um dos meios de comunicação favoritos, em grande parte pela sua proximidade. Hoje em dia, a rádio é a companhia de muitas das suas tarefas diárias, o que faz com que os locutores passem a ter um papel importante na sociedade, tornando-se em condutores e protagonistas de todos os tipos de programas, desde os informativos aos de entretenimento, por isso se lhe agrada este meio e se deseja converter-se num deles, damos-lhe algumas dicas para saber como ser um bom locutor.

Passos a seguir:
1

Primeiramente, é bom saber que a locução estuda-se através de cursos que variam de duração dependendo do país, neste tipo de atividade ensinam-se técnicas de dicção e projeção de voz naquilo que diz.

2

A primeira coisa a ter em conta é que todas as pessoas que pretendam ser boas locutoras têm de cuidar da sua dicção, as palavras devem ser pronunciadas corretamente, deve-se conhecer o significado das mesmas, não se deve exagerar na sua pronúncia, a ideia é falar de uma forma correta.

3

O ritmo da fala também é importante, pois na rádio o público sente-se atraído pela sua voz e pelo ritmo da mesma, não se deve falar demasiado rápido nem atropelado, nem muito lento, com o tempo cada locutor desenvolve um estilo próprio, ao início deve-se ter atenção neste aspecto.

4

Projete a voz sem gritar ou forçar, uma vez que está no ar é importante também que deixe espaço entre a boca e o microfone, para que a voz não soe saturada e não se sinta demasiado a pronúncia de determinadas letras como o S ou o P.

5

Quando está no ar ou faz parte de um programa com outros locutores é muito importante esperar que um acabe antes de outro começar a falar, este é um dos erros mais frequentes nos locutores novatos, nada que não se possa corrigir com um pouco de paciência e coordenação.

6

Fale e deixe falar, esta é a chave não apenas para se ser um bom locutor, mas também para ser um grande moderador ou entrevistador, é sempre bom esperar que o outro termine de fazer a sua abordagem antes de começar a falar novamente.

7

Recorde-se que, mesmo que não os veja, muitas pessoas podem estar a ouvi-lo, por isso é importante ter cuidado no que diz, desde a linguagem às palavras que usa, tudo conta. Mais uma vez, é importante mencionar o estilo, cada locutor tem um estilo pessoal, no entanto a rapidez da rádio faz com que todos vejam a necessidade de serem cautelosos com o que dizem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser um bom locutor, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • Ouça os locutores que mais gosta e analise o seu estilo, os seus pontos fortes e fracos e escolha o melhor para si.
  • Todos temos uma forma diferente de fazer as coisas, seja qual for a profissão, com o tempo irá desenvolver o seu para a locução.