Como tirar riscos de CD

Como tirar riscos de CD

Apesar da segurança que nos dava antigamente, a verdade é que um CD não só se risca com frequência, como normalmente quebra em alguma parte da beirada. De fato, se você ainda tem um disco são e salvo, recomendamos que você transfira toda a sua documentação para um disco rígido separado. Se o seu CD já não reproduz música ou não lhe permite visualizar o conteúdo que você tinha guardado nele, talvez possa estar riscado e isso pode estar impedindo a sua leitura. Para saber como tirar riscos de CD, continue lendo este artigo de umComo.

Tirar riscos de CD: banana

Não é brincadeira. A melhor tática para tirar os riscos de um CD é cortar uma banana ao meio e esfregá-la, sem medo, na parte com riscos. Uma vez que tiver terminado, realize o mesmo passo usando a casca. Para terminar, pegue em um pequeno lenço seco e esfregue no CD para tirar a umidade e os restos da banana. Verá como os riscos terão desaparecido.

Imagem: tipsandtrick.com

Tirar riscos de CD: água e sabão

Se não tiver uma banana em casa, você deve seguir os seguintes passos. Lave o CD usando água e sabão até que a sujeira e as impressões digitais tenham desaparecido da superfície. Seque-o e, a seguir, teste-o no computador.

Tirar riscos de CD: polir o CD

Polir o CD também pode ser uma boa técnica para se tornar rasos os riscos. Os produtos mais eficazes que pode usar é o Brasso ou então creme dental com bicarbonato de sódio. Caso utilize Brasso, deve fazê-lo em uma área ventilada e manusear o produto com extrema delicadeza, uma vez que é tóxico. Aplique uma pequena quantidade do produto sobre um pano velho e macia e esfregue o pano no arranhão em um movimento radial, do centro até à borda.

Depois retire o produto com um pano limpo e deixe secar. Caso tenha utilizado o creme dental com bicarbonato de sódio, passe o CD por água morna e deixe secar.

Tirar riscos de CD: pasta de dentes

Passe um pano úmido para eliminar a sujeira do CD e, a seguir, após secá-lo, coloque um pouco de pasta de dentes na zona com riscos do cd usando um algodão. Espalhe pela superfície de dentro para fora até que já não fiquem restos e volte a repetir o passo da água e sabão.

Tirar riscos de CD: limpa vidros

Se as indicações anteriores não tiverem tido sucesso para tirar os riscos do CD, embeba um pequeno lenço em limpa vidros e esfregue a superfície do disco com delicadeza. Para terminar, seque-o e veja se volta a funcionar de maneira correta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar riscos de CD, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Conselhos
  • Antes de realizar algum destes passos, teste o CD em outro computador para confirmar que a falha não seja do aparelho.
  • Se nenhum destes conselhos serviu para recuperar a informação do seu disco, possivelmente nada pode consertá-lo.