Partilhar

Como tocar piano

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tocar piano
Imagem: beckerspianoturing.com

Explicar como funciona toda a teoria musical, parte harmônica, rítmica na forma de escrita ou verbalizada é definitivamente impossível, ou melhor, talvez seja possível mas levaria décadas. A primeira coisa a se dizer sobre o estudo de qualquer instrumento musical, é que esse estudo é infinito. A música quanto mais se estuda, melhor fica, sem nunca alcançar um ponto final. Mas este texto se trata de um instrumento em especial, o piano, um dos instrumentos musicais mais completo que existe, por possuir de 3 a 4 oitavas (grupo de sequencia de notas) por isso, pra quem quer descobrir como funciona os bastidores da música, ou, a parte teórica, aquilo que está por traz de toda composição, o piano se mostra o instrumento ideal para isso. Confira um passo a passo de como começar a tocar piano.

Também lhe pode interessar: Quais são os melhores pianistas do mundo
Passos a seguir:
1

Adquira um piano

Se você por acaso possui um em casa, certifique se de que ele está afinado, pianos antigos geralmente desafinam e se for o caso, procure por um técnico ou especialista que possa dar um jeito, o serviço de afinação não sai muito caro. Se não possui nenhum, você pode optar por comprar um piano acústico, digital ou um teclado, o piano acústico necessita de um grande espaço em casa, o digital possui características sonoras muito semelhantes ao do acústico, já o teclado possui um som mais digitalizado mas geralmente é mais acessível em questões de preço e nunca desafinam.

2

Material autodidata

De início, pode parecer um instrumento muito difícil de se aprender, mas quando você começa a se aprofundar no assunto, aí já pode se ter certeza que é difícil mesmo, mas com tempo e esforço você se aperfeiçoa. De qualquer forma, o material é muito importante, é possível buscar alguns tutoriais ou vídeo-aulas sobre como funcionam notas musicais, dos acordes e como eles são formados na internet mesmo, o recomendado é sempre buscar a ajuda de um professor, mas também é possível aprender sozinho, desde que possua um material.

Se você já toca um instrumento o aprendizado fica muito mais fácil mas o maior problema de aprender a tocar um instrumento sozinho é que tem que estar atendo a certas manias que adotamos enquanto estamos começando. No caso de um instrumento de teclas, tente resistir à tentação de tocar as melodias ou acordes usando as duas mãos, mais pra frente essa mania pode se tornar um problema.

Como tocar piano - Passo 2
Imagem: guitarradecoimbra.blogspot.com
3

Noções básicas

Notas: existem sete tipo de notas naturais: Dó, Ré, Mí, Fá, Sol, Lá e Si e cinco acidentes que são denominados assim por se encontrarem entre as notas naturais e podem ser sustenidos (#) ou bemol (♭). O conjunto de oito notas naturais (a primeira se conta duas vezes, no começo da escala e no final) somados com os 5 acidentes formam o que chamamos de oitava, ou seja, numa oitava notamos 13 tipos diferentes de sons.

Acordes: Acordes são um conjunto de notas tocadas ao mesmo tempo, os acordes podem ser: Maiores, Menores, Aumentados ou Diminutos.

Teclas no piano: no piano notamos teclas brancas e teclas pretas, as brancas são as notas naturais e as pretas, os acidentes

Como tocar piano - Passo 3
Imagem: fotosearch.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tocar piano, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Conselhos
  • Comece treinando escalas, as escalas determinam quais notas você pode tocar sem sair do campo harmônico, ao decorar quais são essas notas você se sentirá na liberdade de poder improvisar dentro do campo harmônico.
  • O uso das duas mãos, com os seus dez dedos e ainda os dois pés para controlar os pedais pode parecer confuso, e é, no começo.. Assim como os bateristas, com o treino você vai desenvolver maior coordenação motora e independência na ação dos dedos.
  • Se você se sentir estressado por não conseguir tocar algo mais complexo, treine um reagge music, ajuda a acalmar os nervos.

Escrever comentário sobre Como tocar piano

2 comentários
A sua avaliação:
Thiago
Imagino eu que tocar piano seja bem mais complexo que o teclado em si !
Mas nada que com esforço e dedicação não consigamos alcançar !!
Thales
Infelizmente o conteúdo não corresponde ao título, o que favorece motores de busca colocarem teu site nas primeiras páginas, no entanto, trata-se apenas de conselhos e diretrizes, de forma alguma aprende-se a tocar piano com a pseudo dica em teu site, o que é uma pena. Conteúdo extremamente vago, ralo, raso, compreende? Espero pode consultar melhores materiais em teu site. Abraço!
Nicolas Santos
Thales obrigado pelo comentário, pode ter certeza que levarei em conta nos próximos títulos à medida do possível. São sim apenas medidas e diretrizes, mas você entende que, num site generalista e num texto curto não podemos aprofundar tanto sobre o assunto? No começo do título eu já especifiquei e se trata de um texto para aqueles que pretendem começar os seus estudos e ainda não entendem muito sobre música, e se você realmente pretende aprender, sugiro que faça isso com um professor, uma escola, e não pela internet, onde você não encontrará muito conteúdo focado nesse assunto.

Como tocar piano
Imagem: beckerspianoturing.com
Imagem: guitarradecoimbra.blogspot.com
Imagem: fotosearch.com.br
1 de 3
Como tocar piano

Voltar ao topo da página