Dicas para tirar fotos no Natal

Dicas para tirar fotos no Natal
Imagem: shutterstock.com

Os dias mais esperados do ano estão se aproximando, o Natal é um momento onde as famílias e amigos compartilham bons momentos juntos. Além disso, este é um momento em que as casas e ruas ganham luz e cor com enfeites de Natal, tornando-se no ambiente perfeito para fotografar. Mas não é só pegar na câmera e apertar o botão. Se você quer caprichar nas fotos de fim de ano, fique atento a este artigo de umComo em que damos dicas para tirar fotos no Natal.

Esteja preparado no momento certo

Por vezes as melhores fotos são aquelas que são tiradas sem que a pessoa se aperceba, pois conseguimos capturar a verdadeira essência do momento. Na noite de Natal existem alguns momentos que convém estar preparado para apertar o botão da câmera, pois acredite que conseguirá boas fotos. Na hora de abrir os presentes, por exemplo, é um bom momento para capturar a reação da pessoa. Além disso, durante o jantar pode tirar algumas fotos aos seus familiares falando uns com os outros e se rindo, sem que eles deem conta.

Claro que, também fica sempre bem no álbum aquelas fotos do tipo retrato de família. Por isso, junte toda a família e tire boas fotos para mais tarde recordar. Reúna a família junto da árvore de Natal e usem todos gorros de papai noel, vai ver como dá uma boa foto.

Imagem: soclday.com

Iluminação

As luzes coloridas do Natal são ideais para você tirar fotos, pode ser à decoração da casa ou aos enfeites com luzes na rua. Para isso, deverá começar por colocar a sua câmera no modo noturno, para que a câmera capte a maior quantidade de luz do ambiente. Caso você tenha uma câmera compacta, pode optar por deixá-la no modo manual e controlar você mesmo a abertura e a velocidade de disparo. Neste tipo de câmeras você também consegue tirar fotos bem legais às luzes, deixando os detalhes com luzes no fundo usando a opção macro.

Para conseguir melhores fotos, use o flash o menos que conseguir para evitar aquele clarão na foto. Pode ser difícil, mas experimente tirar sem flash sem recorrer de imediato a ele.

Imagem: digital-photography-school.com

Apoio ou tripé

Para conseguir tirar boas fotos de noite, sem utilizar o flash, você precisa que o obturador fique mais tempo aberto para que entre o máximo de luz possível. Durante esse tempo é normal que você se mexa, nem que seja ao apertar o botão de tirar a foto e, a foto acabe por ficar tremida. A solução para este problema é usar um tripé para evitar que as fotos fiquem tremidas. Na falta de um tripé você pode apenas pousar a câmera em algum lugar que esteja ao seu alcance.

Imagem: digital-photography-school.com

Tire fotos a detalhes

Não tire fotos apenas à família, aproveite a magia do Natal para tirar fotos a outros detalhes como pequenos elementos de decoração, ao cachorro, à decoração ou comida na mesa, aos presentes embaixo da árvore de Natal, as bolas natalinas, aproveite todos estes pormenores para tirar lindas fotos de Natal.

Imagem: boredbug.com

A hora certa

As fotos de fim de ano tiradas na rua são tiradas, por norma, à noite. Só que isso pode ser um problema, pois o céu fica muito escuro e pode ser que depois falte um brilho à foto. Por isso, a hora ideal para tirar fotos de Natal à noite é esperar cerca de meia hora depois que o sol se pôr para ainda ter um pouco de iluminação natural.

Outras recomendações

E para o ajudar a tirar as melhores fotos de fim de ano de sempre, aproveite e confira também estas dicas que com certeza lhe serão úteis: Como funciona a abertura do diafragma

Imagem: baamartinez.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para tirar fotos no Natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.