Escala de Mohs, o que é?

Escala de Mohs, o que é?

Os minerais eram tradicionalmente classificados por suas características químicas até que certo dia um tal senhor Mohs, há mais de 150 anos, decidiu fazê-lo através das suas particularidades físicas, mais especificamente pela sua dureza. Alguma vez se perguntou se um diamante pode ser riscado? E qual imagina que é o mineral mais macio? Sabia que existe uma escala que mede a dureza das pedras preciosas? Para tudo isto há uma resposta e pode vê-la neste artigo do umCOMO. Continue lendo e descobrirá em que consiste a escala de Mohs, uma das melhores maneiras de poder estudar os minerais.

O que é a escala de Mohs?

Para falar da escala de Mohs primeiro temos que nos referir a Friedrich Mohs, um senhor nascido no que hoje conhecemos como Alemanha, no ano 1773. Mohs foi geólogo, viveu até 1839 e dedicou boa parte de sua trajetória ao estudo da química, da matemática e da física. Como já deve estar supondo, a ele devemos a criação da escala de Mohs, utilizada para medir a dureza dos minerais. É uma relação de dez materiais que o geólogo ordenou em função de sua dureza.

Estritamente, a escala de Mohs realiza a graduação de 1 a 10, do diamante ao talco, e isso nos serve para classificar e medir a dificuldade que o mineral oferece a ser riscado ou outro tipo de alteração, que não devemos confundir com rompimento. Estas alterações podem ser o risco, o corte, a abrasão, entre outras formas de afetar o estado natural de um mineral.

Ainda que tenham estabelecido outros métodos para medir o grau de dureza de diferentes minerais, a escala de Mohs tem plena vigência. Isto se deve à simplicidade da escala criada pelo geólogo alemão; trata-se de uma medida fiável, através meios muito simples.

A escala de Mohs, então, é útil para definir a resistência de um mineral a ser riscado.

Como se calcula a dureza de um mineral?

O valor relativo de um mineral calcula-se comparando-o com outro, cuja dureza é conhecida. Isto é o que fez Mohs de uma maneira simples que se continua aplicando até o dia de hoje, seguindo determinadas regras. Vejamos alguns exemplos: um mineral tem dureza maior que 7 se risca o quartzo, um mineral tem dureza inferior a 5 se é riscado por uma navalha ou por um vidro de janela, outro mineral tem dureza maior que 6 se risca o vidro.

Retomando a ideia inicial, recordemos que a dureza de um mineral se define como a resistência ao ser riscado e isso é o que estabelece a escala de Mohs.

Qual é o mineral mais duro e qual o mais macio?

Do mais duro ao mais macio, assim indica a escala de Mohs:

  • No primeiro lugar, por sua dureza implacável, encontra-se o diamante. No umCOMO ajudamos você a identificar um diamante em bruto.
  • Em seguida o rubi
  • No terceiro posto temos ao topázio
  • O quarto lugar ocupa o quartzo
  • O quinto a feldspato, que é o nome comum de diversos minerais de cor branca, amarelada ou avermelhada.

Aqui vão os cinco restantes: apatita, fluorita, calcita, gesso e, por último, o talco. Sim, assim é, o talco é o mais macio dos minerais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Escala de Mohs, o que é?, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.