
Entre os melhores filmes de assassinos em série que você não pode perder estão Estrangulador de Boston, Longlegs, A Casa de Jack, Psicose, Morte ao Vivo, Sete Pecados Mortais e outros. No umCOMO, preparamos uma lista dos filmes mais aterrorizantes desse gênero, incluindo um filme chocante baseado em eventos reais. Prepare-se para viver momentos de extrema tensão e entrar nas mentes mais perturbadoras do cinema.
O estrangulador de Boston (2023)
O que é realmente aterrorizante nesse filme é que ele é baseado em fatos reais e conta a história de um homem que confessou 13 assassinatos. O roteiro foi escrito por Matt Ruskin, que também dirige o filme, e produzido por Ridley Scott. Nesse filme, a história é contada sob a perspectiva da jornalista Loretta McLaughin, que é repórter de um jornal e é a primeira mulher que, apesar de todas as dificuldades impostas pelo momento à sua condição de mulher, conduz uma investigação minuciosa e consegue estabelecer uma ligação entre os assassinatos.
A perspectiva do filme se esforça para mostrar todos os lugares por onde a jornalista passa, suas visitas à prisão, às casas das vítimas e como sua investigação avança, quase obsessivamente, à medida que o número de vítimas aumenta. Tudo isso acaba afetando sua vida pessoal e familiar, mas ela está determinada a descobrir a verdade.
Longlegs (2024)
O roteiro desse filme, assim como a direção, foram executados por Oz Perkins, filho de Anthony Perkins - o personagem central do sucesso Psicose -, portanto, ele sabe muito bem como cativar o público e prendê-lo até o fim. A produção conta com Nicolas Cage, que também tem um papel de protagonista no filme ao lado de Maika Monroe.
O filme se passa na década de 1990, no Oregon, quando Bill Clinton era presidente. Na época, uma agente inexperiente segue o rastro de um serial killer que consegue convencer alguns pais a matar toda a família e depois acabar com suas vidas.
No filme, notas enigmáticas são deixadas nas cenas e assinadas por Longlegs, um sujeito misterioso que acaba enviando à agente uma nota de congratulações, já que a conhece desde criança. Esse filme foi um sucesso definitivo graças à ambientação assustadora em trechos isolados e com neve, com tomadas que são enervantes. Há também uma cena nessa produção em que aparece a filha de Oz Perkins.

A casa de Jack (2018)
Jack é um engenheiro que gosta de arquitetura e acredita que seus assassinatos são expressões de arte, por isso mantém os cadáveres em uma câmara fria, enquanto constrói a casa com a qual sonhou. Esse filme retrata um assassino em série que exibe qualidades que poderiam muito bem ser atribuídas ao diretor do filme, Lars von Trier, como ser culto, inteligente, arrogante, conhecedor de arte e com humor negro.
Na verdade, o filme poderia ser considerado uma zombaria dos espectadores ao mesmo tempo em que os entretém, considerando que o cineasta foi banido de Cannes depois de confessar que conseguia entender o modus operandi de Adolf Hitler e, nessa parte, dois personagens conversam sobre o principal arquiteto do nazismo.
Psicose (1960)
Esse filme, dirigido por Alfred Hitchcock, baseado no enredo do romance de Robert Bloch, com roteiro de Joseph Stefano e uma música imbatível de Bernard Herrmann, talvez seja uma referência para quem quer analisar ou se inspirar em assassinatos.
Conta a história de uma jovem que rouba 40 mil dólares de seu emprego e foge pela estrada, forçada pelo clima a descansar em um hotel muito triste, mas com a atenção de um jovem chamado Norman Bates, encantador, interpretado magistralmente por Anthony Perkins.
A garota é assassinada e uma das cenas mais icônicas de toda a história do cinema pertence a esse filme e se passa em um chuveiro. Com um formato em preto e branco, a música de Herrmann e a tensão que a narrativa mantém, fazem desse filme um dos melhores de todos os tempos.

Morte ao Vivo (1996)
Conta a história de uma estudante de cinema que quer escrever uma tese sobre violência audiovisual, mas percebe que alguns assassinatos reais ocorreram em sua faculdade. Esse filme foi o grande começo de Alejandro Amenábar, que lançou essa produção quando tinha apenas 23 anos e ainda não havia terminado sua carreira.
Sete Pecados Mortais (1996)
Os dois personagens principais, Morgan Freeman e Brad Pitt, são detetives que trabalham para capturar um assassino em série que une todos os seus crimes usando o fio condutor dos 7 pecados capitais. Esse filme foi um dos melhores filmes da década de 1990, dirigido por David Fincher, que acabou demonstrando toda a sua maestria cinematográfica.

O silêncio dos inocentes (1991)
Jodie Foster interpreta uma agente do FBI que está no rastro de um assassino chamado Buffalo Bill, mas, para chegar até ele, ela interroga um canibal e psicopata preso, o temível e intrigante Dr. Hannibal Lecter. Esse filme, baseado no romance de Thomas Harris, foi a melhor adaptação já feita, especialmente com a magnífica atuação de Anthony Hopkins.
O nome da Rosa (1986)
Ambientado em uma abadia do século XIV na Itália, Sean Connery interpreta Frei William de Baskerville, que investiga assassinatos ocorridos entre os monges. O filme é uma adaptação do livro homônimo de Umberto Eco.

Jogos Mortais (2004)
Jigsaw brinca com a mente de suas vítimas, pois depois de trancá-las em quartos, ele as amarra e as leva a situações extremas para que elas decidam atirar umas nas outras ou se automutilar. A verdade é que a saga é composta por 9 filmes, um mais sangrento e horripilante que o outro.
American Psycho (2000)
Conta a história de Patrick Bateman, que é um banqueiro bem-sucedido de Wall Street, mas à noite ele tem outro lado, o de um assassino em série de coração frio. Esse filme é violento e tem muitas cenas que podem ser consideradas distorcidas, com o objetivo de mostrar como é a classe alta de Manhattan.
Agora que você conhece alguns dos melhores filmes de serial killers, não perca Os melhores filmes de terror de todos os tempos e Melhores livros de terror.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Filmes de assassinos em série: guia que você não pode perder, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.