Filmes de gângsters: melhores antigos e modernos

Filmes de gângsters: melhores antigos e modernos

Entre os melhores filmes de gângster estão O Poderoso Chefão (The godfather), que é o mais clássico, O guarda (The Guard), Eleição (Hak seh wui), John Wick, Estritamente Criminoso (Black Mass) e outros. No umCOMO revisaremos os filmes de gângsters: melhores antigos e modernos, nesta lista que considera os filmes mais destacados do gênero.

O Poderoso Chefão (1972)

Este filme fez um marco na história do cinema. Dirigido por Francis Ford Coppola e com elenco estelar formado por Marlon Brando, Al Pacino, Robert Duvall, Diane Keaton e outros, o sucesso era esperado. O filme é baseado no romance escrito por Mario Puzo, que também trabalhou como roteirista do filme, junto com Coppola.

Este filme conta a história de vida da poderosa família Corleone, que ocupava uma posição importante na sociedade norte-americana da época, graças às ambições de Don Corleone, magistralmente interpretado por Marlon Brando.

Don Corleone e sua família se estabeleceram em Nova York e nesse centro seu poder vai aumentando, chegando a influenciar a esfera política. O mundo está cheio de corrupção e Don Corleone tem a oportunidade perfeita para manter viva a velha ordem da máfia italiana.

Porém, ele enfrenta alguns desafios porque nem todos os membros de sua família, das últimas gerações, estão dispostos a seguir seus métodos tradicionais, por isso o poderoso chefão luta para prevalecer. Este filme não deixa ninguém entediado. No início foi um sucesso de bilheteria nos Estados Unidos e hoje se tornou um clássico obrigatório para os amantes do gênero cinematográfico.

Por outro lado, a música de Nino Rota é trilha sonoro dos melhores momentos do filme para conseguir comover o público de uma certa forma ou forçá-lo a reagir, já que é impossível ficar indiferente ao que acontece. Por fim, a direção de Dean Tayoularis acrescenta o toque artístico perfeito.

O guarda (2011)

O guarda, ou The Guard, como foi chamado em inglês, é um filme norte-americano em que assume o protagonismo um policial irlandês, interpretado por Brendan Gleeson, que deve trabalhar com um agente do FBI, interpretado por Don Cheadle, para enfrentar um grupo que trafica drogas e ameaça a tranquilidade do condado de Galway.

Eleição (2005)

O filme, inspirado no submundo de Hong Kong, chamava-se originalmente Hak seh wui, e com este nome refere-se à escolha que o líder da tríade mais antiga do país, a sociedade Wo Shing, deve fazer. De um lado, está Lok, que é um candidato ideal, mas Big D, que é o rival, não quer perder, por isso é capaz de recorrer a diversos truques que vão do suborno ao assassinato de qualquer eleitor.

O filme foi pensado por Johnny To, um cineasta de Hong Kong, amplamente reconhecido por sua genialidade, embora alguns o conheçam apenas pelas Breaking News. Outro detalhe interessante do filme, e que o torna mais emocionante, é que não há planos, já que a violência se concentra nos movimentos engenhosos dos candidatos. Este filme ganhou o prêmio de melhor diretor no Festival de Sitges pelo segundo ano, já no primeiro ano o diretor também ganhou o prêmio, mas pelas Breaking News.

Jogo sujo (2002)

O nome original é Wu jian dao e é um thriller também dirigido em Hong Kong, que conta como um policial se infiltrou nas tríades chinesas há cerca de 10 anos, com o objetivo de desmantelá-las. Porém, ele então descobre um fato surpreendente: no departamento de polícia também há um gangster infiltrado que serve às tríades.

John Wick (2014)

O filme foi rodado na China, Canadá e Estados Unidos, sob a direção magistral de Chad Stahelski, com a incrível atuação de Keanu Reeves. A história é sobre o fato de o filho de um gangster russo tentar roubar, junto com outros criminosos, objetos da casa de John Wick, que era um brutal assassino da máfia. O detalhe é que, além de levarem seu veículo 69, eles assassinam Daysi, cachorrinho que sua esposa lhe deu antes de morrer. Wick considera isso algo imperdoável, então decide usar suas habilidades para se vingar e a situação fica muito complicada, já que sair da máfia não é nada fácil.

Estritamente criminal (2015)

Este filme (Black Mass em inglês) é americano e foi dirigido por Scott Cooper e estrelado por Johnny Depp. Este filme leva a história até 1970, década em que há forte presença da máfia italiana nos Estados Unidos, então um agente do FBI convence um gangster irlandês a colaborar com as forças do país e destruir a máfia, que é um inimigo em comum.

Mas, esta sociedade fica fora de controle e o gangster irlandês consolida o seu poder, ao mesmo tempo que foge à lei e se torna um ser implacável e altamente perigoso. Este filme surpreende, mesmo quando se pensa que não há nada de novo neste gênero.

Sobreviver à Noite (2016)

Este filme foi dirigido por Ben Affleck e estrelado por ele mesmo ao lado de Zoe Saldaña, Sienna Miller e Elle Fanning. Neste filme você pode ver um gangster que não é como os outros, mas que tem um senso de justiça que o guia, além de ser gentil.

Mas isso faz dele uma pessoa vulnerável, tanto no amor quanto nos negócios. Portanto, ele decide consertar seus erros e seguir um caminho perigoso que vai contra seus princípios. O filme é adaptado do romance de Dennis Lehane e se passa durante a era da Lei Seca.

A Mula (2018)

The Mule foi lançado na Espanha em 2019, foi filmado nos Estados Unidos e foi dirigido por Clint Eastwood, que participa do filme interpretando um homem de 80 anos chamado Earl Stone, que está falido e mora sozinho, enfrentando uma hipoteca. Ele é o personagem ideal para aceitar o emprego de motorista, é a única coisa que ele tem que fazer, mas ele não percebe que, assim que aceita, se torna um entregador de drogas.

Colateral (2004)

Este filme é de 2004 e foi dirigido por Michael Mann e estrelado por Tom Cruise, Jamie Foxx e Jada Pinkett Smith. Neste filme, as vidas dos personagens se cruzam aleatoriamente até que a história dá uma guinada e acaba virando um thriller, com um roteiro de primeira, em que os personagens são bem delineados. O enredo é emocionante e talvez um pouco excêntrico. Um taxista acaba fazendo viagens que não são procedimentos simples e acaba sendo refém de um assassino, por isso precisa encontrar uma maneira de sobreviver.

Heróis Esquecidos (1939)

The roaring twenties é o título original em inglês deste filme antigo, que embora já tenha muitos anos, ainda é muito emocionante. Este filme americano foi dirigido por Raoul Walsh e estrelado por James Cagney, Priscilla Lane e Humphrey Bogart. Narra a violência daqueles anos, onde a aventura não está excluída. Neste filme, vários elementos dos Estados Unidos se combinam, como a depressão, o jazz que explode em cena, o desemprego, o contrabando de álcool e a Lei Seca, tornando mais interessante a vida do gangster interpretado por Cagney.

Estes são alguns dos filmes de gângsters: melhores antigos e modernos. Foram sucessos de bilheteria e até hoje permanecem na lista dos filmes mais notáveis ​​do gênero. Todos são cheios de emoção e tramas que se entrelaçam e enchem o espectador de suspense. Agora que você conhece esses filmes de gangster e máfia, te convidamos a descobrir Os melhores filmes de aventura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Filmes de gângsters: melhores antigos e modernos, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.