Ideias para fanfics

Ideias para fanfics

Se você já quis começar a escrever uma fanfic, provavelmente já deve ter pensado sobre os temas ao redor dos quais a história pode se desenvolver. Afinal, escolher o ambiente em que a narrativa vai se passar, quem serão os personagens e como eles serão descritos é uma das partes mais divertidas do processo de escrita. E para deixar esse exercício ainda mais legal, ter um tema claro sobre o qual escrever é essencial.

Muita gente já tem ideias em mente antes de começar a escrever, mas para outras pessoas pode ser necessário buscar inspiração para os enredos. Foi pensando nisso que nós do umCOMO preparamos este conteúdo recheado de ideias para fanfics. Vamos sugerir temas para fanfics de romance, aventura, terror, ação e tantos outros gêneros literários populares. Navegue entre as opções e descubra uma que você mais gosta para colocar a mão na massa e começar a escrever histórias envolventes. É só continuar lendo!

O que é fanfic?

Bom, antes de listarmos algumas ideias de fanfic para fazer sucesso na internet, é interessante dar um passo atrás e explicar o seguinte: afinal, o que é fanfic? Se você está interessado(a) em escrever uma história como essa, é provável que já saiba do que se trata e que já tenha inclusive lido algumas narrativas desse tipo. Mas ainda assim, é importante deixar claro quais são as principais características desse tipo de texto.

A fanfic - termo encurtado para "fanfiction" ou "ficção de fã", em tradução livre para o português - é um tipo de história baseado em produções já existentes de outros autores, como livros, séries e filmes. Em geral, são textos escritos por fãs que acham que a história de um determinado universo ficcional pode ser expandida. Então, ela utiliza os personagens já existentes na produção original para contar novas histórias, inéditas, originais e escritas de forma amadora.

Nos últimos anos, também tem se tornado comum a criação de fanfics que não se baseiam em produções anteriores, mas sim que têm como foco personalidades famosas da mídia e celebridades, como cantores, grupos musicais e atores. Em geral, são histórias de romance escritas por fãs que criam personagens inspirados em pessoas reais para compor a narrativa.

Origens da fanfic

Apesar de ter se tornado popular com a expansão da internet pelo mundo, a fanfic não é um fenômeno que começou neste século. Na verdade, a primeira manifestação desse tipo de produção como a conhecemos hoje aconteceu na década de 1960, quando fãs da saga Star Trek passaram a publicar as chamadas "fanzines", revistas com histórias baseadas no universo da série de ficção científica. As publicações eram distribuídas entre os fãs e fizeram enorme sucesso na época.

Fanfics que viraram livros

A relevância das fanfics na internet tem se tornado tão grande que alguns dos livros best-sellers da última década são originalmente fanfics. É o caso de "Cinquenta Tons de Cinza", de E. L. James, que começou como uma fanfic da Saga Crepúsculo. Outro exemplo de livro que faz enorme sucesso entre o público jovem-adulto é o título "After", de Anna Todd, baseado no cantor Harry Styles, então membro da boyband britânica One Direction.

Tipos de fanfics

Você sabia que as fanfics podem ser divididas em gêneros? Pois é! Esse tipo de produção se tornou tão popular que já pode ser categorizada em gêneros diferentes, que contam com características próprias. A seguir, te contamos alguns dos tipos de fanfics mais comuns:

  • Universo alternativo: é o tipo de fanfic em que os personagens são inseridos em um universo diferente daquele do qual fazem parte originalmente.
  • Canon: segue o mesmo enredo da história original, incluindo personagens e locações.
  • What If: engloba narrativas em que o autor da fanfic propõe um final alternativo e/ou um rumo diferente para a história original.
  • Angst: trama dramática focada nos sofrimentos de um personagem específico.
  • Crossover: são as fanfics que misturam mais de um universo ficcional, com personagens, locações e enredos de todas as obras.

Você também pode se interessar por: Como saber se tenho talento para escrever

Ideias para fanfics

Agora que você já entendeu mais sobre o que é fanfic, como ela se tornou popular e quais são alguns dos gêneros nas quais esse tipo de publicação se divide, é hora de começar a pensar em ideias para fanfics. Nossa principal dica para te ajudar a escolher um tema é ler bastante: outras histórias de autores amadores poderão te inspirar a definir o tema central da sua narrativa, além de te ajudar com o processo de escrita em si.

A seguir, listamos algumas das temas para fanfics mais populares entre os leitores para te ajudar:

  • Viagem no tempo: uma das ideias de fanfic mais comuns e adoradas na internet, consiste em criar um universo no qual os personagens são capazes de viajar para o passado e/ou o futuro e mudar os acontecimentos.
  • Colegas de trabalho: colocar os personagens em um contexto empresarial, em que eles são colegas de equipe ou chefe e subordinado.
  • Ensino Médio: palco para milhões de filmes adolescentes, a época do Ensino Médio pode servir como a locação na qual os personagens serão inseridos.
  • Enemies to Lovers: o bom e velho "inimigos que se tornam amantes", está entre as ideias de fanfic de romance mais comuns.
  • Vida secreta: consiste em criar uma narrativa na qual um ou mais personagens têm uma vida secreta que está tentando esconder.
  • Sobrenatural: criar uma trama que contenha elementos sobrenaturais, como lobisomens, vampiros, espíritos, demônios, entre outros.
  • Romance histórico: enredo que é passado em um determinado contexto histórico, no qual os acontecimentos da época são pano de fundo para a história.
  • Lendas e/ou mitologias: usar elementos da mitologia de algum país para criar uma narrativa com os personagens dos seus livros, séries ou filmes preferidos.
  • Opostos se atraem: outro clássico do romance, consiste em escrever uma história de amor entre personagens que têm características opostas e conflitantes.
  • Distopia: colocar os personagens de um determinado universo ficcional no contexto de um futuro distópico.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis. Agora é decidir o tema para a sua fanfic e começar a escrever! Se gostou do nosso texto sobre ideias de fanfic, confira também: Como erever um conto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ideias para fanfics, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Bibliografia
  • DEVIANT ART. A begginers guide to writing fanfiction. Disponível em: <https://www.deviantart.com/animedemon001/art/A-Beginners-guide-to-writing-fanfiction-454700419> Acesso em: 28 de junho de 2022
  • WIKI HOW. How to write fanfiction. Disponível em: <https://www.wikihow.com/Write-a-Fanfiction> Acesso em: 28 de junho de 2022
  • WATTPAD. How to write fanfiction. Disponível em: <https://www.wattpad.com/story/30767512-how-to-write-fanfiction> Acesso em: 28 de junho de 2022
  • AUTHORITY PUB. 25 of the best fanfiction writing prompts. Disponível em: <https://authority.pub/fanfiction-writing-prompts/> Acesso em: 28 de junho de 2022