Modernismo - O que é e como surgiu

Modernismo - O que é e como surgiu
Imagem: artefontedeconhecimento.blogspot.pt

O Modernismo foi um dos movimentos artísticos que surgiram no decorrer da história da arte. Teve seu início no século XX e tinha como objetivo o rompimento do tradicionalismo (no Brasil, rompimento com o parnasianismo e simbolismo, o mesmo para a arte acadêmica), mas não de forma tão radical como no Dadaísmo ou Surrealismo, embora essas duas vertentes tenham influenciado o surgimento do Modernismo.

O Modernismo abrangia tanto a literatura como as artes plásticas. Por mais que os artistas literários modernos estivessem em maior peso, em questões de quantidade, o movimento se destacava nas artes plásticas. Neste artigo, umComo fala um pouco sobre Modernismo, o que é e como surgiu.

Como surgiu o Modernismo no Brasil

No Brasil o movimento Modernista possui um marco muito conhecido que é a Semana da Arte Moderna, que aconteceu em 1922, cidade de São Paulo. A comemoração se deu por dois motivos, o primeiro era pelo Centenário da Independência e o segundo foi por que o movimento modernista, isto inclui, os artistas modernistas, já esperavam à muito uma forma de mostrar a sua arte, que já existia há um tempo antes do evento. As primeiras precipitações modernistas no Brasil datam 1913 com obras do pintor Lasar Segall e também Anita Malfatti, que em 1917, recém-chegada da Europa - mais especificamente da Itália e França, onde se reuniu com um dos progenitores do movimento Futurista -, causou grande alarde com a exposição dos seus quadros.

O período entre 1902-1922 é o que chamamos de Pré-Modernismo, ele já existia mas ainda não era "mainstream". Neste período destacam-se os nomes Lima Barreto, Augusto dos Anjos, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha; no pré-Modernismo ainda se nota grande influência de movimentos como o Realismo, Parnasianismo e Simbolismo.

Semana da Arte Moderna

Depois de 1922, com a Semana da Arte Moderna, pode-se dizer que o movimento começa a se solidificar e ganhar conhecimento. Logo após isso, temos o que é chamado de Primeira Fase do Modernismo, é provável que em seus livros de história você a encontre pela alcunha de Fase Heroica, e vai de 1922 a 1930.

Imagem: prezi.com

Primeira Fase do Modernismo: Modernismo Heroico

A Fase Heroica teve grande influência na literatura, transformando a forma usual de se escrever. As mudanças mais notáveis são: Liberdade na forma (verso livre, abandono de formas fixas como o soneto ou fala coloquial); Falta de pontuação; Valorização do cotidiano. Neste período também se formaram alguns grupos modernistas como o Grupo Modernista-Regionalista de Recife, Verde-Amarelo, Grupo de Porto Alegre, Pau-Brasil e Antropófago - é, o Modernismo era um movimento bem nacionalista e sem criatividade para nomes. Nota-se, nesta fase, a influência de alguns movimentos vanguardistas europeias - o que explica um pouco o nacionalismo - como o Cubismo, Futurismo e Surrealismo.

Segunda Fase do Modernismo: Modernismo de Consolidação

Na década de na década de 1930 até 1945 temos o que ficou conhecido como sendo a Segunda Fase do Modernismo ou, Fase de Consolidação. Esta, foi caracterizada pela dominância da prosa de ficção. A partir deste período é que os ideais de 1922 foram finalmente consolidados, com a sua consolidação eu incluo as temáticas nacionalistas. Também notamos um amadurecimento dos autores da primeira fase que não tinham se extinguido, e continuavam produzindo suas obras, há também o surgimento de novos poetas como Carlos Drummond Andrade.

Terceira Fase do Modernismo: Tendências Contemporâneas

Também temos um período que vai de 1945 a 1960 que chamamos de Terceira Fase do Modernismo, esta porém, não se trata de uma bem definida e sim de uma fase de transição entre o Modernismo e o Pós-Modernismo, que dura até os dias de hoje e em si não significa praticamente nada, não possui ideais, é oca, trata-se apenas de tendências contemporâneas.

No entanto, na ressaca dos pequenos golpes às formas modais das artes plásticas e literárias, a Terceira Fase do Modernismo, que continuava praticamente com os mesmos artistas das fases anteriores, cria-se um grupo denominado "geração 45" que buscava criar uma poesia mais moderada, equilibrada e que resgatava formas parnasianistas. Por este motivo eram considerados como neoparnasianos.

Veja também, em nossos artigos sobre movimentos artísticos:

  • Impressionismo, o que é e como surgiu
  • Dadaísmo - O que é e como surgiu
  • Romantismo - O que é e como surgiu
  • Expressionismo - O que é e como surgiu

Se pretende ler mais artigos parecidos a Modernismo - O que é e como surgiu, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.