Nomes de passos de Ballet

Nomes de passos de Ballet
Imagem: myloveisballet.tumblr.com

O Ballet é um tipo de dança originária de Itália, que mais tarde se desenvolveu em França, Inglaterra e Rússia. O Ballet é uma dança que exige bastante habilidade física e sobretudo técnica, por isso é necessária muita prática. Esta dança tem vocabulário próprio, cada movimento ou exercício tem um nome específico. Independentemente do nível técnico em que se encontrar, os movimentos são feitos pela mesma ordem, o que irá mudar é o nível de dificuldade e as sequências de cada um deles. Se está se iniciando nesta dança ou se pretende se iniciar, em umComo.com.br mostramos-lhe alguns nomes de passos de Ballet.

Passos a seguir:
1

Plié. O plié é um dos movimentos mais importantes do ballet feito na barra. Consiste numa flexão do joelho ou joelhos, que serve para tornar os músculos mais flexíveis e maleáveis e os tendões mais elásticos. Existe o demi plié e o grand plié, que consiste numa flexão menos ou mais acentuada, respetivamente. Diz-se que se conhece uma bailarina ao ver o seu plié.

Imagem: oocities.org
2

Tendu. Neste movimento uma das pernas fica esticada ao lado, à frente ou atrás do corpo. Afasta-se a perna na direção pretendida, arrastando também o respetivo pé. Levanta-se primeiro o calcanhar e, de seguida a planta do pé, mantendo a ponta do pé apoiada no chão.

Imagem: shuriulo.com
3

Jeté. O nome deste passo significa atirado, lançado. No jeté o bailarino atira a perna com energia, sempre esticada. É como se fosse o tendu, mas com mais energia e com os pés fora do chão. Existem vários tipos de saltos, grandes (grand jetés) ou pequenos.

Imagem: balletwest.org
4

Rond de jambe. Que traduzido significa rodar a perna, que pode ser feito à terre ou en l'air, no chão ou no ar. Se for feita no chão, a perna tem de desenhar no chão um semi-círculo ou a letra D. Pode ser feito de trás para frente ou ao contrário. Se for feito no ar, a perna sai para for e faz um círculo, em que a coxa aparentemente não se mexe.

Imagem: dicasdedanca.com.br
5

Fondu. O fondu é uma flexão da perna de base, enquanto a outra recolhe ao mesmo tempo. É como se fosse um pilé mas em uma perna.

Imagem: kunstkade.nl
6

Frappé. Este movimento é como se fosse uma batida ou golpe. No frappé o pé repousa levemente sobre o tornozelo do pé de apoio, para de seguida esticar a perna e dar um golpe. Pode ser feito para a frente, para trás ou para o lado.

Imagem: picstopin.com
7

Grand Battement. É um movimento da perna e do pé sob a forma de batida. Com o tronco e as pernas esticadas, afasta-se a perna de trabalho da perna de base, com um movimento vigoroso, para a frente e para o alto. Pode ser feito em qualquer direção.

Imagem: mariadoval.wordpress.com
8

Adagio. Este nome é atribuído aos passos em que se utilize a sustentação das pernas no ar. São normalmente movimentos suaves e lentos.

Imagem: tviballetschool.org
9

En dehors. Este é um dos passos essenciais no ballet, que significa para fora, manter os calcanhares virados para fora. O movimento da perna é feito em direção circular da frente para trás.

Imagem: dicasdeballet.tumblr.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nomes de passos de Ballet, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.