Nomes de pedras preciosas e seus significados

Nomes de pedras preciosas e seus significados

Se você alguma vez teve que pedir alguém em casamento, fazer uma surpresa especial ou simplesmente é fascinado pelas maravilhas que a natureza nos dá na forma de pedras preciosas, certamente sente curiosidade de conhecer os nomes de pedras preciosas de A a Z e significados. Elas não apenas são uma das expressões máximas da beleza para os sentidos como também nos transmitem ideias e sentimentos que são associados a elas desde tempos imemoriais.

Neste artigo do umCOMO você vai conhecer os nomes de pedras preciosas e seus significados. Também deixamos uma lista dos nomes das pedras semipreciosas e fotos de pedras preciosas.

O que é uma pedra preciosa

As pedras preciosas, ou gemas, são minerais que se formam na natureza e nos presenteiam com uma exímia beleza quando esculpidos por especialistas. Os usos mais frequentes dessas maravilhas estão nas joalherias, assim como na produção de objetos artísticos.

Existem muitas pedras preciosas que se formam em todo o nosso planeta. Mas, indubitavelmente, as quatro variedades mais emblemáticas e valorizadas são os diamantes, as esmeraldas, os rubis e as safiras. Vamos ver nas seguintes linhas e em mais detalhes cada uma dos nomes de pedras preciosas e seus significados.

Diamante - significado

O nome diamante significa “invencível” ou “inalterável” e é uma das formas mais estáveis do carbono. Mas além de sua química, é um dos minerais mais preciosos do planeta.

Assim, o diamante é uma joia por excelência. Ao longo do tempo, tem sido sinônimo de riqueza, resistência, exclusividade e refinamento. No entanto, também tem seu papel em cenários menos glamourosos, como o setor da indústria. É comum encontrar o diamante em ferramentas para corte e polimento em fábricas e indústrias em geral. Seu uso é muito eficaz graças à capacidade de conduzir o calor que a bela pedra apresenta.

O marketing ligado à indústria de diamantes os transformou no símbolo do amor e dos casais. Não é por acaso que quando pensamos em anéis de noivado, pensamos no nome dessa pedra preciosa.

Embora os diamantes transparentes e incolores sejam os mais comuns, eles podem ser encontrados em outras cores também, como amarelo, cinza, azul, verde, preto ou rosa.

Nesse outro artigo da umCOMO, te ensinamos Como diferenciar uma zircônia, um brilhante e um diamante.

Significado da Esmeralda, a pedra do bem-estar e da esperança

Se você nasceu em maio ou gosta de verde, essa é a sua gema. De fato, seu nome significa "pedra verde". É uma variação do berilo e sua cor característica é devida aos minerais que o compõem, como o cromo e vanádio. Para saber se uma esmeralda é de qualidade, uma das características importantes é a sua transparência.

Dentre as pedras preciosas raras, a esmeralda está relacionada à boa saúde, ao bem-estar e esperança. Nos tempos antigos, propriedades quase milagrosas eram atribuídas a essa gema na cura de doenças. Também está relacionada ao bem-estar mental e espiritual, como um símbolo de esperança e equilíbrio. Atualmente, a maior produtora de esmeraldas é a Colômbia

Leitura complementar: Como encontrar pedras preciosas na natureza

Pedra rubi, significado e o segredo do sucesso

O ferro e o cromo dão cor a este corindo chamado rubi, cujo nome significa "vermelho" em latim, dentre os nomes de pedras preciosas. Seu valor depende muito da intensidade e uniformidade dessa cor. Rubis são bem duros, representando um 9 na escala de Mohs (logo após o diamante).

Os rubis estão relacionados a questões de sucesso e autoconfiança, coragem, positividade, intuição, poder, vitalidade, etc. É por isso que muitos membros da realeza e guerreiros da antiguidade acreditavam que, se fossem incorporados em suas roupas, ou mesmo em sua pele, os rubis lhes trariam proteção. Nos tempos antigos, na Índia, o rubi era considerado o rei das gemas. Hoje, a Birmânia é a maior fornecedora mundial de pedras preciosas rubis de alta qualidade.

Veja também: Pedras para atrair dinheiro

Pedra safira, a quarta pedra preciosa

Nas pedras preciosas, as safiras são irmãs dos rubis; ambas as pedras são corindos. De fato, a única diferença entre eles é a cor. Enquanto os primeiros são vermelhos, os últimos podem ter mais tonalidades.

As safiras mais comuns são azuis, produto da presença de titânio na gema. E entre elas, a mais bela é a da Caxemira, pelos belos tons dessa cor que apresenta.

A safira simboliza a sinceridade, a fidelidade e a verdade nos relacionamentos, por isso é vista sempre em anéis de noivado em muitas joalherias. Hoje em dia, os maiores produtores de safira estão atualmente na África.

Leitura complementar: Quais as pedras preciosas mais caras

Porque as pedras preciosas são 4

Embora às vezes outros minerais sejam chamados de pedras preciosas, a classificação tradicional e oficial indica que apenas essas quatro pedras podem ser chamadas de preciosas.

Existem 3 fatores que determinam se uma pedra é ou não uma gema ou pedra preciosa:

  • Dureza: medida entre 1 a 10 na escala de Mohs, assim chamada em homenagem a Friedrich Mohs, que a inventou em 1825. Como você já leu antes, o diamante é a única pedra preciosa de dureza 10.
  • Raridade: ou seja, a dificuldade de encontrá-la e extraí-la.
  • Estética: no mundo das pedras preciosas, isso tem a ver com aspectos como sua cor, transparência e brilho.

Leia também: Como vender pedras preciosas

Nomes de pedras semipreciosas

Pedras preciosas e pedras semipreciosas têm valores científicos diferentes mas significados igualmente bonitos e importantes. Muitas pedras semipreciosas, por exemplo, são conhecidas como pedras preciosas brasileiras e é claro que são ótimas ideias de nomes de pedras preciosas para pessoas. Abaixo você confere uma lista de nomes de pedras semipreciosas:

  • Ágata
  • Ametista
  • Âmbar
  • Água-marinha
  • Aventurina
  • Quartzo
  • Topázio
  • Citrino
  • Granada
  • Jade
  • Jaspe
  • Lápis-lazuli
  • Pedra da lua
  • Pedra do sol
  • Ônix
  • Olho de tigre
  • Opala
  • Turquesa

Inspire-se: Pedras para atrair o amor

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nomes de pedras preciosas e seus significados, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.