O que é origami

O que é origami

A cultura japonesa exportou algumas de suas artes e tradições mais notáveis ​​para o mundo. Uma delas é o origami, também conhecido como papiroflexia. É uma forma de se entreter nos momentos de lazer, valorizando o lado mais criativo de uma pessoa. Qualquer indivíduo pode obter grandes benefícios de sua prática, embora seja especialmente recomendado para crianças.

Ainda que possa ser mais complicado do que parece à primeira vista, as novas tecnologias e a Internet são fontes muito válidas para aprender exemplos de origami e fazê-los manualmente. Do que se trata realmente? Quais são suas principais contribuições para o ser humano? Para descobrir o que é origami, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

O que é origami

O origami também é conhecido como papiroflexia e é um conjunto de técnicas pelas quais são feitas figuras de papel. Essas figuras são feitas dobrando o papel, sem o uso de cola e sem nenhum tipo de corte.

Vindo do Japão, o origami se torna uma atividade perfeita para o entretenimento. Contém uma série de benefícios para todas as pessoas, embora sua influência seja ainda maior nas crianças. A coordenação entre olhos e mãos, estímulos criativos e uma melhora na compreensão matemática graças à geometria são as contribuições mais importantes.

O que significa origami

Papel dobrável é o significado literal da palavra origami. Em seus primórdios, foi considerada um passatempo exclusivo para a nobreza e famílias mais ricas devido ao alto custo econômico do papel.

Para desenvolver as habilidades artísticas das crianças, ensiná-las a fazer figuras de papel é um bom método. Essa atividade manual acelera a maturação do cérebro das crianças porque envolve coordenação e requer o uso de ambos os hemisférios cerebrais.

Em suma, o origami supõe um trabalho ativo de nossas habilidades, assim como escrever à mão.

Origem do origami

A origem do origami remonta a centenas de anos atrás, no Japão. Embora seja difícil determinar exatamente quando o origami começou, sabe-se que a prática de dobrar papel existe há muitos séculos. No início, o papel era um material caro e raro, reservado principalmente para uso religioso ou cerimonial. No entanto, com o tempo, o papel tornou-se mais acessível e o origami começou a se desenvolver como uma forma de arte popular.

No século XVII, o origami começou a ser praticado em várias camadas da sociedade japonesa. No entanto, foi durante o período Edo (1603-1868) que o origami realmente floresceu. Nessa época, as primeiras instruções escritas sobre dobradura de papel começaram a aparecer em manuais e livros. O origami também se tornou um passatempo popular entre os samurais, que praticavam a arte para desenvolver habilidades de paciência, precisão e concentração.

Ao longo dos séculos, o origami evoluiu e se diversificou, indo além das formas tradicionais de dobradura de papel para incluir modelos complexos e criativos. No século XX, o origami japonês começou a ser conhecido internacionalmente, graças ao trabalho de mestres como Akira Yoshizawa, considerado um dos grandes expoentes do origami moderno.

Benefícios do origami

O origami tem muitos benefícios para as crianças e também para os mais velhos, como os seguintes:

  • Desenvolvimento de destreza manual, bem como a coordenação entre mãos e olhos. A tentativa de criar figuras perfeitas exige fazer dobras com precisão e cuidado. Também ajuda a melhorar outros fatores, como a atenção.
  • Estimula a imaginação. As crianças têm a possibilidade de fazer os seus próprios desenhos em origami, criando assim novas figuras. Assim, sua capacidade de imaginar e visualizar é aumentada.
  • Melhora a memória porque exige a contagem das dobras feitas, bem como das que devem ser feitas posteriormente.
  • Desenvolvimento de perseverança e paciência. As crianças entendem que são necessárias várias tentativas até acertar as formas. Conseguem aprender com todos os erros, aspecto que será muito útil ao longo da vida.
  • Contribui para a compreensão de conceitos espaciais, como acima, abaixo, atrás e à frente.
  • Desenvolvimento da concentração mental e visual mantendo o foco em fazer uma figura de origami.
  • Ajuda a relaxar as crianças e os mais velhos, pois os faz esquecer situações estressantes ou os medos que sentem em alguns contextos. É um ótimo hobby.
  • A autoestima é reforçada. Cada figura feita corretamente e cada sucesso alcançado é uma motivação, um sucesso para as crianças. Dessa forma, eles vão querer continuar aprendendo e testando.
  • É um grande estímulo e uma atividade útil no tratamento de crianças que sofrem de distúrbios como dislexia, hiperatividade ou TDAH.

Tipos de origami

Existem 5 tipos de origami principais: de ação, modular, pureland, mosaico e dobra úmida.

Origami de ação

É caracterizado pela mobilidade que é realizada para obter a figura de papel. Entre as figuras mais comuns ou sugestivas de se fazer, está o sapo tradicional, capaz de pular com impulso, colocando um pouco de pressão sobre ele.

Origami modular

Este tipo de origami é feito juntando módulos idênticos, obtendo-se finalmente uma peça completa. É considerado um origami de nível avançado, mas também pode ser praticado por um iniciante. Você só precisa de paciência para criar figuras de papel extraordinárias.

Origami pureland

Neste caso, é permitido fazer apenas uma dobra de cada vez nas figuras. As dobras invertidas não podem ser feitas, pois devem ser de localizações diretas. Para praticar este tipo de origami, é aconselhável fazer um urso de papel, pois ajuda a melhorar a técnica com as dobras.

Origami em mosaico

São figuras planas sem lacunas. Eles não permitem que uma figura seja colocada sobre a outra. É semelhante à forma de uma pintura artística peculiar. Para decorar as paredes do seu quarto, você pode praticar este tipo de origami fazendo esculturas de papel.

Origami dobra úmida

Trata-se de umedecer o papel para criar as figuras. No começo custa um pouco, mas com a prática você poderá fazer belas esculturas.

Como fazer origami

Fazer origami pode ser uma atividade divertida e criativa. Aqui está um passo a passo básico para você começar:

  1. Escolha um papel adequado: o papel para origami tradicionalmente é quadrado, fino e dobrável. Você pode usar papel de origami específico, papel de seda, papel de presente fino ou qualquer outro papel que seja fácil de dobrar. Comece com um tamanho de papel entre 15 cm x 15 cm e 20 cm x 20 cm.
  2. Escolha um modelo: existem muitos modelos de origami diferentes, desde animais e flores até formas geométricas e objetos. Comece com modelos simples, como o pássaro de origami ou o barco de origami, antes de avançar para designs mais complexos. Aqui no umCOMO você pode encontrar Como fazer uma abóbora de origami e Como fazer uma flor de cinco pétalas.
  3. Siga as instruções: encontre instruções escritas, diagramas ou tutoriais em vídeo, como o que deixamos logo aqui abaixo, para o modelo de origami que você deseja fazer. As instruções detalhadas irão guiá-lo passo a passo pelas dobras e técnicas necessárias para criar o modelo.
  4. Dobre com cuidado: Ao dobrar o papel, faça movimentos suaves e precisos. Tente alinhar as bordas do papel o mais precisamente possível e pressione as dobras com os dedos ou com uma régua para torná-las nítidas.
  5. Siga a sequência de dobras: Geralmente, as instruções de origami indicam uma sequência específica de dobras a serem feitas. Siga-as cuidadosamente e certifique-se de entender cada etapa antes de prosseguir.
  6. Tenha paciência: O origami requer paciência e prática. Não desanime se suas primeiras tentativas não ficarem perfeitas. À medida que você ganha experiência, suas habilidades de dobradura de papel irão melhorar.
  7. Explore sua criatividade: Depois de dominar os modelos básicos, sinta-se à vontade para experimentar e criar suas próprias dobras e designs. O origami é uma forma de arte flexível que permite a expressão criativa.

Lembre-se de que fazer origami pode ser um processo de aprendizado gradual. Comece com modelos simples e, gradualmente, desafie-se com designs mais complexos. Divirta-se e aproveite a jornada de criação com papel!

Por fim, se você quer saber como fazer origami, terá interesse em conhecer nossos vídeos sobre o assunto. Como citamos anteriormente, no vídeo que deixamos abaixo, você pode aprender a fazer o origami do sapo que pula. Porém, no canal do umCOMO você pode encontrar como fazer muitas outras figuras de origami:

  • Como fazer um dragão de papel
  • Como fazer um barco de papel

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é origami, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.