Partilhar

O que é Profundidade de Campo ou DOF

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que é Profundidade de Campo ou DOF

A profundidade de campo ou Depth of Field (DOF) determina que parte da imagem ficará focada e quanto ficará desfocada, tanto na frente como atrás do ponto de focagem da foto. Ela define quais as áreas da foto que ficarão nítidas e claras e quais ficarão mais suaves e borradas. O Depth of Field é determinado pela abertura da lente, pela distância da câmera ao objeto e pelo comprimento focal da lente. Esta transição de nitidez para desfoque não se observa de forma abrupta na imagem, a transição ocorre gradualmente. Esta ferramenta é ideal se quiser dar nitidez à cena, objeto ou modelo, para além de dar um toque especial às suas fotos. Continue lendo este artigo de umComo e saiba mais sobre o que é profundidade de campo ou DOF.

Também lhe pode interessar: Dicas para tirar fotos no Natal
Passos a seguir:
1

Como já foi referido, um dos fatores que determina a profundidade de campo é a abertura da lente. Assim quanto maior for o valor de "f", a abertura da lente, menor será a área que ficará focada. Com aberturas de f2.8, f1.8 ou f1.2, você conseguirá que tudo o que está à frente ou no fundo do objeto fique desfocado. Em contrapartida, quanto maior for a abertura da lente, maior será a área focada. Com aberturas maiores, de por exemplo f11, f16 ou f22, grande parte da cena ficará nítida.

O que é Profundidade de Campo ou DOF - Passo 1
2

Outro dos fatores que influenciam na profundidade de campo é o comprimento focal da lente. Com isto quero dizer que, depende do tipo de lente (18mm, 50mm, 70mm, 200mm) que estiver a utilizar e da posição em que ela se encontra. Então, quanto maior for o ângulo de visão da lente, maior será a cena focada e nítida na foto, ou seja, maior profundidade de campo. Pelo contrário, quanto menor for o ângulo de visão da lente, menor será a cena focada na foto ficando desfocado tudo o que estiver à frente ou atrás do objeto focado, ou seja, menor profundidade de campo.

3

E por último, outro dos fatores que determina a profundidade de campo é a distância da câmera ao objeto. Quanto mais perto você estiver do objeto, maior será o desfoque à frente e atrás do mesmo. Em contrapartida, quanto mais afastado estiver do objeto, maior será a área focada.

4

Então para conseguir desfocar o fundo de uma foto você deve:

  • Ter a maior abertura possível, o valor de "f" deve estar próximo de valores como f1.2, f1.8 ou f2.8.
  • Ter o menor ângulo de visão possível, lentes de 50mm, 70mm, 200mm, etc.
  • Estar o mais próximo possível do objeto a ser fotografado.

5

Lembre-se também que, para obter um desfoque menor a distância focal (o zoom) deve estar nos valores menores possíveis (18mm, 24mm, 50mm). E, pelo contrário, se quiser obter um desfoque maior as distâncias focais devem ser maiores.

6

Em modo de conclusão, lembre-se destas fórmulas:

  • Mais profundidade de campo = mais foco em toda a imagem
  • Menos profundidade de campo = menos foco no fundo da imagem
7

Um efeito que também pode ser bastante interessante é o panning, que consiste em fotografar um objeto em movimento, sem que este fique em movimento, enquanto que o fundo fica com um efeito de arrastamento. Se quer saber mais sobre o panning, entre no nosso artigo e saiba tudo com mais detalhes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Profundidade de Campo ou DOF, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • Em câmeras compactas é difícil conseguir bons resultados no DOF, por não terem um sistema manual de controle de luz e porque na maioria dos modelos não é possível ajustar o diafragma, a abertura da lente.

Escrever comentário sobre O que é Profundidade de Campo ou DOF

O que é Profundidade de Campo ou DOF
1 de 6
O que é Profundidade de Campo ou DOF

Voltar ao topo da página