O que é um Ensaio

O que é um Ensaio
Imagem: cafecult.com.br

Ensaio é um tipo de texto literário que pode tratar de diversos temas. Muito utilizado no universo acadêmico, o ensaio é uma forma mais abrangente e opinativa de se tratar um tema, por este motivo, costuma ser mais popular que o tratado, que aborda temas de maneira rígida e formal.

O ensaio se situa entre o didático e o poético, defendendo o ponto de vista do autor sem utilizar muitas provas, documentos ou formalidades, mas podendo conter trechos e diversas citações de outros livros ou ensaios. Neste artigo, umComo explica o que é um ensaio.

Para que serve um Ensaio

Como dito, o ensaio pode ter muitas utilidades, seja para informar, questionar, comparar ou opinar. O ensaio é muito utilizado no universo acadêmico, requisitado pelos professores ou mestres, ajudando-os a perceber qual o nível e profundidade do entendimento do aluno sobre os temas estudados.

Quais os tipos de ensaios

Podemos resumir os tipos de ensaios existentes em: ensaios formais (discursivos) e ensaios informais (comum). Daí originam-se novas ramificações.

  • Ensaios formais:

No ensaio formal ou discursivo os textos são mais objetivos, estruturados e metódicos - seguem alguns padrões -, dirigem-se para esferas mais didáticas e acadêmicas, criticas oficiais.

  • Ensaios informais:

O ensaio informal, comum ou popular contem mais opinião e as vezes até um pouco de fantasia, especulação. O que é justamente que o torna mais popular. Vale lembrar que não é só porque um ensaio é informal que ele não possa conter altas doses de conhecimento ou informação, apenas trata de uma forma mais alusiva.

Origem do ensaio

A forma de se escrever contínua num ensaio surgiu no final do século XV, como um derivado do tratado, mas informal, mesmo que existam ensaios claramente formais na atualidade. O escritor e filósofo Michel de Montaigne, 1533-1592, que idealizou o tema a escrever os seus ensaios, dos quais ele dizia que eram apenas esboços e tentativas de algo que viria a ser um livro. Porém, os esboços que aquele filósofo publicava era o que viria a ser um grande gênero literário de críticas e filosofias, além da influência histórica por ele produzida.

Para saber mais sobre ensaios, leia também:

  • Qual é a estrutura de um ensaio
  • Como escrever um ensaio crítico
  • Como escrever um ensaio descritivo
  • Como fazer o título de um Ensaio
  • Como escrever um ensaio argumentativo
  • Como escrever um ensaio comparativo

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um Ensaio, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.