Por que os Beatles se separaram

Por que os Beatles se separaram

Os Beatles são uma das bandas musicais mais reconhecidas do mundo. Eles estão entre os grupos de maior sucesso internacional. Suas composições transcenderam de geração em geração e têm milhões de fãs ao redor do mundo, muitos dos quais ainda se perguntam por que se separaram. A ruptura dos Beatles também marcou um ponto de virada no mundo da música, pois marcou o fim de uma das bandas de maior sucesso da história. Houve vários fatores que levaram o grupo ao fim, alguns dos quais são desconhecidos para muitos de seus fãs.

Para descobrir por que os Beatles se separaram, com todas as causas que influenciaram a decisão, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Em que anos os Beatles se separaram

Em 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciou em uma entrevista que estava deixando os Beatles e, consequentemente, que o grupo estava se dissolvendo. A notícia chocou milhões de fãs e a imprensa internacional, mas não foi uma grande surpresa, dada a deterioração das relações entre os membros da banda desde 1966.

Let it Beatles é o último álbum dos Beatles, o décimo segundo álbum de estúdio da banda. Foi um álbum altamente controverso desde sua concepção. Quando deixaram de se apresentar ao vivo em 1966, devido à impossibilidade de transmitir suas músicas no palco, o grupo se propôs a gravar um álbum para um último concerto ao vivo: a proposta ficou conhecida como Get Back. As sessões de gravação deste álbum final começaram em 1969 e foram filmadas pelo cineasta Michael Lindsay-Hogg. O material, mais tarde lançado como um filme, ganhou um Oscar em 1970 por melhor trilha sonora.

Os ensaios do Let it Be foram muito tensos e cheios de discussões entre os membros da banda. Desde os álbuns anteriores, a relação entre eles havia se tornado cada vez mais hostil. A presença constante de Yoko Ono, esposa de John Lennon, nos ensaios, o cansaço e o desinteresse de Harrison, Lennon e Starr foram fatores-chave a este respeito. Além disso, o colapso da banda levou ao abandono das gravações no Twickenham Studios e à mudança para Abbey Road. Em abril de 1970, o álbum foi concluído sob a produção de Phil Spector.

Por que os Beatles se separaram

Há quatro fatores principais que explicam por que os Beatles se separaram em 1970: a morte de Brian Epstein, o surgimento de Yoko Ono, a briga de egos entre os membros da banda e a saída de Paul McCartney.

Morte de Brian Epstein

O gerente dos Beatles, Brian Epstein, foi fundamental para o sucesso da banda. A amizade dos membros da banda e as boas relações entre eles foram fomentadas em grande parte pelo bom trabalho de Epstein. O arquivo audiovisual do período inicial da banda (1962-1966) é um exemplo revelador disso, com piadas, risos e uma grande atmosfera entre os artistas sendo os fatores predominantes.

A morte de Epstein em 1967 foi mais um gatilho para a ruptura dos Beatles, já que, apesar de continuar produzindo álbuns com muito boa música, as relações pessoais e profissionais entre os membros da banda sofreram.

Surgimento de Yoko Ono

A esposa de John Lennon foi vista como uma das principais culpadas pela separação dos Beatles. Ela sempre quis estar com Lennon e vice-versa, por isso estava muito presente no dia a dia da banda. Ela teve desavenças com George Harrison e Paul McCartney e pode ter tido influência na decisão final de dividir o grupo, mas Yoko, provavelmente, não foi tão decisiva na separação como dizem.

Briga de egos

Paul McCartney quis assumir um papel de liderança a partir de 1966, o que os outros três membros da banda não gostaram. Eles o consideravam excessivamente autoritário e unidos contra ele para impedir quaisquer decisões que ele quisesse implementar. Os projetos solo que McCartney queria iniciar também não ajudaram nas relações entre os Beatles. Além disso, George Harrison se sentiu subvalorizado e John Lennon ficou exausto com a atmosfera tensa entre seus companheiros de banda. Ambos ameaçaram abandonar os Beatles antes da cisão final, uma intenção também mantida por Ringo Starr.

Saída de Paul McCartney

Em 31 de dezembro de 1970, Paul McCartney processou a banda para, de acordo com suas próprias declarações, salvá-la, lançar Get Back, Anthology e outros álbuns remasterizados pelo grupo. McCartney justificou sua ação com o argumento de que o último gerente dos Beatles, Allen Klein, seria dono das produções. Este processo foi doloroso para McCartney, pois denunciou seus amigos e companheiros de banda, e foi mais um sinal de seu desligamento do grupo.

Quanto tempo duraram os Beatles

O legado dos Beatles é extremamente influente no rock e em outros estilos musicais. Desde seu início nos anos 60 até seu desmembramento em 1970, eles acumularam inúmeras conquistas e sucessos internacionais que os tornaram grandes lendas da música.

Entre os êxitos mais destacáveis da banda estão os seguintes:

  • 9 prêmios Grammy
  • Gravação de 13 álbuns de estúdio
  • Venda de mais de 600 milhões de discos em todo o mundo
  • Vencedores de um Oscar pela trilha sonora de Let it Be
  • 6 álbuns e 9 de suas canções foram introduzidos no Hall da Fama do Grammy
  • Entraram no Hall da Fama do Rock & Roll em 1988

Se você é um grande amante da música e quer saber ainda mais sobre este mundo, não perca este artigo sobre Tipos de gêneros musicais.

E se você quer ir além de Por que os Beatles se separaram e conhecer mais sobre essa e outras bandas de rock, leia também: As melhores bandas de rock.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os Beatles se separaram, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.