Dança e exercício

Quais os benefícios da dança do ventre

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios da dança do ventre

A dança do ventre é praticada por muitas mulheres, hoje em dia, sendo que a sua popularização se deu graças às inúmeras vantagens para quem a pratica. No entanto, a sua origem é bastante antiga, remetendo ao ano 5000 a.C, quando era associada a rituais religiosos que as mulheres faziam antes de se tornarem mães. Atualmente, a dança ganhou simbolismo sensual, uma vez que os seus movimentos se assemelham aos de uma serpente. Quem se interessa pelo assunto possui muitas razões para praticar essa dança e o umCOMO vai explicar quais os benefícios da dança do ventre.

Também lhe pode interessar: Como dançar a dança do ventre

Benefícios para o corpo da dança do ventre

Embora nem todas as mulheres que praticam essa dança de origem oriental busquem com isso a perda de peso, é possível citar como um dos primeiros benefícios da dança do ventre a queima de calorias, uma vez que consiste em uma série de movimentos que trabalham as mais diversas partes do corpo. Desse modo, em uma aula dessa dança é possível gastar tanta energia quanto em uma aula de ginástica. Mas a dança não apenas ajuda no emagrecimento, como também a modelar o corpo, ao enrijecer e tonificar os músculos, inclusive, do abdômen, bumbum, coxas, panturrilhas, costas, pernas e braços, sendo que essas são as partes que mais trabalham durante a atividade.

Além disso, a dança deixa os seios mais elevados, a cintura mais fina e o bumbum mais arredondado. Outro benefício dos seus movimentos está associado a uma melhor circulação de sangue pelo corpo, proporcionada pelos movimentos da atividade. A região pélvica é uma das mais favorecidas com a dança, sendo que a sua irrigação é maior, o que garante o prazer durante as relações sexuais. Além disso, os movimentos ondulatórios da atividade funcionam como uma massagem nos órgãos internos, ajudando na prevenção da prisão de ventre e das cólicas menstruais.

A dança do ventre colabora ainda com o bom funcionamento do aparelho digestivo e dos rins, além de aumentar a capacidade respiratória, o que faz bem, principalmente, para os pulmões e coração. Esse aumento da capacidade também permite que a pessoa tenha uma maior resistência para fazer a dança, outros exercícios e mesmo as atividades cotidianas. Outras partes do corpo que são beneficiadas são as articulações, permitindo que o corpo se movimente com mais desenvoltura e até mesmo sejam prevenidas as doenças associadas a elas.

A atividade também ajuda as pessoas que a praticam a contar com uma melhor postura da coluna, possibilitando a reeducação postural, nesse sentido, é possível dizer ainda que ela faz a resistência física e a flexibilidade do corpo aumentarem, aumentando o seu alongamento. Tudo isso é eficiente na prevenção de lesões e dores musculares. A dança do ventre colabora ainda com o desenvolvimento de uma melhor coordenação motora, o que por consequência ajuda a manter o equilíbrio do corpo.

Quais os benefícios da dança do ventre - Benefícios para o corpo da dança do ventre

Benefícios psicológicos da dança do ventre

Embora as vantagens para o corpo sejam muitas, a dança do ventre também possui benefícios psicológicos para quem pratica essa atividade. Nesse sentido, um dos mais importantes é o fato da dança ter um importante impacto positivo na autoestima das praticantes, assim como qualquer outra atividade que proporcione bem estar. Além disso, já que a dança consiste em movimentos sensuais, isso faz com que a mulher aprende a trabalhar melhor a sua feminilidade.

Outros benefícios psicológicos são os referentes ao trabalho mental, uma vez que ao praticar a dança é preciso ter concentração e atenção, o que faz com que essas qualidades sejam desenvolvidas ao longo das aulas. Além disso, pelo fato da dança ser uma expressão artística, ela proporciona uma maior criatividade, bem como uma melhor percepção sensorial, ainda mais quando os seus movimentos são aliados à música que a acompanha.

Essa atividade é também muito benéfica a pessoas tímidas que desejam trabalhar melhor os seus relacionamentos interpessoais e se tronarem mais desinibidas. Por fim, a dança do ventre é um ótimo remédio a quem precisa evitar ou aliviar o estresse, sendo que para esse efeito existir a praticante deve realizar a dança do ventre por prazer e não apenas por causa dos seus benefícios.

Agora que já sabe todos os benefícios da dança do ventre que tal descobrir como dançar a dança do ventre.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da dança do ventre, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quais os benefícios da dança do ventre