Quais os valores e a influência da arte Grega

Quais os valores e a influência da arte Grega
Imagem: turismogrecia.info

A civilização Grega foi protagonista de grandes momentos da história, e a sua arte é um desses grandes contributos. Foram das primeiras grandes civilizações a usar as várias artes para mais que representações religiosas e adoração aos Deuses.

Neste artigo de umComo.com.br vamos explorar quais os valores e a influência da arte Grega pelo mundo.

A civilização Grega

Os Gregos foram uma das grandes civilizações da antiguidade, são conhecidos por serem o berço da democracia, até terem caído nas mãos dos Romanos. Os Romanos por sua vez absorveram tudo o que era cultura, arte, diplomacia e transformaram em seu. Quase que apagando o que foi a Grécia Antiga. No entanto a história ficou escrita e por esta sabemos que os Gregos muito contribuíram para o que conhecemos hoje como civilizações modernas, na ciência, e o grande contributo nas artes, que séculos depois se continuava a inspirar nesta época.

É difícil resumir todas as manifestações artísticas a que os gregos deram origem. O seu contributo foi tão gigantesco que influenciou áreas como a pintura, escultura, teatro, ciências, arquitetura e literatura.

Imagem: intercambiando.blogs.sapo.pt

Os valores que nos passaram

É uma tarefa complicada tentar quantificar a importância dos valores que a civilização Grega nos deixou. Valores como os do movimento cívico, planeamento urbanístico, modelos de templo, instrumentos científicos e desenvolvimento da filosofia, são marcos que nenhuma outra civilização pode ser responsabilizada. Pode se considerar o berço da cultura ocidental que nem os Romanos conseguiram apagar.

Outro dos grandes valores deixados pelos Gregos que perdura até aos nossos dias foi a criação das Olimpíadas. Na altura da sua criação era jogo que se realizavam de quatro em quatro anos em honra de Zeus, O rei dos Deuses. No próximo ano este tesouro cultural, que passou a ser global, vai ser realizado no Brasil. E aqui se mostra que a cultura Grega ultrapassou as fronteiras geográficas e temporais, dando á Humanidade algo como os Jogos Olímpicos. Este Jogos já conseguiram parar guerras em nome do desporto e da cooperação internacional, portanto são de estrema importância. E isso aos Gregos o devemos.

Na arte, o que nos passaram

Ao nível artístico as contribuições Gregas nunca mais acabam. Inspiraram movimentos muito depois de não existirem mais.

Os artistas gregos viraram-se para a natureza e para o corpo humano para inspiração artística, a pintura e escultura ganharam novas técnicas, em especial no período clássico e helenista. A representação fiel e proporcional do corpo humano, bem como a representação dos Deuses como Humanos, alterou a maneira que como viam a realidade. E apesar de serem bastante religiosos, o Homem passou a ser o centro das atenções. Na literatura, as epopeias e a poesia descreviam os grandes feitos heroicos dos homens, as suas lutas contras os Deuses do Olimpo e os seus triunfos sobre estes.

Na Arquitetura a aproximação aos Deuses continuou a tomar forma, e daí apareceram os templos. Estes templos eram construídos sobre uma plataforma com um metro de altura chamada estereóbato. Esta elevação era uma maneira de os gregos estarem mais perto dos Deus.

A arte Grega foi novamente explorada durante os períodos do Renascimento, Iluminismo e Classicismo. Nestes momentos houve uma retoma e reflexão sobre os referenciais lançados pelos Gregos.

Tal foi a sua influência ao longo dos tempos, que ainda hoje sentimos a sua utilidade nas sociedades atuais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os valores e a influência da arte Grega, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.