Quais são os diferentes tipos de versos

Quais são os diferentes tipos de versos

Como muitos sabem, o verso é uma das unidades em que um poema pode ser dividido. Estes versos são inferiores às estrofes e existem diferentes tipos dependendo da rima, medida, cadência e disposição de acento. Neste artigo mostramos quais são os diferentes tipos de versos.

Versos segundo sua rima

Como já dissemos, o verso pode ser dividido em vários tipos, dependendo de algumas características. A rima, por exemplo, é um fator bastante útil para poder diferenciá-los. Assim, encontraremos versos rimados, que são aqueles cuja palavra final rima com a palavra final de pelo menos outro dos versos.

O verso solto, por sua vez, é o que precisa de rima e aparece alternando com os versos que estão rimados.

Por outro lado, temos os versos brancos, que não têm rima mas sim medida.

Por último, estariam os versos livres, são os que não têm nem rima nem medida. Geralmente, estes últimos aparecem em composições em que todos os versos são deste tipo.

Versos segundo sua medida

Dependendo da medida dos versos e seu cadência, podemos falar de um tipo ou outro de verso. Em princípio, encontramos os versos de arte menor, que são os versos de duas a oito sílabas, bem como os versos de arte maior, que são os que têm nove ou mais sílabas.

Os versos de arte menor podem ser dissílabos (2 sílabas), trissílabos (3 sílabas), tetrassílabos (4 sílabas), pentassílabos (5 sílabas), hexassílabos (6 sílabas), heptassílabos (7 sílabas) e octossílabos (8 sílabas).

Dessa forma, os versos de arte maior podem ser eneassílabos (9 sílabas), decassílabos (10 sílabas), hendecassílabos (11 sílabas), dodecassílabos (12 sílabas), tridecassílabos (13 sílabas), alexandrino (14 sílabas), pentadecassílabos (15 sílabas) e octonário (16 sílabas).

Versos segundo sua acentuação

É óbvio que em um poema os acentos são imprescindíveis para marcar o ritmo do verso. Dessa forma, em um verso podemos encontrar várias disposições de acento. Por exemplo, os versos trocaicos, cujos acentos caem nas sílabas ímpares. Também contamos com os versos iâmbicos, cujos acentos caem nas sílabas pares. Por último, encontramos os versos mistos, que como podemos adivinhar combinam os dois anteriores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os diferentes tipos de versos, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.