Qual é a diferença entre prosa e verso

Qual é a diferença entre prosa e verso

Se você gosta de poesia, certamente já ouviu falar de textos escritos em prosa e outros em verso. Como leitor, ambos podem parecer bonitos para você, mas estas formas contam com importantes diferenças no momento da escrita, do mesmo modo que há diferenças entre a fábula e o conto ou entre o conto e a novela. Quer saber qual é a diferença entre prosa e verso? Em umComo.com.br explicamos tudo com detalhe.

Prosa

A prosa é a forma que adotamos para escrever de maneira natural, expressando as ideias como surgem no nosso pensamento, sem precisar seguir regras que nos indicam a medida que devem ter as linhas que escrevemos, ou o ritmo das mesmas. Na prosa, por exemplo, as frases não têm necessariamente que rimar, e a escrita não tem regras estritas como no caso do verso.

Um exemplo de prosa seria:

"Caminho sem luz, desemboca em minha alma uma dor profunda. Procuro você, mas não o encontro em nenhum lugar, só encontro uma aura, um fantasma, a lembrança que me nego a soltar enquanto me sumo na escuridão".

Verso

O verso é uma composição poética escrita considerando a métrica das sílabas e o ritmo das frases. No verso utilizam-se elementos como os acentos, as pausas ou o som similar das palavras para criar uma narração com rima. Trata-se de uma das formas mais comuns de poesia que podemos encontrar, mas sua escrita não é tão livre como a prosa, no entanto o resultado final é igualmente bonito.

Um exemplo de verso seria o escrito pelo poeta Pablo Neruda em seu livro 20 Poemas de Amor e uma Canção Desesperada:

"Gosto quando você se cala porque é como se estivesse ausente,

e me ouve desde longe, e minha voz não toca você.

É como se os olhos tivessem voado

e como se um beijo fechasse sua boca."

Diferenças entre prosa e verso

Considerando ambos os conceitos, as diferenças entre prosa e verso seriam:

  • A prosa está escrita de forma natural, enquanto o verso deve cumprir certas medidas e ritmo.
  • A prosa não tem necessariamente que rimar, enquanto no verso a rima é fundamental.
  • Na prosa não há métrica, mas nos versos considera-se a quantidade de sílabas de cada frase.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre prosa e verso, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.