Partilhar

Quando devo usar o flash

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 29 janeiro 2019
Quando devo usar o flash

O flash é um recurso de câmera muito interessante, que permite alteração do plano de iluminação de uma fotografia. No entanto, a grande maioria das pessoas não sabe qual é o momento apropriado para utilizar a iluminação artificial. Buscando sempre aliar a informação da imagem com sua qualidade estética, devemos ter atenção e um olhar artístico para compreender os melhores momentos de utilização desse tipo de iluminação. Nesse artigo de umComo, buscaremos te explicar os melhores momentos para utilizar esse recurso. Continue lendo para saber quando se deve usar o flash.

Também lhe pode interessar: Como usar o flash externo

Ambientes pouco iluminados

A maneira mais clássica de utilização de flash. Por exemplo, em festas noturnas, o flash é muito utilizado. Para aumentar a luz de uma foto existem três recursos: aumento do ISO, abertura de diafragma e flash. Em muitos momentos o aumento do ISO pode granular a foto e a abertura de diafragma pode causar um efeito de superexposição no processo fotográfico. Em festas e nas noites, pode ser mais interessante abrir o flash.

Nesse caso, deve-se utilizar o flash no ponto objetivo da imagem. Se desejar tirar a foto de uma pessoa, deve direcionar a luz a ela. Isso a deixará em foco e se bem utilizado pode causar efeitos interessantes na imagem.

Dica: veja nosso artigo Como fotografar à noite.

Quando devo usar o flash - Ambientes pouco iluminados

Correção de Sombras

Em algumas fotos bem iluminadas, você pode sofrer com sombras indesejadas. Durante o meio dia, por exemplo, podem surgir sombras no rosto de uma pessoa que irão prejudicar a qualidade estética. Em vista disso, utilizar o flash para jogar luz nestes pontos obscuros pode ser interessante. Além de colaborar para a qualidade estética da imagem, as informações ficarão mais claras.

Na imagem abaixo, por exemplo, a introdução do flash deixaria o rosto do objeto (homem centralizado) mais exposto e consequentemente deixaria a foto mais bela. As informações do rosto seriam mais claramente percebidas por quem olha a foto.

Quando devo usar o flash - Correção de Sombras

Contra-luz

Estar no "contra-luz" é se posicionar contra a luz maior, causando uma sombra indesejável no objeto principal. Nesses casos, a utilização do flash é necessária, dando mais qualidade e beleza à informação que está sendo passada.

Podemos observar com clareza a falta do flash na foto abaixo. Se o fotógrafo tivesse utilizado o flash, o casal ficaria em evidência na fotografia, junto do fundo. No caso, eles estão mal iluminados.

Quando devo usar o flash - Contra-luz

Criação de outras perspectivas

Se você deseja, por exemplo, iluminar melhor um lugar com um flash móvel, você pode preencher muitas fotos com luzes falsas. Elas criarão efeitos artísticos nas fotos que agregarão valor estético e podem dar um sentimento mais teatral à foto. Também dessa maneira pode adicionar mais movimento, utilizando a formação de sombras, adicionar sentimentos ou também para moldar de maneira mais clara o objeto.

Na imagem abaixo, o fotógrafo utilizou a dica dada para dar mais profundidade ao rosto do foco. Através da luz e sombra, adicionou traços e profundidades que uma luz estourada não conseguiria. Para isso, ele reduziu a exposição e utilizou um flash de baixa potência.

Dica: Conheça bem o seu equipamento e "fuce" as funções de iluminação. Só o conhecimento prático irá te deixar bem na hora de colar flash e melhorar a luz de suas produções fotográficas.

Quando devo usar o flash - Criação de outras perspectivas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando devo usar o flash, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Quando devo usar o flash

Quando devo usar o flash
1 de 5
Quando devo usar o flash

Voltar ao topo da página