Regras do K-POP

Regras do K-POP

O K-POP tem ficado cada vez mais popular ao redor do mundo e no Brasil não é diferente. Grupos como BTS e Blackpink estão cada vez mais presentes nas playlists dos brasileiros. Mas não é só a música pop coreana que desperta o interesse, mas, sim, tudo o que envolve o universo do K-POP. Por isso, já se fala na internet sobre as regras do K-POP.

O que será que os artistas sul-coreanos das bandas de K-POP podem ou não fazer? Nós, do umCOMO, procuramos saber e vamos te contar tudo neste artigo. Continue lendo!

Regras do K-POP: o que os artistas podem ou não fazer

Se você já assistiu ao documentário da banda Blackpink na Netflix, sabe que um/a integrante de um grupo de K-POP não torna-se famoso da noite para o dia. É preciso um trabalho árduo que envolve horas a fio de treinamento, provas e apresentações até alcançar a fama e tornar-se um verdadeiro artista de K-POP.

Mas, afinal, quais são as regras do K-POP? O que um aspirante à fama no K-POP, isto é, as pessoas que querem ser integrantes de girls ou boy bands de K-POP podem ou não fazer? Vejamos a seguir.

1) Namorados/as? Não!

Dizem que os contratados por agências de K-POP, principalmente, as contratadas, isto é, do sexo feminino, não podem ter namorados/as. Isto porque as agências defendem a ideia de que se um integrante se apaixona por alguém pode acabar deixando a carreira por amor.

A cantora de K-POP e YouTuber, Grazy Grace, inclusive, já divulgou que uma de suas amigas foi demitida de uma agência por ter sido pega namorando.[1]

2) Não é permitido fazer amizades com companheiros de agência do sexo oposto

Apesar de ser permitido cumprimentar de maneira educada os companheiros de agência, não se pode estreitar laços de amizade.

3) A agência pode checar o seu celular

Os agentes podem checar o celular dos aspirantes a estrelas de K-POP quando eles quiserem, para verificar com quem andam falando e podem fazer perguntas sobre qual é o tipo de relação que o integrante tem com a pessoa em questão.

4) Não é permitido comer junk food

Como os integrantes destas agências precisam ter uma certa imagem estabelecida a cumprir, é indicado que só se consuma comida saudável, já que é possível que as agências os pesem para controlar se estão dentro do padrão estabelecido.

5) Sempre é preciso estar em contato com o agente

Independente da hora, o agente pode contatar o integrante da agência e ele ou ela precisa responder de imediato.

6) Rolês estão fora de cogitação

Durante o dia, o integrante de uma agência de K-POP deve treinar durante várias horas seguidas e, após esse período, deve ir para casa ou alojamento para descansar e dormir.

Segundo Bernie Cho[2], um executivo da indústria musical coreana:

Escândalos envolvendo bebida ou drogas não só causam uma impressão significativa nas seções de notícias de entretenimento, mas também nas seções de economia, já que muitas das maiores empresas coreanas de gerenciamento de música também têm ações negociadas publicamente na bolsa de valores coreana.

Resumindo, um rolê errado pode custar caro e os agentes não querem pagar o preço.

7) Longe das redes sociais

As redes sociais são (também) uma forma de distração para todos nós. Além disso, é necessário ter cuidado com tudo o que se publica, para não passar uma imagem errada. Pensando nisso, as agências de artistas de K-POP não permitem que seus integrantes tenham contas nas redes sociais.

Quando as contas são permitidas, elas são controladas pelos agentes que decidem o que será postado. Mas, ainda assim, segundo Grazy Grace[1], os artistas costumam ter contas privadas sem que as agências saibam.

8) Não é permitido trocar o estilo do cabelo

Seja um corte, uma nova cor, ou qualquer outra coisa que altere o estilo do cabelo e a imagem do artista é proibido sem aprovação prévia da agência.

9) Os artistas de K-POP não podem ter um segundo emprego

Se o integrante da agência quer ter um segundo emprego para ajudar nas contas ou mesmo para um poupar um dinheirinho, ele/a deve pensar duas vezes. A maioria das agências não permite que os artistas tenham um emprego a tempo parcial, porque isso pode tirar o foco e também diminuir as horas de treino.

10) Respeitar os mais velhos

Apesar de estar dentro das regras do K-POP, esta é uma regra que vale para tudo dentro da cultura coreana. O integrante das agências de K-POP deve ter extremo respeito pelos colegas mais velhos e, claro, por seus agentes.

As regras do K-POP realmente existem?

Muita especulação existe em torno dos ídolos de K-POP, bem como sobre a existência das regras do K-POP. As informações contidas neste texto são fruto de pesquisa, porém, somente as agências e os artistas de K-POP sabem exatamente quais são as regras estipuladas nos acordos entre agentes e artistas, podendo, inclusive, variar de uma agência para outra.

Como aprender a dançar K-POP

Se você chegou até aqui, provavelmente, é muito fã de K-POP. No canal do umCOMO temos diversos vídeos onde ensinamos coreografias com as músicas mais famosas dos principais ídolos do K-POP, como é o caso de Butter do BTS.

Se você tem interesse em saber como aprender a dançar K-POP, confira o vídeo que deixamos logo aqui abaixo e veja também os outros vídeos no canal do umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Regras do K-POP, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Referências
  1. KOREA BOO. 10 Strict Rules Korean Entertainers Must Follow, As Told By a K-Pop Artist. Disponível em: <https://www.koreaboo.com/stories/10-strict-rules-korean-entertainers-must-follow-told-kpop-idol/>. Acesso em: 13 de janeiro de 2021.
  2. NICKI SWIFT. Strict Rules That K-POP Singers Have To Follow. Disponível em: <https://www.nickiswift.com/185498/strict-rules-that-k-pop-singers-have-to-follow/> Acesso em: 13 de janeiro de 2021.