Seja na televisão ou nas plataformas de streaming, as séries sempre ocuparam um lugar central na vida de milhões de espectadores em todo o mundo. Isso porque muitas delas, através de suas histórias e episódios, não são apenas uma forma de entretenimento, mas chegam a se tornar verdadeiros fenômenos culturais que transcendem fronteiras, inspiram debates ou influenciam através da moda e da música.
Mas o que faz de uma série a mais assistida de todos os tempos? Histórias cativantes, personagens memoráveis, reviravoltas inesperadas ou um reflexo de nossa sociedade são fatores que, combinados, costumam resultar em uma série emblemática. Quem não conhece Friends, The Sopranos ou Game of Thrones? A seguir, no umCOMO, analisamos as séries mais assistidas do mundo. Descubra por que o público gostou tanto delas e por que continuam deixando uma marca inapagável na cultura popular.
Game of Thrones
Se falarmos das séries mais assistidas do mundo, é preciso começar por Game of Thrones: uma história épica e complexa, baseada nos romances de George R.R. Martin, que revolucionou a televisão com uma mistura de produção cinematográfica e narrativa complexa que acabou se tornando um fenômeno mundial.
Através de seus episódios, conhecemos personagens que quebram os arquétipos tradicionais, porque nenhum deles é completamente bom ou mau. Figuras como Arya Stark, Daenerys Targaryen ou Tyrion Lannister se tornaram ícones da cultura pop. Além disso, a série se tornou um verdadeiro fenômeno nas redes sociais e inspiração para quadrinhos, convenções, videogames, tours turísticos e até estudos acadêmicos, entre muitos outros impactos sociais e culturais.
Se observarmos os números, podemos comprovar suas audiências históricas: entre 2011 e 2019, anos em que foi exibida, a série foi ganhando popularidade temporada após temporada até reunir quase 20 milhões de espectadores ao vivo e em streaming para assistir ao seu episódio final, um recorde histórico para a HBO na época. Além disso, a série chegou a acumular mais de 30 milhões de espectadores por episódio, um verdadeiro marco para a história da produção de séries. Viciante, com produção espetacular e com um impacto global, Game of Thrones transcendeu a tela e se tornou um divisor de águas da televisão mundial, algo que a crítica atestou e que se consolidou através de seus 59 prêmios Emmy, sendo a série mais premiada da história da televisão.
Friends
Outra das séries que todos nós lembramos e que nos acompanhou ao longo dos anos é Friends, uma das séries mais assistidas da história. A chave do seu sucesso foi acertar numa fórmula quase perfeita que combinava personagens cativantes, comédia e um reflexo universal da amizade e da vida de jovens adultos.
Com esta premissa simples, mas universal, e personagens icônicos e com muita química, a série conquistou milhões de espectadores durante suas 10 temporadas, posicionando-se nos primeiros lugares de audiência nos Estados Unidos. De fato, seu episódio final foi assistido por mais de 52 milhões de espectadores apenas no país, o que o tornou um dos finais de série mais assistidos da história. Em média, a sitcom contava com 20 milhões de espectadores por episódio, uma verdadeira proeza.
Mas se há algo pelo qual destacamos Friends como uma das séries mais importantes da história, é por seu enorme legado e impacto cultural: influenciou a moda, popularizou frases que utilizamos até hoje, tornou-se um ícone da cultura pop, conta com infinitos produtos licenciados e ainda hoje é uma das séries mais assistidas em plataformas como Netflix e HBO Max, atraindo espectadores antigos e novos que não se cansam de assistir à série por várias vezes.
Aqui você pode conhecer mais sobre as "Melhores séries para aprender inglês: diferentes níveis" e "Como Matthew Perry morreu".
Breaking Bad
Audiências milionárias, prêmios de prestígio e um impacto cultural que perdura até hoje: tudo isso faz parte do legado de Breaking Bad, outra das séries mais assistidas e aclamadas da história. A chave do seu sucesso está no fato de ser uma história única e fascinante, que manteve milhões de espectadores grudados na tela. E embora a série não tenha começado com números enormes, sua presença no streaming e o boca a boca conseguiram aumentar seus números em 400%, sendo mais de 10 milhões de pessoas que assistiram ao seu episódio final ao vivo nos Estados Unidos.
Além disso, a série conta com 16 prêmios Emmy e mais de 60 indicações, e chegou a aparecer em 2013 no Guinness World Records como a série mais aclamada pela crítica de todos os tempos. Breaking Bad, além disso, teve um grande impacto na cultura e inclusive inspirou estudos acadêmicos sobre moralidade, ética e narrativa televisiva.
The Sopranos
The Sopranos também é considerada uma das séries mais vistas e influentes da história da televisão porque, além de contar com audiências milionárias, mudou para sempre a televisão de qualidade e deixou um legado cultural enorme. Através do acompanhamento da vida de Tony Soprano, um mafioso que tentava equilibrar sua vida criminosa com seus problemas familiares e sua terapia, a série nos colocou em uma premissa inovadora para a época, pois apresenta um anti-herói icônico capaz de inspirar simpatia e repulsa ao mesmo tempo.
Durante suas 6 temporadas, The Sopranos atingiu picos de mais de 11 milhões de espectadores por episódio nos Estados Unidos, números altíssimos para um canal como a HBO. Além disso, ganhou 21 prêmios Emmy e 5 Globos de Ouro, o que fez com que a série se consolidasse como uma das mais premiadas de seu tempo. The Sopranos ainda abriu caminho para outras séries de prestígio como Breaking Bad, Mad Men ou The Wire, consolidando a chamada Era de Ouro da Televisão.
The Big Bang Theory
Outra das séries mais assistidas da história é The Big Bang Theory, uma fórmula única de comédia que conquistou milhões de espectadores ao longo de suas 12 temporadas. Na verdade, ela conta com 279 episódios, o que a tornou uma das sitcoms mais longas da história.
No mais, um indicativo de seu sucesso é que seu episódio final, exibido em 2019, reuniu mais de 18 milhões de espectadores nos Estados Unidos, tornando-se o final de comédia mais visto da década, enquanto semanalmente contava com uma média entre 15 e 20 milhões de espectadores no país. E o que The Big Bang Theory nos mostra? Através de um grupo de amigos geeks, apaixonados por ciência, quadrinhos e tecnologia, e sua relação com sua "vizinha normal", podemos desfrutar de inúmeras situações cômicas do cotidiano que prendem o público completamente. The Big Bang Theory conta com 10 prêmios Emmy e mais de 50 indicações, algo que consolidou o prestígio desta sitcom.
La Casa de Papel
E se falarmos de fenômeno televisivo em nível global, é impossível não falar de A Casa de Papel, uma das séries mais vistas da história e que, além disso, conseguiu quebrar barreiras culturais. Seus personagens carismáticos e muito humanos, com nomes de cidades, conseguiram conectar diretamente com o público através de um plano brilhante e milimetricamente planejado. Suas reviravoltas inesperadas após o fechamento de cada capítulo, sua tensão, a ação e o romance em equilíbrio elevaram a produção espanhola para uma produção internacional que chegou a mais de 65 milhões de contas da Netflix em sua terceira temporada, quando a plataforma catapultou a série mundialmente.
Da mesma forma, o simbolismo de resistência, de luta e de rebelião conectou com diversos movimentos sociais no mundo até se tornar um verdadeiro ícone da cultura e da vida social, pois desde o macacão vermelho, até as máscaras de Dalí ou o "Bella Ciao" transpuseram a tela para estarem presentes em campanhas políticas, shows ou manifestações. Sem dúvida, La Casa de Papel é uma das séries com maior exposição e visualização em nível mundial que colocou no foco, também, uma produção espanhola.
Conheça aqui outras "Séries espanholas famosas".
Stranger Things
Ambientada nos anos 80, Stranger Things se consolidou como uma das séries mais vistas da história e através de seus episódios presta homenagem à cultura pop da época. A mistura de gêneros que utiliza, combinando ficção científica, terror, mistério e drama adolescente, além da presença do "mundo invertido", criaturas sobrenaturais e conspirações governamentais criam suspense, emoção e humor, algo que através de seus personagens cativantes e sua narrativa viciante conquistou milhões de espectadores.
Stranger Things é uma série com uma produção de alta qualidade, muito similar à que vemos nos filmes, mas, além disso, tornou-se um verdadeiro fenômeno e obteve um grande impacto cultural globalmente, algo que inspirou merchandising, fantasias, videogames e memes. E se falarmos de dados, aqui estão algumas curiosidades: a 4ª temporada foi a mais vista, superando 1,35 bilhão de horas visualizadas nos primeiros 28 dias após seu lançamento, um verdadeiro marco.
Descubra aqui "Como fazer fantasia de Eleven".
The Simpsons
Humor satírico que critica a sociedade, a política e a cultura pop: esse é o principal ingrediente que fez de The Simpsons a série de animação mais longeva da história da televisão. Sua capacidade de reinvenção sem perder sua essência contribuiu para seu sucesso, assim como a universalidade de suas histórias que conseguem conectar com todas as idades e culturas, ou seus personagens que já fazem parte do nosso dia a dia e se tornaram verdadeiros ícones culturais. Desde sua estreia em 1989, The Simpsons ainda nos acompanha através de suas mais de 30 temporadas e são, ainda hoje, uma referência no mundo da televisão.
The Walking Dead
Quem nunca ouviu falar de The Walking Dead? Esta série baseada em um apocalipse zumbi conseguiu captar a atenção de milhões de espectadores ao longo de suas mais de 11 temporadas da série oficial. No entanto, a saga se manteve através de outras séries relacionadas dentro do universo, dada a mobilização de fãs.
Mas qual é a razão pela qual The Walking Dead cativou mais de 17 milhões de espectadores por episódio nos Estados Unidos, tornando-a uma das séries mais seguidas da história? Além dos zumbis, esta série explora a moralidade, a liderança e a sobrevivência humana em situações extremas, o que mantém o espectador vidrado e o incentiva a debater sobre a natureza humana, algo que foi conseguido graças à combinação inovadora do popular gênero zumbi com drama, reviravoltas no enredo, personagens complexos e uma ambientação imersiva. Sem dúvida, um conceito poderoso que fez desta série uma das mais memoráveis e reconhecíveis da história.
Seinfeld
E terminamos nosso passeio pelas séries mais vistas da história com Seinfeld, uma das pérolas que marcaram um antes e um depois na história da televisão. Com o conceito de "série sobre nada", Seinfeld fez do cotidiano algo maravilhoso, pois em cada um de seus episódios foram identificados e explorados os absurdos da vida moderna, desde as relações interpessoais até as manias que qualquer um de nós pode ter.
Graças à sua originalidade, a série quebrou paradigmas e trouxe uma visão única de humor, chegando a redefinir o gênero e deixando sua marca na cultura pop, pois sua influência transpôs a TV para modificar desde a forma de falar até ser referência na estrutura dos programas humorísticos atuais. Como dado curioso, a exibição de seu episódio final em 1998 foi assistida por mais de 76 milhões de espectadores nos Estados Unidos, tornando-o um dos mais vistos da história.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Séries mais assistidas do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.