Trabalhos manuais econômicos

Trabalhos manuais econômicos

Quer aprender a criar novos utensílios sem gastar dinheiro? Há uma grande variedade de trabalhos manuais que, para conseguir fazê-los, não precisam de um investimento grande de dinheiro e cujo resultado é espetacular. Uma boa maneira de fazer estes trabalhos manuais é reciclando outros objetos que tenha em casa e que já não use; assim, dará nova vida aos materiais para poder usar para outro fim mais útil que o de ganhar pó na estante. Continue lendo este articulo sobre trabalhos manuais econômicos que propomos a você em umComo.

Fazer porta-copos com CDs

Com certeza que em casa você tem alguns CDs que já não ouve, seja porque não gosta do grupo ou porque arranhou. Seja como for, muitas pessoas acumulam CDs que nunca decidem jogar fora e, agora, é o momento para reaproveitar estes objetos e transformá-los em porta-copos.

O procedimento é muito simples: terá que procurar aqueles CDs que já não usa, pegar num pedaço de cartolina e fazer o contorno com um lápis; agora terá que colar estas cartolinas sobre o CD que quiser reciclar; pode fazer isso com uma cola.

Tem que pensar como quer que sejam seus porta copos e, quando souber, só terá que recortar com a forma do CD e colar sobre o pedaço de cartolina. Por exemplo, se quer que sejam de veludo vermelho, só terá que encontrar um pouco de tecido, recortar seguindo a forma do cd e colar; se quer que sejam de quadrinhos, terá que fazer o mesmo, mas com o pedaço de um quadrinho.

Imagem: handecoblog.wordpress.com

Porta-velas com garrafas de vidro

Além de ser um trabalho manual econômico, é uma opção super elegante e muito ecológica. O truque é aproveitar aquelas garrafas de vinho que já tenha tomado e as converter em lindos castiçais que darão ao seu lar um toque íntimo e acolhedor. O truque para poder fazer este trabalho manual consiste em juntar várias garrafas de vidro (se forem de cores opacas como verde também servem, mas sua luz será mais tênue); terá que limpá-las bem para que não fique nenhum resto de álcool e a seguir terá que cortar pela zona do gargalo da garrafa.

Quando tiver a garrafa separada pela zona do gargalo e do corpo, terá que aproveitar só a parte do gargalo porque tem formas mais onduladas e colocar a vela em seu interior. Pode usar velas pequenas que fiquem resguardadas no interior da garrafa ou, se preferir, outras de um tamanho maior que possam sobressair pelo gargalo da garrafa. O resultado é impecável, experimente!

Se gostou deste trabalho manual, neste artigo de umComo damos a você mais ideias sobre decoração com garrafas de vidro.

Imagem: listas.20minutos.es

Fazer um fantoche com uma meia

Se você tem filhos certamente vão adorar passar uma tarde juntos criando um trabalho manual muito fácil de fazer, muito econômico e divertido. Trata-se de criar um novo brinquedo para seu filho, reutilizando um objeto que com certeza você tem em casa: uma meia. Com um pouco de imaginação, tempo e vontade de passar o tempo juntos conseguirão criar um divertido fantoche que seu filho poderá usar depois como brinquedo.

Para fazer este trabalho manual a primeira coisa a fazer é pegar uma meia branca ou de cor clara para que assim possamos personalizá-la. Agora, coloque-a na mão fazendo coincidir a parte do calcanhar da meia com a parte de cima do pulso. Uma vez que tenha o corpo do fantoche é o momento de lhe dar uma personalidade. Primeiro deve fazer os olhos, de modo que pode pegar em dois botões e costurar na parte onde ficam os olhos.

Depois, pode fazer a boca com um marca-texto de cor vermelha; com outro marca-texto de tom marrom ou preto pode desenhar outros atributos de sua nova personagem (as sobrancelhas, o nariz, se tem sardas, as orelhas, etc.). Para lhe dar um aspecto mais realista, use pedaços de lã de uma cor viva e cole na parte superior onde fica a cabeça. Neste artigo de umComo contamos a você passo a passo como fazer um fantoche com uma meia. Prepare-se para se divertir em família!

Imagem: imagui.com

Fazer maracas com garrafas de plástico

Se você tem filhos com certeza eles vão adorar fazer este trabalho manual com você. É que se trata de um objeto muito divertido que tanto adultos quanto crianças se divertirão tanto criando como, depois, brincando com ele. Trata-se de aprender a fazer um instrumento musical caseiro usando garrafas de plástico vazias e inúteis (por exemplo, garrafas de refrescos ou de água poderiam servir).

Uma vez selecionadas as embalagens, tire qualquer etiqueta que contenham para que só fique a garrafa; se estiver pintada, teremos que usar um pouco de tinta branca para homogeneizar o tom de nossa futura maraca. Agora teremos que rechear o interior da garrafa com grão-de-bico seco ou pedras pequenas, um elemento que consiga fazer algum ruído para marcar o ritmo de nosso instrumento.

A seguir, terá que pegar num balão e introduzir a garrafa de plástico dentro dele, segurando o soquete com um cordão elástico que conseguirá que se feche sem problema. Agora só terá que decorar a parte externa da garrafa com os elementos que você quiser: de tinta a adesivos, solte as rédeas de sua imaginação! Neste artigo de umComo contamos a você como fazer maracas com garrafas de plástico.

Imagem: mamanatural.com.mx

Mesinha de café com caixas de frutas

Sabe essas caixas de madeira que tem nos supermercados onde se armazenam as frutas? São caixas pequenas que normalmente ficam na parte traseira do mercado para devolver ao proprietário e que assim possam voltar a usá-las, mas há algumas delas que nem sempre se devolvem e no final ficam sem usar. Pois em umComo vamos contar uma maneira muito rápida e simples de converter estas caixas em uma mesinha de café.

Para fazê-lo só terá que pedir uma destas caixas a alguém do supermercado e, para tirar a sujeira e o aspecto envelhecido, terá que passar uma camada de tinta e de verniz. Escolha o tom que preferir e o que melhor combine com o resto de decoração existente na sua casa. Pode colocá-la tanto em sua posição normal ou na vertical, totalmente à sua escolha!

Além disso, para dar um uso mais prático recomenda-se colocar duas rodinhas na parte de baixo e assim será uma mesa móvel. Neste artigo de umComo damos a você mais ideias para decorar com caixas de frutas.

Imagem: decorablog.com

Segure livros com discos de vinil

Os vinis passaram de moda e muitas casas têm estantes repletas de discos que já não se escutam porque agora o fazemos pela Internet e, a maioria da música, a ouvimos em formato digital. Então, os discos de vinil ficaram para segundo plano de seu lar sem outra função além de acumular pó?

Neste trabalho manual que agora contamos a você em umComo descobriremos como você pode converter estes discos em práticos porta-livros sem que tenha que gastar dinheiro. Para fazê-lo, terá que pegar num desses discos que sabe que não vai voltar a usar e dobrar 1/3 parte do disco; coloque-o em uma das partes dos livros que quer segurar e volte a fazer o mesmo para fechar o bloco.

E pronto! Como vê é muito fácil, econômico e o resultado é muito original. Se gostou desta criatividade em umComo damos a você mais ideias sobre como decorar com discos de vinil.

Fazer um chaveiro com jeans

Para começar a fazer este trabalho manual econômico, o primeiro é pegar nas calças jeans ou uma peça de jeans velha que tenhamos e que já não vamos voltar a usar. Uma vez escolhida a peça a reaproveitar, terá que decidir como quererá que seja seu chaveiro: se quer que seja redondo, se prefere com uma forma retangular, etc.

Uma vez escolhido, use uma cartolina e coloque aí a ideia da forma que quer que tenha o chaveiro; coloque o jeans embaixo e marque a forma com uma caneta, para que veja exatamente onde deverá recortar. Uma vez feita uma parte, terá que repetir o procedimento para que assim o chaveiro esteja formado pela parte de cima e a de baixo. Coloque o tecido entre o anel do chaveiro e cole ambas partes com cola resistente. Pronto!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Trabalhos manuais econômicos, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.