Partilhar
Partilhar em:

Qual a diferença entre pedras preciosas e semipreciosas

Qual a diferença entre pedras preciosas e semipreciosas
Fonte: pedraspreciosas.forumotion.com

Atualmente os termos pedra preciosa e pedra semipreciosa já não se consideram corretos por não terem validade científica. Ou seja, uma pedra considerada semipreciosa pode valer mais que uma preciosa devido a fatores como a consistência, transparência, cor, brilho e outros, pelo que é o valor dela no mercado que dita se ela é valiosa ou não. Desta forma, para o mercado não existem pedras semipreciosas: ou são realmente preciosas e têm valor comercial, ou simplesmente são pedras vulgares e não valem nada. Para facilitar a definição deste conjunto de pedras com valor de mercado, surge o nome "gemas", que é o mais correto a utilizar. No entanto neste artigo de umComo.com.br iremos usar as designações antigas para facilitar a compreensão e, se estiver interessado em saber qual a diferença entre pedras preciosas e semipreciosas, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Quais as pedras preciosas mais caras

Pedras preciosas e semipreciosas na antiguidade

A designação de pedras preciosas e semipreciosas era usada na antiguidade para distinguir as pedras mais populares - rubi, diamante, esmeralda e safira - das outras que, apesar de serem também valorizadas, não eram tão relevantes e importantes, pedras como a opala, ametista, água-marinha e etc. Hoje em dia, tal como referido na introdução, pedras semipreciosas podem ser consideradas mais valiosas que as preciosas, sendo que não existe uma linha muito ténue que as diferencie.

Fonte: www.mariantonia.com

Classificação de pedras preciosas segundo a Gemologia

A Gemologia é um ramo da Geologia que estuda as gemas, conjunto de pedras preciosas e semipreciosas. Esta especialidade científica estabeleceu uma forma simples de diferenciar estes dois tipos de pedras muito apreciadas. Para a Gemologia, as pedras preciosas são compostas por materiais naturais orgânicos (produzidos por seres vivos, como as pérolas) ou inorgânicos (não produzidos por seres vivos). Juntamente com esses aspetos são também avaliados outros de grande importância tais como a raridade, durabilidade e beleza.

Fonte: bkdiamonds.com

Valoração de pedras semipreciosas

Algumas pedras são consideradas semipreciosas porque, apesar de serem muito belas e desejadas tal como as preciosas, são mais fáceis de encontrar. Por exemplo: há uns anos, começando nos antigos egípcios, a ametista (imagem ao lado) foi considerada uma pedra preciosa, no entanto perdeu parte do seu valor quando, no Brasil, foi encontrada uma grande concentração dela. Além disso a maioria das pedras chamadas semipreciosas são mais frágeis que as preciosas, no entanto este aspeto da diferenciação entre ambas as pedras não é linear porque a água-marinha, por exemplo, apresenta a mesma dureza que uma esmeralda.

Fonte: mestresdotarot.com.br

Exemplos de pedras preciosas e semipreciosas

Podem ser consideradas pedras preciosas o diamante, o rubi, a esmeralda, alexandrita, ametista, safira pérola, entre outros. Entre as pedras semipreciosas podemos encontrar a ágata, o topázio, a granada, aventurina, pedra da lua, hematite, jaspe, lápis-lazúli, malaquite, aquamarine e muitas outras. Porém, tal como explicado neste artigo, estas classificações variam, pois nem sempre se encontram pedras preciosas que sejam perfeitas em tamanho, peso, forma cor e reflexos, podendo acabar por algumas delas não terem tanto valor comercial quanto uma pedra semipreciosa totalmente perfeita.

Fonte: zastros.com.br

O que faz de uma gema uma pedra valiosa

Atualmente o que torna uma gema preciosa são aspetos como a raridade, a durabilidade, cor, brilhos, transparência, efeitos óticos especiais e, por fim, a modaou tendência, pois se determinada pedra está sendo muito procurada por apreciadores de gemas, ela irá valer mais que as outras. Além disso, para que uma pedra seja considerada valiosa, ela deve ter um grau de dureza maior que 6 na escala de Mohs. Também há quem diga que as pedras valiosas se distinguem pela sua beleza, no entanto esse é um conceito muito relativo porque o que uma pessoa acha bonito, outra pode não achar.

Fonte: belasimagensfranca.blogspot.pt

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre pedras preciosas e semipreciosas, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Comentários (12)

Escrever comentário sobre Qual a diferença entre pedras preciosas e semipreciosas

O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
wandda
quero saber .
Nídia do Carmo
Oi Wanda! Basta ler as indicações do texto.
A sua avaliação:
Magda Aparecida Amadio
Gostei muito deste site, Parabéns!!!
Editor umComo.com.br
Oi Magda! Que bom saber isso! Muito obrigado pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
marcio
eu achei uma pedra no sitio do meu tio queria saber q pedra pode ser...
madson
encontreiii uma pedra numa ongue que trabalho, algumas pessouas escavarao la para contruir ... e dentro desse buraco tinha uma pedra ... ela e dourada e brilhosa
Roberto
Para se ter direito sobre pedras preciosas deve-se registra-la, estou certo? Como se registram pedras preciosas e onde? Grato
ana claudia
meu filho estava brincando em um terreno que trator cavando ele achou uma perda na cor salmao como sabe se ela tem valor tem um teste obrigada
Lucelia
Bom dia. Meu marido encontrou pedras de granada de vários tamanhos, porem tamanhos menores. são lindas e brilhosas. Gostaria de saber se tem algum valor?
Ernani Tavares
Encontrei uma pedra lisa com uma cor leitosa embora seja muito pesada para o tamanho dela não é brilhosa, tentei quebrala varias vezes acabei estragando meu martelo é realmente inquebravel nem com uma lima de afiar ferramenta consegui riscala será que podem me dizer qual pedra é?
GRAZIELLE
TENHO 2 PEDRAS PEQUENINAS QUE ACHEI, E GOSTARIA DE SABER SE TEM VALOR COMERCIAL OU NÃO.
Durval Alves
Tenho varias pedras coloridas guardadas e gostaria de saber como identificar se tem valor comercial ou não

Qual a diferença entre pedras preciosas e semipreciosas
Fonte: pedraspreciosas.forumotion.com
Fonte: www.mariantonia.com
Fonte: bkdiamonds.com
Fonte: mestresdotarot.com.br
Fonte: zastros.com.br
Fonte: belasimagensfranca.blogspot.pt
1 de 6
Qual a diferença entre pedras preciosas e semipreciosas