Arte Dadá

Dadaísmo - O que é e como surgiu

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Dadaísmo - O que é e como surgiu

O Dadaísmo é um dos movimentos artísticos que surgiram no decorrer da história da arte, e este tem um feitio original e peculiar, se me permite opinar. Caso você ainda não o conheça, no decorrer do texto você entenderá o seu caráter curioso de acordo com o contexto em que surgiu.

Adianto desde já que não se sabe ao certo a origem do termo Dadaísmo, mas correm boatos que foi ao abrir uma página aleatória do dicionário que a palavra Dadá foi escolhida. Dadá, a partir do dicionário francês, significa cavalinho de madeira e a sua própria utilização marca a falta de senso do movimento, uma vez que Dadá é o que as crianças - que ainda não sabem falar corretamente - dizem ao apontar para um cavalinho de madeira. Neste artigo, umComo fala um pouco sobre este estranho movimento artístico em Dadaísmo, o que é e como surgiu.

Também lhe pode interessar: Impressionismo - O que é e como surgiu

Como e onde surgiu o Dadaísmo

Um diretor de teatro chamado Hugo Ball, em conjunto com a sua esposa decidiram abrir um café literário, cujo objetivo - além de servir cafés - era abrigar artistas exilados de guerra, e foi inaugurado no dia 1 de fevereiro de 1916. E foi neste mesmo café que surgiu o dado movimento.

Como podemos ver, esta época é bem familiar e teve grande influência em muitos movimentos artísticos, era época de Primeira Guerra Mundial, época de Europa Caótica.

Neste mesmo café, músicos e poetas se juntavam, formando um ambiente naturalmente artístico, que atraía muitos artistas. Lá se reuniam muitos artistas de diversas escolas, do Cubismo francês, Expressionismo alemão e Futurismo italiano, formando um movimento completamente diferente, inovador e contrário às normas, característica herdada do seu mais relevante progenitor, o Futurismo.

Dentre os nomes dos percursores do movimento Dadaísta nós temos como o principal, talvez líder, Tristan Tzara, o poeta, Jean Arp, Marcelo Janko, Hans Richter e Richard Huelsenbeck, e mais alguns outros. O movimento dadá pode ser difundido graças ao jornal-revista Dadá, que fez com que o movimento pudesse ser conhecido nas grandes e principais cidades do mundo, da época.

Para tentarmos entender melhor o movimento, deixo aqui um trecho duma poesia de Tristan Tzara sobre o Dadaísmo: "sou por princípio contra os manifestos, como sou também contra princípios".

Dadaísmo - O que é e como surgiu - Como e onde surgiu o Dadaísmo

Quais são as características do Dadaísmo

O movimento Dadaísta surge com a notável intenção de destruir sistemas, métodos, diretrizes, formas e códigos dentro do mundo da arte, desejo que não fica limitado somente à arte. Podemos defini-lo facilmente como o movimento dos "antis"; antiartístico, antiliterário, antipoético; questiona até mesmo a existência da arte e da beleza, segundo Tzara "A obra de arte não deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta".

Trata-se de uma ideologia completa, que adota a absoluta rejeição como forma absoluta de se viver, por mais que seja contra as formatos, ainda é uma forma de se pensar. O Futurismo e Expressionismo vão contra algumas idéias do Impressionismo e Realismo, enquanto os primeiros buscavam a beleza interna, do pensamento e da inovação, os segundos buscavam a beleza natural, que já existe e que quando um quadro é bem feito, é por que ele conseguiu captar essa beleza. Já no caso do Dadaísmo não é nem um, nem outro. A beleza eterna, única, não existe no dadaísmo, seja na natureza, pensamento ou até na estética anatômica humana.

Entre os aspectos dos quais o Dadaísmo se manifesta nós temos a espontaneidade, liberdade, contradição, a indiferença, displicência e a aleatoriedade. Além do caos acima da ordem e imperfeição frente à perfeição. É satírico e onírico, escandaloso e chocante, provocativo e absurdista. E mais alguns adjetivos.

Sobre o contexto histórico do qual o Dadaísmo surge, é como se fosse o filho não abortado da cultura européia durante a Primeira Guerra Mundial.

Veja também, em nosso artigos sobre os movimentos artísticos:

Dadaísmo - O que é e como surgiu - Quais são as características do Dadaísmo
Imagem: studyblue.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dadaísmo - O que é e como surgiu, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: studyblue.com
1 de 3
Dadaísmo - O que é e como surgiu