Partilhar

Como fazer a cor ocre

 
Por Redação umCOMO. 6 junho 2020
Como fazer a cor ocre

A cor ocre, também chamada de sienna, faz parte da gama de tons de marrom. Na verdade, ocre é o nome dado ao óxido de ferro desidratado, bem como à cor dos minerais terrosos mais amarelados, como o bismuto e o níquel.

Com a cor ocre, portanto, você consegue também obter outras tonalidades: o dourado, o ocre escuro, o ocre claro... se você se interessa por pintura artística e quer obter com precisão essas cores por meio de misturas de tintas, aqui no umCOMO vamos facilitar a sua vida. Descubra o passo a passo sobre como fazer a cor ocre!

Também lhe pode interessar: Como fazer a cor bege

Como fazer a cor ocre clara

A cor ocre clara, também chamada de limonita, é um tom mais próximo do amarelo do que qualquer outro. Por ser uma tonalidade muito clara, você deve ter bastante cuidado ao fazê-la, pois é muito fácil exagerar e acabar criando um tom muito suave:

  1. Prepare as tintas que você vai utilizar. No umCOMO, recomendamos o uso de tintas do tipo têmpera ou guache, pois são mais fáceis de manusear para obter a cor ocre.
  2. Em um prato raso, coloque 10 frações de tinta amarela, uma fração de tinta vermelha e um quarto de fração de tinta preta. É importante que essas medidas sejam bastante precisas.
  3. Misture todas essas cores com auxílio de um pincel e você obterá um tom de ocre alaranjado, puxado para o amarelado.
  4. Para transformá-lo em ocre claro, você deve colocar três frações de tinta branca e misturar com o pincel. Você também pode diluir as cores usando um pouquinho de água, se a intenção for obter tonalidades ainda mais claras.
  5. Faça uma pincelada e veja se a cor ficou com o tom que você desejava. Se quiser obter um ocre ainda mais claro, adicione um pouco mais de branco.
Como fazer a cor ocre - Como fazer a cor ocre clara

Como fazer a cor ocre escura

O ocre escuro é outra tonalidade possível dentro da gama de tons marrons. O ocre escuro costuma ter uma saturação que varia de semi-neutra a fraca, e para obter o tom exato desejado você deve ter em mãos as cores a seguir:

  1. Escolha a tinta que você vai usar (a acrílica costuma ser mais fácil de manusear) em amarelo, preto e laranja.
  2. Coloque 10 frações de tinta amarela, 1 fração de tinta preta e meai fração de tinta laranja na sua paleta.
  3. Mergulhe a ponta do pincel em água e misture as cores até obter uma tonalidade escura.

Recomendamos que você adicione o preto aos poucos, pois é muito fácil exagerar na quantidade e acabar com um tom muito escuro. Se você achar que o resultado ficou muito suave, pode adicionar um pouco mais de preto, mas sempre com cuidado. Se, pelo contrário, você achar que o resultado ficou muito escuro, você pode adicionar um pouco de branco.

Como fazer a cor ocre - Como fazer a cor ocre escura

Como fazer a cor ocre dourada

Muitos artistas plásticos usam misturas com o óxido de ferro sintético para obter um tom de ocre dourado. É uma cor que mistura marrom amarelado com amarelo cromado. Se você está se perguntando como fazer a cor ocre dourada, siga estas etapas:

  1. Recomendamos que você use aquarelas, mas você pode preparar as misturas com as tintas que preferir.
  2. Misture, em um papel ou na própria paleta, 10 frações de branco, uma fração de vermelho e meia fração de preto.
  3. Misture essas cores com o pincel.
  4. Faça uma pincelada na tela para observar a cor.
  5. Se você deseja obter um tom mais escuro, adicione mais meia fração de tinta preta, mas sempre tome muito cuidado para não exagerar.
Como fazer a cor ocre - Como fazer a cor ocre dourada

Como fazer a cor ocre carne

Essa cor foi usada notavelmente até a primeira década do século XX, como um tom de ocre natural para uso artístico. Além disso, é fundamental para obter certos tons de pele na pintura. Explicamos a seguir como fazer a cor ocre carne:

  1. Prepare as tintas que você vai usar e misture 10 frações de amarelo, uma fração de vermelho e meia fração de preto.
  2. Do outro lado da paleta ou do papel que você usar para misturar, junte uma parte do preto e uma parte do branco. Você obterá um tom de cinza médio.
  3. Agora, combine outras frações de branco com preto para criar vários tons diferentes de cinza na paleta.
  4. Coloque, do outro lado do prato ou da paleta, uma fração de vermelho carmim.
  5. Combine o ocre médio obtido anteriormente com o tom de vermelho carmim para obter uma cor laranja opaca.
  6. Obtenha vários tons de laranja mais claro ou mais escuro adicionando mais ou menos vermelho carmim.
  7. Em outra parte da paleta, combine os diferentes tons de laranja obtidos com os cinzas. Dessa forma, você poderá obter cores mais ou menos saturadas para a cor ocre carne.

Se o seu objetivo é criar tons mais realistas, é possível que você também se interesse por este artigo sobre como misturar cores.

Como fazer a cor ocre - Como fazer a cor ocre carne

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a cor ocre, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer a cor ocre
1 de 5
Como fazer a cor ocre

Voltar ao topo da página