Partilhar

Como fazer a cor amarela

 
Por Letícia Lima. 20 abril 2020
Como fazer a cor amarela

O amarelo é uma cor que pertence às chamadas cores primárias, entre as quais se encontram também o azul e o vermelho. Dentro do círculo cromático ele está em oposição ao roxo, pois ambas as cores têm a capacidade de neutralizar uma a outra.

Trata-se de uma cor cálida associada à alegria, à luz e à felicidade, motivo pelo qual é uma das cores mais usadas em pinturas e decoração. Sendo uma cor primária, não se pode consegui-la pela mescla de outras cores. No entanto, neste artigo da umCOMO ensinamos como fazer a cor amarela primária e como obter diferentes tonalidades da mesma.

Também lhe pode interessar: Como fazer a cor vermelha

Como fazer a cor amarela misturando cores

Conseguir a cor amarela misturando cores não é uma tarefa fácil; sabe-se que podemos conseguir a cor que desejamos a partir da mistura de outras cores, mas o amarelo é uma cor primária.

Por definição, as cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas através da mistura de outras cores porque são básicas; contudo, como o umCOMO gosta de desafios, vamos contar a você que cores misturar para fazer o amarelo. O resultado não será um amarelo puro, mas se você estiver em apuros e precisa criá-lo misturando cores, essa opção poderá tirar-lhe de um aperto. Vamos lá:

  1. Coloque um pouco de laranja em um recipiente que servirá de base.
  2. Adicione umas gotas de vermelho e mexa bem para integrar ambas as cores.
  3. A seguir, adicione um pouco de branco para ir clareando o tom resultante da mistura anterior. Neste passo você deve ir adicionando o branco pouco a pouco e parar quando chegar ao tom desejado.

Como falamos a princípio, conseguir a cor amarela misturando cores é impossível, mas é uma solução com a qual você conseguirá um tom similar ao desejado. Vejamos, com uma imagem, quais são as cores primárias que não podem ser obtidas a partir de misturas.

Como fazer a cor amarela - Como fazer a cor amarela misturando cores

Como fazer a cor amarela com tinta

Se você está pensando em pintar algum cômodo ou superfície da sua casa com a cor amarela, nossa recomendação é comprar a tinta amarela diretamente em uma loja e escolher o tom que mais lhe agrade. Conseguir uma cor primária misturando cores é uma missão complicada, mas se em algum momento você precisar fazer tinta amarela, deve saber que existem algumas opções com as quais conseguirá fazer um tom similar.

No umCOMO recomendamos duas formas de fazer a cor amarela com tinta:

  • Primeiro método: essa forma é mais simples e com ela você conseguirá um resultado parecido com o amarelo. Só é necessário ter tinta branca e pigmento sulfeto de cádmio. Você deve precaver-se, já que o cádmio é um elemento químico metálico, de forma que é aconselhável comprá-lo em lojas especializadas e seguir as instruções do vendedor. Para obter a cor amarela só é necessário diluir umas gotas de pigmento sulfeto de cádmio na tinta branca e misturar bem. Você pode adicionar o cádmio pouco a pouco até que consiga o tom de amarelo desejado.
  • Segundo método: essa proposta é mais arriscada, mas se você é entusiasta da pintura e gosta de misturar e experimentar com as cores, essa opção é para você. Trata-se de colocar tinta branca em um suporte ou recipiente para tinta. A seguir, adicione umas gotas de tinta verde (que não seja um verde escuro ou muito forte) no branco e mexa até conseguir uma cor similar ao amarelo. Não espere obter um resultado amarelo limão, uma vez que você só chegará perto da tonalidade desejada.

Como fazer a cor amarela em diferentes tons

Você já sabe que misturar diferentes cores para chegar ao amarelo puro não é possível, mas se você se pergunta como fazer a cor amarela em diferentes tonalidades, você pode seguir essas dicas:

Amarelo limão

Quer aprender como fazer a cor amarelo limão? Siga os passos abaixo:

  1. Em um recipiente, adicione um pouco de tinta amarela básica, isto é, amarelo primário.
  2. A seguir, adicione uma pitada de tinta branca e mexa até ficar homogêneo.
  3. É importante que você adicione a tinta branca gota a gota, pois se passar do ponto a cor não ficará nada a ver com o amarelo limão, e sim num tom pastel.

Amarelo areia

A cor amarelo calcário tem esse nome devido à cor das areias das arenas onde ocorrem as touradas na Espanha. Trata-se de uma cor muito utilizada na decoração, tanto de interiores quanto de fachadas. Conseguir essa cor não é difícil, mas você deve ser cuidadoso na hora de fazer a mistura. Mãos à obra!

  1. Coloque em um recipiente uma base de cor amarelo primário (quando falamos em base, nos referimos a cor que estará em maior quantidade na mistura).
  2. A seguir, adicione algumas gotas de cor laranja (não muito escuro) e misture bem até obter um tom homogêneo.
  3. A cor necessária a seguir é o marrom e o passo a passo é mais delicado, já que é o que dará o toque à sua mistura para obter o tom calcário, mas se você for longe demais, acabará obtendo um marrom-amarelado apagado. Comece por uma gota e misture bem. Se você achar necessário, adicione outra gota e continue misturando.
  4. Quando a mistura estiver pronta, é só adicionar algumas gotas de branco para clarear o marrom e refinar o tom.

Amarelo mostarda

Se você quer fazer uma mistura para obter um tom amarelo forte, tipo mostarda, o processo é similar ao do amarelo limão, mas deve-se adicionar a cor preta no lugar da cor branca. Sobre uma base de amarelo primário, adicione pouco a pouco a cor preta (se for gota a gota, melhor!).

O importante é misturar bem para que as duas cores se integrem. Se você não conseguir uma mistura homogênea, na hora de pintar podem sair traços de tinta preta no pincel. É melhor garantir que está bem misturado caprichando nessa parte do processo do que estragar a superfície onde você vai aplicar a cor.

Você também pode se interessar pelos seguintes artigos:

Como fazer a cor amarela - Como fazer a cor amarela em diferentes tons

Extra: tinta caseira

Se a ideia é fazer a cor amarela para usar com a criançada, você pode usar pigmentos caseiros. Neste vídeo do umCOMO explicamos como:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a cor amarela, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Como fazer a cor amarela

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer a cor amarela
1 de 3
Como fazer a cor amarela

Voltar ao topo da página