Misturar tinta

Como fazer a cor verde

Como fazer a cor verde

O verde é uma cor secundária que se obtém a partir da mistura do amarelo e azul, isto é, ao unir uma das cores quentes com uma das cores frias. Cabe destacar que esta é a cor da vegetação - grande parte das folhas que formam os vegetais apresentam diferentes tons de verde. Do ponto de vista psicológico, o verde é uma das cores mais usadas por ser considerada uma cor alegre, que denota paz e esperança. A cor, por sua vez, pode se subdividir em vários tons como, por exemplo, verde limão, verde água, verde oliva, verde menta e muitas outras. Cada uma destas combinações se dá de maneira distinta. Por isso, se você quiser aprender a fazê-las, não pode deixar de ler este artigo do umCOMO sobre como fazer a cor verde.

Também lhe pode interessar: Como misturar cores

Índice

  1. Como fazer a cor verde
  2. Como fazer cor verde claro
  3. Como fazer a cor verde escuro
  4. Como fazer a cor verde com massa de modelar

Como fazer a cor verde

São muitas as tonalidades de verde que podem ser feitas com tinta guache. Mas que cores usar para fazer a cor verde? Se você deseja executar essa tarefa, deverá contar com diferentes tons de azul e amarelo, um prato, paleta ou recipiente, além de um pincel para misturar. Quando tiver todos esses materiais, siga esses passos para fazer cor verde com guache:

  1. Coloque uma gota da cor azul e outra de amarelo no prato;
  2. Misture as duas cores com a ajuda do pincel, até obter uma mistura homogênea;
  3. Se você quiser um tom mais claro ou mais escuro, pode adicionar uma maior quantidade de amarelo ou de azul, respectivamente, até conseguir o tom que procura para sua pintura à guache.

Neste outro artigo do umCOMO te damos mais dicas sobre Como misturar cores.

Como fazer cor verde claro

Para fazer cor verde claro, você só precisa misturar um tom de azul mais claro com um tom igual de amarelo. Outra maneira de obter o verde claro é pela união de tons claros de verde diferentes, conseguindo outro tom claro, mas distinto. Isso é possível devido ao fato de que cada subtom conta com diferentes partículas de azul e amarelo que, ao serem unidas, acabam se convertendo em um novo verde.

Caso você queira clarear um tom de verde que seja muito escuro para o que precisa, você pode recorrer à cor branca. Lembre-se que esse procedimento deve ser realizado de forma gradual, já que, caso contrário, corrigi-lo ficará muito mais difícil.

Aqui te explicamos como fazer diferentes tons de verde claro:

Como fazer a cor verde limão

Para fazer a cor verde limão é necessário adicionar à mistura um pouco mais amarelo claro (você pode misturar amarelo com um pouco de branco) à cor azul.

  1. Coloque um pouco de cada tinta no prato.
  2. Misture bem com o pincel até que fique homogêneo, para assim conseguir bons resultados.
  3. Caso fique muito claro, não se obtenha de adicionar um pouco mais de azul.

Como fazer a cor verde água

O verde água ou verde azulado é resultado da mistura do verde, azul e branco. Para fazê-lo, siga os seguintes passos:

  1. Coloque um pouco de tinta verde e azul em um recipiente.
  2. Adicione um pouco de tinta branca.
  3. Misture bem até chegar no tom desejado.

Da mesma forma, há quem adicione umas gotas de amarelo cádmio para obter melhores resultados.

Como fazer cor verde menta

O verde menta é uma cor fria que se obtém a partir da mistura de um pouco de verde luminoso (claro e intenso) com azul ciano, uma tonalidade específica do azul celeste. A partir da matiz que você deseja obter, isto é, se você quer que a cor seja mais clara ou escura, dependerão as quantidades das cores que você usará. Para fazer o verde menta, siga esses passos:

  1. Adicione ao recipiente ou paleta um pouco de verde luminoso com um pouco de azul celeste ou ciano.
  2. Misture com o pincel ou espátula até obter o verde menta.
  3. Adicione mais de uma ou outra cor caso queira que o tom de menta seja um pouco mais escuro ou um pouco mais claro.

Essa cor se caracteriza por irradiar uma sensação de refrescância nos lugares onde é usada, por isso é comum utilizá-la em decoração de interiores.

Como fazer a cor verde - Como fazer cor verde claro

Como fazer a cor verde escuro

Existem várias formas de obter a cor verde escura, já que é possível fazê-la com amarelo e azul ou com um tom de verde claro e preto.

  • Para a primeira opção, você deve colocar um pouco de tinta amarela em um recipiente e ir adicionando o azul escuro em quantidades muito pequenas para não prejudicar o resultado final.
  • Outra forma de fazê-lo é adicionando ao verde claro um pouco de tinta preta. Neste caso, é importante adicionar um pouco do tom verde em um prato plástico e, por cima dele, ir adicionando pouco a pouco a tinta preta, misturando completamente antes de adicionar outra cor para ver o resultado. O procedimento deve ser feito dessa maneira, já que caso contrário o preto absorverá todas as partes de verde, tornando mais difícil obter a cor em questão.

Em qualquer um dos casos, é importante misturar bem até que se tenha uma mistura homogênea e também até que se encontre o tom de verde escuro desejado.

Como fazer a cor verde militar

Se você deseja obter o verde militar, basta adicionar uma gota de tinta vermelha a mistura de cor verde. Dessa forma, você terá uma tonalidade mais opaca, com tendência ao marrom, conseguindo um tom verde acastanhado. Lembre-se que quanto mais tinta vermelha, mais escuro se tornará o verde.

Como fazer cor verde oliva

Este tom de verde também é chamado de verde oliva standart e pode ser obtido pela mistura do amarelo primário com azul primário. Na sua ausência, também é possível obtê-lo a partir do verde com uma mínima quantidade branco ou preto. Nesta ocasião as tonalidades escuras ou claras dependerão da quantidade de branco ou preto utilizado.

Para obter essa cor, não se recomenda utilizar tons alaranjados, marrom ou roxo, pois o resultado será um cinza escuro que deixará completamente opaca a mistura do verde oliva.

Como fazer a cor verde - Como fazer a cor verde escuro

Como fazer a cor verde com massa de modelar

Para fazer massa de modelar de cor verde, você pode seguir esses passos:

  1. Misture um pouco de massinha amarela com um pouco de massinha azul.
  2. Amasse-as bem até obter o tom de verde desejado.
  3. Você também pode clarear ou escurecer uma massinha que já seja verde, adicionando um pouco de massa de modelar azul para escurecer ou um pouco de massinha amarela ou branca para clarear.

Outra forma de fazer é pintando massinha branca com corantes alimentícios de cor amarela e azul. Para isso, será necessário adicionar a mesma quantidade de gotas de cada cor.

Não deixe de conferir nosso artigo Como fazer massinha de brincar - 6 receitas fáceis para outras dicas e truques.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a cor verde, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Vídeos relacionados com Como fazer a cor verde

1 de 3
Vídeos relacionados com Como fazer a cor verde
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Lucilene Barbosa
Como faz a cor verde garrafa da Suvenil ou que se aproxima dela grata .
A sua avaliação:
adriano lopes junior
como fazer a cor verde vessie?
1 de 3
Como fazer a cor verde