Partilhar

Como fazer marrom com as cores primárias

Para aqueles que estão começando a pintar, uma das tarefas mais complicadas é a de criar cores, misturar as tintas para obter as cores e os tons desejados, mas em umComo.com.br vamos esclarecer suas dúvidas.

São muitos os principiantes que se perguntam como fazer marrom com as cores primárias, e a primeira coisa que temos que referir é que o marrom não é uma cor, pois há muitos tons de cor terra e, portanto, muitas formas diferentes de o conseguir. Agora que já sabe isto, já podemos explicar como pode conseguir este tom.

Também lhe pode interessar: Como misturar cores - todas as combinações!
Passos a seguir:
1

Como já dissemos, o marrom não é realmente uma cor, pois não faz parte do espectro da luz, mas é um nome com o qual nos referimos a uns tons parecidos, mas não a uma cor em concreto.

É por isso que deve ter em conta que tom de marrom é o que quer obter, porque dependendo desse tom deverá seguir um caminho ou outro.

2

A forma mais fácil de obter o marrom é misturar as três cores primárias. Misturando azul, amarelo e vermelho em partes iguais e, depois acrescentando branco, sairá um tom de marrom que depois pode modificar adicionando mais quantidades de cada um.

Com mais amarelo mais claro será o tom, enquanto que quanto mais vermelho ou azul, mais escuro sairá.

3

As outras formas de conseguir este tom são variações desta primeira, mas por caminhos mais regrados que proporcionam mais controle sobre a mistura.

De seguida, vamos explicar como conseguir marrom a partir do laranja e do azul. Primeiro tem que obter o laranja, para isso tem que usar o vermelho e cerca de 10% de amarelo. Com a cor que obtiver, adicione uns 5% de azul, o resultado final será um marrom que lembra o do chocolate.

Se quer mais escuro, só deverá adicionar mais azul, enquanto que se quer mais claro, deverá adicionar mais laranja.

Como fazer marrom com as cores primárias - Passo 3
4

Por último, também pode obter a cor marrom a partir da mistura de verde e vermelho, neste caso, o resultado final será o de um bonito marrom avermelhado. Como o verde não é uma das cores primárias, primeiro terá que o criar. Para o fazer deve misturar o amarelo e o azul, em quantidades iguais, de forma a que não fique nem muito escuro nem muito brilhante.

Uma vez pronto, vá adicionando vermelho, aos poucos, até que fique o tom que deseja. Pode clareá-lo ou escurecê-lo mais acrescentando mais amarelo ou mais vermelho à mistura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer marrom com as cores primárias, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como fazer marrom com as cores primárias

4 comentários
sonia
pra obter a cor terra roxa quais as misturas que devo usar na tinta branca?
A sua avaliação:
Leonardo Gouvêa Zago
Tirou minhas dúvidas = )
Editor umComo.com.br
Valeu Leonardo! Que bom que a matéria foi útil. Continue seguindo o umCOMO :)
ROMILDA GOMES RODRIGUES
Tentei fazer a cor marrom ficou cinza, que faço para ficar marrom?
roni
A mistura de todas as cores é marrom. Mas enfim, como marrom é uma cor conseguida a partir de outras cores, portanto existirá uma infinidade de marrons dependendo de sua mistura. Dica: Para ter uma cor de marrom bonita, o amarelo e o vermelho deve estar sempre presente, podendo variar a quantidade de cada uma para variar a cor e depois adicione azul ou preto aos poucos (o preto lhe dará um resultado mais rápido e visível). Brincando , se consegue cores que vai do marrom amarelado, esverdeado, avermelhado, achocolatado, cafezada...
A sua avaliação:
gaahgaha
e a mistura das cores: rosa amarelo branco azul?
roni
Dependendo do volume de cada um pode dar uma infinidade de cores, pois tecnicamente estais usando indiretamente as cores primarias (RGB) . Mas provavelmente as primeiras cores que aparecerão será direcionado para vinho, bordô, roxo e dependendo se volume de azul com amarelo for maior poderá ir para um tom de verde rosado. O principio básico para fazer cor á partir de misturas de mais de duas cores é analisar a cor resultante da mistura de duas cores primeiramente. Ex: vc citou rosa amarelo branco e azul. portanto por exemplo azul com amarelo dá verde. Azul com rosa dá cores direcionadas ao roxo, portanto se não deseja cores direcionadas para estas cores terá de evitar volumes altos das duas cores que vc não quer o resultado, ou vise versa.

1 de 2

Voltar ao topo da página