PARTILHAR

Como fazer marrom com as cores primárias

Como fazer marrom com as cores primárias

Para aqueles que estão começando a pintar, uma das tarefas mais complicadas é a de criar cores, misturar as tintas para obter as cores e os tons desejados. Algumas cores, como as secundárias, não causam tanto problema por necessitarem unicamente da mistura de 2 cores primárias para serem feitas, entretanto, são muitos os principiantes que se perguntam como fazer marrom com as cores primárias, tom que causa diversos problemas por ser bastante diverso. O marrom não é exatamente uma cor, pois há muitos tons de cor terra e, portanto, muitas formas diferentes de o conseguir, seja o castanho, marrom chocolate, marrom claro, marrom escuro e até a variedade de tons que podem ser considerados cor de pele. Se você está se aventurando nas tintas e quer saber como fazer marrom com as cores primárias, ensinamos neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Quais são as cores quentes

Como fazer marrom

A forma mais fácil de obter o marrom é misturar as três cores primárias:

  1. Misture o azul, amarelo e vermelho em partes iguais;
  2. Acrescente o branco, e verá um tom de marrom que pode ser regulado adicionando mais quantidades de cada um;
  3. Caso você tenha em casa tintas das cores preto, amarelo e vermelho, é possível fazer marrom de forma ainda mais fácil e adicionar pequenas quantidade de branco para clarear, caso necessário. Essa técnica é super valida para quem quer saber como fazer a cor marrom com tinta guache.

Se você chegou até esse artigo querendo saber como fazer a cor marrom com corante, bisnaga ou como fazer a cor marrom na pasta americana, saiba que o procedimento de mistura é o mesmo das tintas de pintura, sendo assim, não se preocupe com a diferença do material.

Quais cores formam o marrom

De forma geral, o marrom pode ser considerado um tipo de vermelho e por isso que deve ter em conta que tom de marrom é o que quer obter, porque dependendo desse tom deverá seguir um caminho ou outro. O marrom, também chamado de castanho, não é realmente uma cor, pois não faz parte do espectro da luz, mas é um nome com o qual nos referimos a uns tons parecidos, mas não a uma cor em concreto.

  • azul + amarelo + vermelho = marrom

Outras misturas de cores para dar marrom

Além das cores primárias que formam o marrom (azul, amarelo e vermelho), a vitalidade e energia do laranja somada à totalidade do preta formam o marrom, sendo que você pode ajustar o tom de marrom com as proporções entre laranja e preto e usando o branco, caso queira clarear. Outra opção é substituir o preto por azul nessa mistura de cores para dar marrom, o resultado deverá ser um marrom chocolate.

  • preto + laranja = marrom
  • preto + azul = marrom chocolate

Como fazer a cor laranja

Deu para ver que na hora de fazer tinta marrom, o laranja é uma cor bem útil. Por isso, se você mesmo quer fazer o laranja, basta misturar vermelho e amarelo.

  • vermelho + amarelo = laranja

Para tabela de mistura de cores e outras fórmulas úteis, como fazer preto, por exemplo, sugerimos consultar o artigo sobre como misturas cores.

Como fazer a cor marrom chocolate

A segunda forma possível para conseguir marrom é a partir do laranja e do azul. Primeiro você precisará ter o laranja, para isso tem que use o vermelho e cerca de 10% de amarelo. Com a cor que obtiver, adicione uns 5% de azul, o resultado final será um marrom que lembra o do chocolate.

Se você quer mais escuro, só deverá adicionar mais azul, enquanto que se quer mais claro, deverá adicionar mais laranja.

Como fazer marrom com as cores primárias - Como fazer a cor marrom chocolate

Como fazer marrom avermelhado

Também pode-se obter a cor marrom a partir da mistura de verde e vermelho, neste caso, o resultado final será o de um bonito marrom avermelhado. Como o verde não é uma das cores primárias, primeiro terá que o criar. Para o fazer deve misturar o amarelo e o azul, em quantidades iguais, de forma a que não fique nem muito escuro nem muito claro.

Uma vez pronto, vá adicionando vermelho, aos poucos, até que fique o tom que deseja. Pode clareá-lo ou escurecê-lo mais acrescentando mais amarelo ou mais vermelho à mistura.

Como fazer a cor marrom tabaco

Se você procura uma mistura de cores para dar marrom escuro estilo tabaco, ou melhor, como fazer tinta marrom escuro, já deve ter percebido neste ponto que muitas misturas acabam caindo no tom marrom. ou castanho. Para para fazer a cor marrom e atingir o tom marrom escuro, misture igualitariamente:

  • Vermelho;
  • Azul;
  • Amarelo;
  • Verde;
  • Preto.

Após a mistura, caso ainda não tenha chegado ao tom ideal desejado, adicione amarelo para clarear e preto para escurecer sua tinta.

Leitura complementar: Quais são as cores quentes

Quais são as cores primárias, secundárias e terciárias?

As cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas a partir de mistura, ou seja, são cores puras, sendo elas:

  • Vermelho;
  • Amarelo;
  • Azul.

As cores secundárias são aquelas resultantes da mistura de 2 cores primárias, sendo elas:

  • Verde: resultante da mistura de azul + amarelo;
  • Violeta: resultante da mistura de vermelho + azul;
  • Laranja: resultante da mistura de amarelo + vermelho.

As cores terciárias são aquelas resultantes da mistura de 2 cores secundárias ou de 1 cor primária com uma secundária, sendo elas:

  • Vermelho arroxeado: vermelho + roxo;
  • Vermelho alaranjado: vermelho + laranja;
  • Amarelo esverdeado: amarelo + verde;
  • Amarelo alaranjado: amarelo + laranja;
  • Azul arroxeado: azul + roxo;
  • Azul esverdeado: azul + verde.

Leia também: Quais os significados das cores

Como fazer marrom com as cores primárias - Quais são as cores primárias, secundárias e terciárias?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer marrom com as cores primárias, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Bibliografia
  • GUIMARÃES, Luciano. Cor Como Informacao-a. Annablume, 2001.
  • LACY, Marie Louise. Poder das cores no equilíbrio dos ambientes. Editora Pensamento, 2000.

Vídeos relacionados com Como fazer marrom com as cores primárias

1 de 3
Vídeos relacionados com Como fazer marrom com as cores primárias

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
ana coco
quais são as cores que origina do marrom
A sua avaliação:
mariana
Oi, tudo bom? antes de eu esse artigo eu tinha feito um trabalho que era pra fazer um relevo de massinha e na minha sala só uma pessoa tinha marrom de massinha pra eu fazer eu misture muito cores eu lembro que algumas como preto,branco,bege,rosa e muito mais. chegando no ponto eu tenho um desafio pra vc como essa cores que eu falei duvido fazer a cor marrom ser quiser usa outra cores poder mais tem que ter essa cores que falei, ai topa ou não topa? E antes que eu esqueço meu parabéns por esse artigo
sonia
pra obter a cor terra roxa quais as misturas que devo usar na tinta branca?
A sua avaliação:
Leonardo Gouvêa Zago
Tirou minhas dúvidas = )
Editor umComo.com.br
Valeu Leonardo! Que bom que a matéria foi útil. Continue seguindo o umCOMO :)
ROMILDA GOMES RODRIGUES
Tentei fazer a cor marrom ficou cinza, que faço para ficar marrom?
roni
A mistura de todas as cores é marrom. Mas enfim, como marrom é uma cor conseguida a partir de outras cores, portanto existirá uma infinidade de marrons dependendo de sua mistura. Dica: Para ter uma cor de marrom bonita, o amarelo e o vermelho deve estar sempre presente, podendo variar a quantidade de cada uma para variar a cor e depois adicione azul ou preto aos poucos (o preto lhe dará um resultado mais rápido e visível). Brincando , se consegue cores que vai do marrom amarelado, esverdeado, avermelhado, achocolatado, cafezada...
A sua avaliação:
gaahgaha
e a mistura das cores: rosa amarelo branco azul?
roni
Dependendo do volume de cada um pode dar uma infinidade de cores, pois tecnicamente estais usando indiretamente as cores primarias (RGB) . Mas provavelmente as primeiras cores que aparecerão será direcionado para vinho, bordô, roxo e dependendo se volume de azul com amarelo for maior poderá ir para um tom de verde rosado. O principio básico para fazer cor á partir de misturas de mais de duas cores é analisar a cor resultante da mistura de duas cores primeiramente. Ex: vc citou rosa amarelo branco e azul. portanto por exemplo azul com amarelo dá verde. Azul com rosa dá cores direcionadas ao roxo, portanto se não deseja cores direcionadas para estas cores terá de evitar volumes altos das duas cores que vc não quer o resultado, ou vise versa.
Como fazer marrom com as cores primárias
1 de 3
Como fazer marrom com as cores primárias

Voltar ao topo da página ↑