Partilhar

Como fazer marrom com as cores primárias

Por Sara Viega. Atualizado: 3 outubro 2018

Para aqueles que estão começando a pintar, uma das tarefas mais complicadas é a de criar cores, misturar as tintas para obter as cores e os tons desejados. Algumas cores, como as secundárias, não causam tanto problema por necessitarem unicamente da mistura de 2 cores primárias para serem feitas, entretanto, são muitos os principiantes que se perguntam como fazer marrom com as cores primárias, tom que causa diversos problemas por ser bastante diverso. O marrom não é exatamente uma cor, pois há muitos tons de cor terra e, portanto, muitas formas diferentes de o conseguir. Se você está se aventurando nas tintas e quer saber como fazer marrom com as cores primárias, ensinamos neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Quais são as cores quentes

Quais cores formam o marrom

Como já dissemos, o marrom, também chamado de castanho, não é realmente uma cor, pois não faz parte do espectro da luz, mas é um nome com o qual nos referimos a uns tons parecidos, mas não a uma cor em concreto. Se você quer saber qual mistura de cor dá marrom, saiba que, de forma geral, o marrom pode ser considerado um tipo de vermelho e por isso que deve ter em conta que tom de marrom é o que quer obter, porque dependendo desse tom deverá seguir um caminho ou outro.

A forma mais fácil de obter o marrom é misturar as três cores primárias. Misturando azul, amarelo e vermelho em partes iguais e, depois acrescentando branco, sairá um tom de marrom que depois pode modificar adicionando mais quantidades de cada um. Caso você tenha em casa tintas das cores preto, amarelo e vermelho, é possível fazer marrom de forma ainda mais fácil e adicionar pequenas quantidade de branco para clarear, caso necessário.

Se você chegou até esse artigo querendo saber como fazer a cor marrom com corante ou como fazer a cor marrom na pasta americana, saiba que o procedimento de mistura é o mesmo das tintas de pintura, sendo assim, não se preocupe com a diferença do material.

Como fazer a cor marrom com cores primárias

A forma mais simples de se obter marrom é misturando as 3 cores primárias, ou seja, azul, vermelho e amarelo, em quantidades iguais, a partir dessa mistura você obterá um marrom bastante neutro. Para adaptar a tinta ao seu gosto, basta adicionar um pouco de uma das 3 cores, quanto mais mais amarelo mais claro será o tom, enquanto que quanto mais vermelho ou azul, mais escuro sairá, além disso, quanto mais vermelho, mais quente a tonalidade, enquanto o azul deixa a cor mais fria.

As outras formas de conseguir este tom são variações desta primeira, mas por caminhos mais regrados que proporcionam mais controle sobre a mistura, afinal, todas as cores derivam das cores primárias.

Como fazer a cor marrom chocolate

A segunda forma possível de como conseguir marrom é a partir do laranja e do azul. Primeiro tem que obter o laranja, para isso tem que usar o vermelho e cerca de 10% de amarelo. Com a cor que obtiver, adicione uns 5% de azul, o resultado final será um marrom que lembra o do chocolate.

Se você quer mais escuro, só deverá adicionar mais azul, enquanto que se quer mais claro, deverá adicionar mais laranja.

Como fazer marrom com as cores primárias - Como fazer a cor marrom chocolate

Como fazer marrom avermelhado

Também pode-se obter a cor marrom a partir da mistura de verde e vermelho, neste caso, o resultado final será o de um bonito marrom avermelhado. Como o verde não é uma das cores primárias, primeiro terá que o criar. Para o fazer deve misturar o amarelo e o azul, em quantidades iguais, de forma a que não fique nem muito escuro nem muito claro.

Uma vez pronto, vá adicionando vermelho, aos poucos, até que fique o tom que deseja. Pode clareá-lo ou escurecê-lo mais acrescentando mais amarelo ou mais vermelho à mistura.

Como fazer a cor marrom tabaco

Se você procura uma mistura de cores para dar marrom escuro estilo tabaco, ou melhor, como fazer tinta marrom escuro, já deve ter percebido neste ponto que muitas misturas acabam caindo no tom marrom. Para atingir o tom marrom escuro, misture igualitariamente:

  • Vermelho;
  • Azul;
  • Amarelo;
  • Verde;
  • Preto.

Após a mistura, caso ainda não tenha chegado ao tom ideal desejado, adicione amarelo para clarear e preto para escurecer sua tinta.

Leitura complementar: Quais são as cores quentes

Quais são as cores primárias, secundárias e terciárias?

As cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas a partir de mistura, ou seja, são cores puras, sendo elas:

  • Vermelho;
  • Amarelo;
  • Azul.

As cores secundárias são aquelas resultantes da mistura de 2 cores primárias, sendo elas:

  • Verde: resultante da mistura de azul + amarelo;
  • Violeta: resultante da mistura de vermelho + azul;
  • Laranja: resultante da mistura de amarelo + vermelho.

As cores terciárias são aquelas resultantes da mistura de 2 cores secundárias ou de 1 cor primária com uma secundária, sendo elas:

  • Vermelho arroxeado: vermelho + roxo;
  • Vermelho alaranjado: vermelho + laranja;
  • Amarelo esverdeado: amarelo + verde;
  • Amarelo alaranjado: amarelo + laranja;
  • Azul arroxeado: azul + roxo;
  • Azul esverdeado: azul + verde.

Leia também: Quais os significados das cores

Como fazer marrom com as cores primárias - Quais são as cores primárias, secundárias e terciárias?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer marrom com as cores primárias, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como fazer marrom com as cores primárias

4 comentários
sonia
pra obter a cor terra roxa quais as misturas que devo usar na tinta branca?
A sua avaliação:
Leonardo Gouvêa Zago
Tirou minhas dúvidas = )
Editor umComo.com.br
Valeu Leonardo! Que bom que a matéria foi útil. Continue seguindo o umCOMO :)
ROMILDA GOMES RODRIGUES
Tentei fazer a cor marrom ficou cinza, que faço para ficar marrom?
roni
A mistura de todas as cores é marrom. Mas enfim, como marrom é uma cor conseguida a partir de outras cores, portanto existirá uma infinidade de marrons dependendo de sua mistura. Dica: Para ter uma cor de marrom bonita, o amarelo e o vermelho deve estar sempre presente, podendo variar a quantidade de cada uma para variar a cor e depois adicione azul ou preto aos poucos (o preto lhe dará um resultado mais rápido e visível). Brincando , se consegue cores que vai do marrom amarelado, esverdeado, avermelhado, achocolatado, cafezada...
A sua avaliação:
gaahgaha
e a mistura das cores: rosa amarelo branco azul?
roni
Dependendo do volume de cada um pode dar uma infinidade de cores, pois tecnicamente estais usando indiretamente as cores primarias (RGB) . Mas provavelmente as primeiras cores que aparecerão será direcionado para vinho, bordô, roxo e dependendo se volume de azul com amarelo for maior poderá ir para um tom de verde rosado. O principio básico para fazer cor á partir de misturas de mais de duas cores é analisar a cor resultante da mistura de duas cores primeiramente. Ex: vc citou rosa amarelo branco e azul. portanto por exemplo azul com amarelo dá verde. Azul com rosa dá cores direcionadas ao roxo, portanto se não deseja cores direcionadas para estas cores terá de evitar volumes altos das duas cores que vc não quer o resultado, ou vise versa.

1 de 3

Voltar ao topo da página