Partilhar

Como misturar cores - todas as combinações!

Por Sara Viega. Atualizado: 2 outubro 2018

A mistura de cores primárias (vermelho, amarelo e azul) permite-nos obter um círculo cromático muito amplo e, portanto, conseguir muitas outras tonalidades que você não tem na paleta. Não é necessário comprar todas as cores pois, misturando estas três, podemos conseguir muitas outras cores secundárias! Neste artigo de umCOMO, te explicamos como misturar cores. Continue lendo e descubra o artista dentro de você, testando e pirando essas misturas de cores e resultados!

Também lhe pode interessar: Como misturar cores de tintas

O que são as cores primárias

Antes de iniciar a explicação para você saber como misturar cores, é essencial entender que as cores primárias não podem ser obtidas através da mistura de outros tons, o que explica serem assim chamadas: as primárias são a base da criação de todos os outros tons. As cores primárias são:

  • Amarelo;
  • Azul;
  • Vermelho.

Para misturar cores de tintas ou de outros materiais como massinhas de modelas, você vai necessitar desses três tons básicos. Continue lendo para conferir as misturas e os resultados!

Para saber mais, veja quais são as cores primárias.

Misturar cores para verde

O verde consegue-se através da mistura de azul com amarelo, o ideal é que de início de misture ambas as cores igualitariamente e, após, alterar em busca do tom que deseja. Se você está buscando um verde intenso, terá de acrescentar mais amarelo e, se, por outro lado, prefere um tom pastel, adicione branco.

Tons de verde

Outra forma de criar verde é misturando diversos tons de amarelo e de azul, alterando as tintas antes de misturá-las. Você pode, por exemplo, clarear o azul usando uma tinta branca e misturar com o amarelo puro após, atingindo um tom de verde-água.

Como misturar cores - todas as combinações! - Misturar cores para verde
Fonte: Reprodução/boygirlparty

Mistura de cores para lilás, violeta ou roxo

A partir da mistura de vermelho e azul, você obterá um tom violeta, roxo ou lilás (entre alguns de muitos nomes que esta cor recebe). Com mais cor vermelha, aparecerão tons mais avermelhados ou próximos ao fúcsia, e com menos tinta vermelha predominará o azul e, com o branco, você obterá um tom mais sutil que costuma ser chamado de lilás.

Sugestão: se o que você deseja é fazer misturas de batons, confira esse artigo sobre o tema.

Como misturar cores - todas as combinações! - Mistura de cores para lilás, violeta ou roxo

Mistura de cores para rosa

Para preparar o tom rosa, adicione branco ao vermelho para diminuir assim a tonalidade. Em função da intensidade que você quiser obter, será necessário mais ou menos cor branca. Se você procura um tom mais arroxeado do que vermelho, como o pink, misture apenas um pouco de tinta azul.

Como misturar cores - todas as combinações! - Mistura de cores para rosa
Fonte: Reprodução/imgur.com

Mistura de cores para dar marrom

Se juntarmos as três cores primárias: vermelho, azul e amarelo, obtemos a cor marrom. Jogando com distintas quantidades de cada cor, podemos obter muitos tons terra diferentes.

Leitura complementar: como fazer marrom com as cores primárias.

Mistura de cores para dar cinza

Para obter a cor cinza, apenas necessitamos de diminuir o preto com o branco e, obviamente, quanto mais branco juntar, mais claro será o cinza. A mistura de cores para dar cinza escuro é a mesma, apenas deve ser adicionado menos branco.

Mistura de cores para dar laranja

Para conseguir um tom laranja, será necessário misturar vermelho com amarelo. Em função do tom que você busca, deverá adicionar mais de uma ou outra cor. Se você procura um tom mais escuro de laranja, coloque mais vermelho, entretanto, se procura um tom mais aberto, coloque mais amarelo.

Mistura de cores para dar preto

Para obter o tom mais escuro do círculo cromático, você deve usar as cores primárias - amarelo, vermelho e azul - em partes iguais. Se não estiver resultado, faça uma mistura prévia para dar azul escuro e um vermelho bem forte e vá adicionando até virar preto, a falta de precisão se dá em razão da diferença de tons entre as marcas de tinta.

Como misturar cores - todas as combinações! - Mistura de cores para dar preto

Como criar cores pastel

Se você está buscando tons pastel ou apenas baixar a intensidade de algum tom através da mistura de cores, tudo o que necessita fazer é adicionar branco à cor inicial. Desse jeito, conseguirá um tom mais claro até encontrar a que você mais gosta ou a que necessita.

Como misturar cores - todas as combinações! - Como criar cores pastel

Como balancear cores

Caso você esteja quase conseguindo atingir o tom desejado mas precisa ser uma balanceada, como clarear ou escurecer, esquentar ou esfriar a cor, veja:

  • Tons mais frios: misture um pouco de tinta azul;
  • Tons mais quentes: misture um pouco de tinta ocre;
  • Tons mais claros: misture um pouco de branco;
  • Tons mais escuros: misture um pouco de preto.[1]

Quais são as cores quentes

Cores quentes têm esse nome pois transmitem sensação de calor, não coincidentemente estão entre elas o vermelho do sangue, o laranja do fogo e o amarelo do sol.

As cores quentes estão associadas à energia, movimento e alergia, além disso, é comum que se use tons de laranja em ambientes como os de restaurantes pois abrem o apetite e deixam a experiência da refeição mais agradável.

Como misturar cores - todas as combinações! - Quais são as cores quentes

Quais são as cores frias

As cores frias são aquelas relacionadas ao frio. Como é fácil de imaginar, também ao frescor da água e da natureza e à lua, sendo elas o azul, o verde e o roxo (violeta). Além das já citadas, por vezes vezes são enquadradas na categoria "cor quente" as cores neutras como o cinza e o marrom por serem opostas às cores quentes no aspecto da sensação que passam.

As cores frias estão associadas à calma, por isso são muito utilizadas na cromoterapia, assim chamada a terapia utilizada desde Egito e Grécia antiga feita a partir do uso de padrão de cores que pode ajudar pacientes com problemas como a ansiedade e estresse. Ainda que muitos aleguem ser a cromoterapia uma enganação, existem profissionais que acreditam no seu poder e desde março de 2018 o Sistema Único de Saúde (SUS) o implantou[2].

Como misturar cores - todas as combinações! - Quais são as cores frias

Quais são as cores secundárias e terciárias

As cores secundárias são aquelas resultantes da mistura de 2 cores primárias, sendo elas:

  • Verde: resultante da mistura de azul + amarelo;
  • Violeta (roxo): : resultante da mistura de vermelho + azul;
  • Laranja: resultante da mistura de amarelo + vermelho;

As cores terciárias são aquelas resultantes da mistura de 2 cores secundárias ou de 1 cor primária com uma secundária, sendo elas:

  • Vermelho arroxeado: vermelho + roxo;
  • Vermelho alaranjado: vermelho + laranja;
  • Amarelo esverdeado: amarelo + verde;
  • Amarelo alaranjado: amarelo + laranja;
  • Azul arroxeado: azul + roxo;
  • Azul esverdeado: azul + verde.
Como misturar cores - todas as combinações! - Quais são as cores secundárias e terciárias

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como misturar cores - todas as combinações!, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Referências
  1. https://www.tintasvalle.com.br/dica/como-misturar-tintas-de-parede
  2. http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/42737-ministerio-da-saude-inclui-10-novas-praticas-integrativas-no-sus

Escrever comentário sobre Como misturar cores - todas as combinações!

24 comentários
Luiz Carlos
Tenho a cor lila´s e quero transformá-la em ocre colonial, que cores ou que cor adicionar no lilás?
jamison
tenho um painel da cor preta quero pitar pra deixar de uma cor puxado mais pro amaderado alguem pode mim da uma dica de qual cor posso estar usando desde ja grato
A sua avaliação:
lionel robson37
ainda nao li todo o artigo mas ja senti que vou gostar muito, eu sou musico e as artes pulsam em minhas veias e em toda minha alma , eu precisava mesmo encontrar um site assim que me orientasse profundamente a respeito dessa arte magica das cores , que poderei mesclar a musica que toco num futuro proximo . obrigado, forte abraço.
Rosa Maria de Castro Leal
Boa noite, por favor quero que me oriente para tingir fibra para ficar com a cor mais escura e viva ( preto ). Usei tingecor na cor preto e ficou preto aroxeado. Sei que são especialistas em tinta para parede. Obrigada
rose mary
ola, gostaria de saber se tem como fazer a cor palha virar azul claro ou medio ? ( a palha é um pouco mais claro que a cor onde escrevi meu email aqui), obrigada
A sua avaliação:
Matheus Miranda
Parabens pelo site gostei muito ajudou bastante, so tem uma cor que nao achei aqui nas lojas da cidade ,existe mistura de cores para obter vermelho profundo?(Desculpe pelo comentario anterior, meu sobrinho jogou a bola no teclado, e o sistema enviou a mensagem tudo doido. Desculpe novamente.)
Evaldo Pereira
Misturar branco com lilás qual cor ficaria?
A sua avaliação:
James
Eu queria saber a combinação de rosa e preto não acho em lugar nenhum
laura
quero deixar uma parede (corredor) que está com um tom de liláz azulado para um tom pastel, ou seja combinando com amarelo milho (sala) Obs. já tenho a tinta azulada, quero mudar o tom
claudiane
qual mistura de cor da a cor amora?

Fonte: Reprodução/boygirlparty
Fonte: Reprodução/imgur.com
1 de 9

Voltar ao topo da página