Partilhar

Como misturar cores - todas as combinações!

A mistura de cores primárias (vermelho, amarelo e azul) permite-nos obter um círculo cromático muito amplo e, portanto, conseguir muitas outras tonalidades que você não tem na paleta. Não é necessário comprar todas as cores pois, misturando estas três, podemos conseguir muitas outras cores secundárias! Neste artigo de umCOMO, te explicamos como misturar cores. Continue lendo e descubra o artista dentro de você, conferindo essas misturas de cores e resultados!

Também lhe pode interessar: Como misturar cores de tintas

Cores primárias

Antes de iniciar a explicação para você saber como misturar cores, é essencial entender que as cores primárias não podem ser obtidas através da mistura de outros tons. Isto significa que o amarelo, o azul e o vermelho nunca serão obtidos através da mistura de outros tons. É por este motivo que são chamadas de cores primárias, porque são a base da criação de todos os outros tons.

Para misturar cores de tintas ou de outros materiais, você vai necessitar desses três tons básicos. Continue lendo para conferir as misturas e os resultados!

Dica: Acesse esse artigo para saber mais sobre as cores primárias.

Misturar cores para verde

O verde consegue-se através da mistura de azul com amarelo. Se você está buscando um verde intenso, terá de acrescentar mais amarelo. Se, por outro lado, prefere um tom pastel, adicione branco.

Mistura de cores para lilás, violeta ou roxo

A partir da mistura de vermelho e azul, você obterá um tom violeta, roxo ou lilás (entre alguns de muitos nomes que esta cor recebe). Com mais cor vermelha, aparecerão tons mais avermelhados ou próximos ao fúcsia, e com menos tinta vermelha predominará o azul.

Sugestão: se o que você deseja é fazer misturas de batons, confira esse artigo sobre o tema.

Mistura de cores para rosa

Para preparar o tom rosa, adicione branco ao vermelho para diminuir assim a tonalidade. Em função da intensidade que você quiser obter, será necessário mais ou menos cor branca.

Mistura de cores para dar marrom

Se juntarmos as três cores primárias: vermelho, azul e amarelo, obtemos a cor marrom. Jogando com distintas quantidades de cada cor, podemos obter muitos tons terra diferentes.

Dica: Mais detalhe no artigo como fazer marrom com as cores primárias.

Mistura de cores para dar cinza

Para obter a cor cinza, apenas necessitamos de diminuir o preto com o branco e, obviamente, quanto mais branco juntar, mais claro será o cinza. A mistura de cores para dar cinza escuro é a mesma, apenas deve ser adicionado menos branco.

Mistura de cores para dar laranja

Para conseguir um tom laranja, será necessário misturar vermelho com amarelo. Em função do tom que você busca, deverá adicionar mais de uma ou outra cor. O vermelho deixará o tom mais escuro, enquanto que mais amarelo suaviza a tonalidade.

Mistura de cores para dar preto

Para obter o tom mais escuro do círculo cromático, você deve usar as cores primárias - amarelo, vermelho e azul - em partes iguais. Se não estiver resultado, faça uma mistura prévia para dar azul escuro e um vermelho bem forte e vá adicionando até virar preto.

Mistura de cores pastel

Se você está buscando tons pastel ou apenas baixar a intensidade de algum tom através da mistura de cores, tudo o que necessita fazer é adicionar branco à cor inicial. Desse jeito, conseguirá um tom mais claro até encontrar a que você mais gosta ou a que necessita.

Dica: Se você está buscando outro tom, deixe o seu pedido nos comentários.

Como misturar cores - todas as combinações! - Mistura de cores pastel

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como misturar cores - todas as combinações!, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como misturar cores - todas as combinações!

23 comentários
jamison
tenho um painel da cor preta quero pitar pra deixar de uma cor puxado mais pro amaderado alguem pode mim da uma dica de qual cor posso estar usando desde ja grato
A sua avaliação:
lionel robson37
ainda nao li todo o artigo mas ja senti que vou gostar muito, eu sou musico e as artes pulsam em minhas veias e em toda minha alma , eu precisava mesmo encontrar um site assim que me orientasse profundamente a respeito dessa arte magica das cores , que poderei mesclar a musica que toco num futuro proximo . obrigado, forte abraço.
Rosa Maria de Castro Leal
Boa noite, por favor quero que me oriente para tingir fibra para ficar com a cor mais escura e viva ( preto ). Usei tingecor na cor preto e ficou preto aroxeado. Sei que são especialistas em tinta para parede. Obrigada
rose mary
ola, gostaria de saber se tem como fazer a cor palha virar azul claro ou medio ? ( a palha é um pouco mais claro que a cor onde escrevi meu email aqui), obrigada
A sua avaliação:
Matheus Miranda
Parabens pelo site gostei muito ajudou bastante, so tem uma cor que nao achei aqui nas lojas da cidade ,existe mistura de cores para obter vermelho profundo?(Desculpe pelo comentario anterior, meu sobrinho jogou a bola no teclado, e o sistema enviou a mensagem tudo doido. Desculpe novamente.)
Evaldo Pereira
Misturar branco com lilás qual cor ficaria?
A sua avaliação:
James
Eu queria saber a combinação de rosa e preto não acho em lugar nenhum
laura
quero deixar uma parede (corredor) que está com um tom de liláz azulado para um tom pastel, ou seja combinando com amarelo milho (sala) Obs. já tenho a tinta azulada, quero mudar o tom
claudiane
qual mistura de cor da a cor amora?
Elma
Por favor qual mistura de cores faz chegar no tom Rosê ??? preciso com urgência

1 de 2

Voltar ao topo da página