PARTILHAR

Como misturar cores

Como misturar cores

A mistura de cores primárias (vermelho, amarelo e azul) permite-nos obter um círculo cromático muito amplo e, portanto, conseguir muitas outras tonalidades que você não tem na paleta. Não é necessário comprar todas as cores pois, misturando estas três, podemos conseguir muitas outras cores secundárias! Neste artigo de umCOMO, te explicamos como misturar cores. Continue lendo e descubra o artista dentro de você, testando e pirando nessas misturas de cores e resultados!

Também lhe pode interessar: Como misturar cores de tintas

O que são as cores primárias

Antes de iniciar a explicação para você saber como misturar cores, é essencial entender que as cores primárias não podem ser obtidas através da mistura de outros tons, o que explica serem assim chamadas: as primárias são a base da criação de todos os outros tons. Isso quer dizer que você não pode fazer amarelo misturando cores ou fazer uma mistura de cores para dar vermelho, por exemplo. As cores primárias são:

Para misturar cores de tintas ou de outros materiais como massinhas de modelas, você vai necessitar desses três tons básicos. Continue lendo para conferir as misturas e os resultados!

Para saber mais, veja quais são as cores primárias. A seguir você confere mistura de cores e resultados.

Misturar cores para verde

O verde consegue-se através da mistura de azul com amarelo, o ideal é que de início de misture ambas as cores igualitariamente e, após, alterar em busca do tom que deseja. Se você está buscando um verde intenso, terá de acrescentar mais amarelo e, se, por outro lado, prefere um tom pastel, adicione branco.

Tons de verde

Outra forma de criar verde é misturando diversos tons de amarelo e de azul, alterando as tintas antes de misturá-las. Você pode, por exemplo, clarear o azul usando uma tinta branca e misturar com o amarelo puro após, atingindo um tom de verde-água.

Como misturar cores - Misturar cores para verde
Imagem: Reprodução/boygirlparty

Como fazer a cor roxa: mistura de cores

Quais cores formam o roxo? A partir da mistura de vermelho e azul, você poderá fazer a cor violeta, roxo ou lilás (entre alguns de muitos nomes que esta cor recebe). Com mais cor vermelha, aparecerão tons mais avermelhados ou próximos ao fúcsia, e com menos tinta vermelha predominará o azul.

Como fazer a cor lilás

Com o branco, você obterá um tom mais sutil que costuma ser chamado de lilás.

Sugestão: se o que você deseja é fazer misturas de batons, confira esse artigo sobre o tema.

Como misturar cores - Como fazer a cor roxa: mistura de cores

Mistura de cores para rosa

Para preparar o tom rosa, adicione branco ao vermelho para diminuir assim a tonalidade. Em função da intensidade que você quiser obter, será necessário mais ou menos cor branca.

Como fazer a cor rosa

Se você procura um tom mais arroxeado do que vermelho, como o pink, misture apenas um pouco de tinta azul.

Verde e rosa dá que cor?

Apesar de rosa e verde ser uma combinação comum em padrões estéticos de moda e decoração, o resultado dessas cores misturadas será algo muito mais próximo de um marrom, do que um rosa esverdeado ou um verde rosado.

Como misturar cores - Mistura de cores para rosa

Mistura de cores para dar marrom

Se juntarmos as três cores primárias: vermelho, azul e amarelo, obtemos a cor marrom. Jogando com distintas quantidades de cada cor, podemos obter muitos tons terra diferentes.

Leitura complementar: Como fazer marrom com as cores primárias

Como misturar cores - Mistura de cores para dar marrom

Mistura de cores para dar cinza

Para obter a cor cinza, apenas necessitamos de diminuir o preto com o branco e, obviamente, quanto mais branco juntar, mais claro será o cinza. A mistura de cores para dar cinza escuro é a mesma, apenas deve ser adicionado menos branco.

Como misturar cores - Mistura de cores para dar cinza

Mistura de cores para dar laranja

Para conseguir um tom laranja, será necessário misturar vermelho com amarelo. Em função do tom que você busca, deverá adicionar mais de uma ou outra cor. Se você procura um tom mais escuro de laranja, coloque mais vermelho, entretanto, se procura um tom mais aberto, coloque mais amarelo.

Mistura de cores para dar preto

Para obter o tom mais escuro do círculo cromático, você deve usar as cores primárias - amarelo, vermelho e azul - em partes iguais. Se não estiver resultado, faça uma mistura prévia para dar azul escuro e um vermelho bem forte e vá adicionando até virar preto, a falta de precisão se dá em razão da diferença de tons entre as marcas de tinta.

Como misturar cores - Mistura de cores para dar preto

Como criar cores pastel

Se você está buscando tons pastel ou apenas baixar a intensidade de algum tom através da mistura de cores, tudo o que necessita fazer é adicionar branco à cor inicial. Desse jeito, conseguirá um tom mais claro até encontrar a que você mais gosta ou a que necessita. Confira também o post que explica quais são as cores neutras.

Como misturar cores - Como criar cores pastel

Como balancear cores

Caso você esteja quase conseguindo atingir o tom desejado mas precisa ser uma balanceada, como clarear ou escurecer, esquentar ou esfriar a cor, veja:

Quais são as cores quentes

Cores quentes têm esse nome pois transmitem sensação de calor, não coincidentemente estão entre elas o vermelho do sangue, o laranja do fogo e o amarelo do sol.

As cores quentes estão associadas à energia, movimento e alergia, além disso, é comum que se use tons de laranja em ambientes como os de restaurantes pois abrem o apetite e deixam a experiência da refeição mais agradável.

Como misturar cores - Quais são as cores quentes

Quais são as cores frias

As cores frias são aquelas relacionadas ao frio. Como é fácil de imaginar, também ao frescor da água e da natureza e à lua, sendo elas o azul, o verde e o roxo (violeta). Além das já citadas, por vezes vezes são enquadradas na categoria "cor quente" as cores neutras como o cinza e o marrom por serem opostas às cores quentes no aspecto da sensação que passam.

As cores frias estão associadas à calma, por isso são muito utilizadas na cromoterapia, assim chamada a terapia utilizada desde Egito e Grécia antiga feita a partir do uso de padrão de cores que pode ajudar pacientes com problemas como a ansiedade e estresse. Ainda que muitos aleguem ser a cromoterapia uma enganação, existem profissionais que acreditam no seu poder e desde março de 2018 o Sistema Único de Saúde (SUS) o implantou[2].

Como misturar cores - Quais são as cores frias

Quais são as cores secundárias e terciárias

As cores secundárias são aquelas resultantes da mistura de 2 cores primárias, sendo elas:

  • Verde: resultante da mistura de azul + amarelo;
  • Violeta (roxo): : resultante da mistura de vermelho + azul;
  • Laranja: resultante da mistura de amarelo + vermelho;

As cores terciárias são aquelas resultantes da mistura de 2 cores secundárias ou de 1 cor primária com uma secundária, sendo elas:

  • Vermelho arroxeado: vermelho + roxo;
  • Vermelho alaranjado: vermelho + laranja;
  • Amarelo esverdeado: amarelo + verde;
  • Amarelo alaranjado: amarelo + laranja;
  • Azul arroxeado: azul + roxo;
  • Azul esverdeado: azul + verde.
Como misturar cores - Quais são as cores secundárias e terciárias

Tabela de mistura de cores para obter outras cores

Se antes de misturar as cores efetivamente você gostaria de testar a ideia, existem ferramentas que permitem misturar cores online. A Pantone é uma empresa famosa pelo sistema de cores que ajuda dar nomes e códigos a cada uma delas. O site deles permite encontrar cores misturadas e descobrir o seu nome e código, de acordo com a tabela. Para testar, basta acessar o link.

Como misturar cores - Tabela de mistura de cores para obter outras cores
Imagem: Reprodução/pantone.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como misturar cores, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Referências
  1. https://www.tintasvalle.com.br/dica/como-misturar-tintas-de-parede
  2. http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/42737-ministerio-da-saude-inclui-10-novas-praticas-integrativas-no-sus

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
64 comentários
A sua avaliação:
Sônia
Como fazer a cor savana?
A sua avaliação:
Tomás Manhiça
Gostaria de saber como posso mudar rosa para cinzento escuro?
A sua avaliação:
Figueiredo Manuel Lino
Qual cor? daria na mistura de amarelo e cinza?
Ou do Cinza com Azul?
Ou do vermelho com o Cinza?
Ou do preto com o Cinza?
A sua avaliação:
MARIVANE BROSE TRETTIN
Tenho tinta rosa bem clara mas queria aproveitar pra fazer parede ou rose puxado a marron ou ate mesmo marron
A sua avaliação:
maria Eduarda Dutra Cesário da silva
como eu vou fazer o amarelo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Maria Eduarda, acreditamos que o nosso artigo sobre Como fazer a cor amarela possa te ajudar: https://artes.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-a-cor-amarela-29347.html. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Rita Paranhas
É possível pigmentar tinta esmalte a base de solvente?
A sua avaliação:
Severino Batista
Muito bom as informações e orientações fornecidas por vocês, agradecido.
A sua avaliação:
Agrecia
Que cor vou obter misturando o azul claro com o rosado.
A sua avaliação:
Nina
Como faço com a tinta bege para ficar vermelho rubi ou puxando para vermelho
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Nina, agradecemos o seu comentário. Acreditamos que o nosso texto sobre Como fazer a cor vermelha pode te ajudar: https://artes.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-a-cor-vermelha-29353.html. Esperamos que continue acompanhando os nossos artigos. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Eliane da silva arcangelo
Comprei tinta violeta Verona da coral, e um lilás claro, como escureço em casa essa tinta puxando para Ton de rosa?
A sua avaliação:
evelin
Foi muito útil pra MIM tenho uma tinta lilás em casa e precisava obter outra cor e deu tudo certo ! OBRIGADA
A sua avaliação:
Julio Hirano
A mistura do vermelho com violeta que cor faz. Seria o púrpura?
A sua avaliação:
lidiomar
se eu misturar um pouco de azul na tinta bege vira qual cor
A sua avaliação:
Vlademir
Que cor obtenho se misturar branco, azul, amarelo e vermelho?
barbara
daria um tipo de cinza
A sua avaliação:
Andreia
Quer fica ocre e violeta
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Andreia.Temos os posts explicando como fazer a cor ocre: https://artes.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-a-cor-ocre-29418.html e como fazer a cor roxa: https://artes.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-a-cor-roxa-29289.html. Espero que te ajudem!
A sua avaliação:
denilson marques ferreira
nao foi util por que nao entendi nada
A sua avaliação:
Paulo
Se eu misturar lilás com laranja que cor vou obter .... Obgd
A sua avaliação:
Vera Francischelli
Como fazer mistura de cores para conseguir a cor palha, quero pintar meu apartamento na cor palha ou na cor de areia clarinha das dunas d praia Obrigada
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Vera. Este post tem algumas tonalidades de amarelo que podem ser úteis para essa cor palha, espero que ajude: https://artes.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-a-cor-amarela-29347.html
MARIVANE BROSE TRETTIN
Tambem queria fazer uma parede de palha como obtenho essa cor no branco
A sua avaliação:
Robson Gomes
Este foi um dos artigos mais bem escritos que já li na internet. Parabéns pelo trabalho de vocês!
A sua avaliação:
Marcia
Feliz dia, quero agradecer pela explicação tão bem elaborada.
Como misturar cores
Imagem: Reprodução/boygirlparty
Imagem: Reprodução/pantone.com
1 de 12
Como misturar cores

Voltar ao topo da página ↑