Outros artesanatos

Como fazer artesanato com botões

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer artesanato com botões
Imagem: fashionbubbles.com

Fazer artesanato é uma atividade muito interessante para ocupar nossos tempos livres e que nos permite estimular a criatividade. Os materiais utilizados são inúmeros, e entre eles encontram-se os botões, que geralmente resultam em trabalhos muito coloridos. É útil fazer uso dos botões nas criações de artesanato pois desta forma estaremos dando-lhes uma nova vida, visto que nem sempre precisamos de os substituir em nossas peças de roupa. Se está curioso em relação a como fazer artesanato com botões, continue lendo este artigo umComo.com.br em que lhe damos algumas sugestões!

Vai precisar de:

  • Botões
  • Cola Branca
  • Agulha e linha
Também lhe pode interessar: Artesanato com feltro

Passos a seguir:

1

Quadro de botões. Se você possui uma grande quantidade de botões, uma maneira bem interessante de lhes dar uso é aplicá-los na criação de um quadro! A dica é, em vez de colorir as formas com pinturas, simplesmente use botões, aplicados com cola quente ou cosidos no tecido que servirá de fundo. Sem dúvida que o resultado será surpreendente, e poderá usá-lo para decorar a casa com artesanato sem gastar muito dinheiro e utilizando um material que provavelmente estava ocupando espaço sem necessidade.

Como fazer artesanato com botões - Passo 1
Imagem: baudaarteira.blogspot.pt
2

Na roupa. A maioria das peças de roupa que você tem, provavelmente levam botões em algum lugar. Eles servem para fechar ou unir duas partes, mas porque não utilizá-los como elementos decorativo? Para isso irá necessitar de uma grande quantidade de botões, e o resultado ficará mais interessante se usar de diferentes cores e formas. Procure em baús antigos de sua avô, com certeza encontrará exemplares vintage e diferente do que está habituada! Depois é só aplicá-los em volta da gola de uma camisola ou em redor do bolso de um short. Faça como a sua imaginação ditar!

Como fazer artesanato com botões - Passo 2
Imagem: fashionspill.com
3

Almofada. Você é daquelas pessoas que adora decorar a casa com almofadas? Coloca elas em todos os cômodos, em cima de sofás, sobre a cama, em cadeiras? Se a resposta é sim, provavelmente dedica muito tempo procurando modelos diferentes de almofadas para adicionar à sua coleção, por isso aqui deixamos a sugestão de fazer uma com botões! Poderá revestir apenas uma das faces totalmente ou parcialmente, formando desenhos ou não. Ao seguir esta dica, além de estar economizando, dará origem a uma almofada totalmente única e customizada, que terá muito mais valor que qualquer outra que você adquira.

Como fazer artesanato com botões - Passo 3
Imagem: decoreacao.wordpress.com
4

Decoração de chinelos. Neste artigo umComo.com.br ensinamos como fazer chinelos decorados e um dos elementos que poderá utilizar para isso são, precisamente, os botões. A técnica de aplicar botões no plástico dos chinelos é fácil mas requer alguma força, por isso recorra à ajuda de um alicate para que não se magoe e consiga realizar um trabalho sem imperfeições. Veja como ficou bonito o chinelo da imagem ao lado, e inspire-se para começar a customizar o seu próprio.

Como fazer artesanato com botões - Passo 4
Imagem: solidarium.net
5

Relógio. Botões mais pequenos e achatados poderão servir para o situar no tempo, dando origem a um relógio bem original! Para fazer um relógio de botões comece por fixar um tecido a seu gosto em um bastidor de bordado (na imagem ao lado foi utilizado estopa), em seguida corte o tecido excedente, fixe os ponteiros do relógio ao centro (pode utilizar de um relógio antigo) e cosa à mãos os botões correspondentes à posição de cada uma das horas! Pendure na parede ou deixe decorando em cima de um móvel.

Como fazer artesanato com botões - Passo 5
Imagem: pinterest.com
6

Bijuteria. Você é de tal forma fã de artesanato e de coisas feitas por você própria que até cria seus próprios acessórios de moda? Então vai adorar esta dica! Com botões é possível fazer vários artigos de bijuteria, desde colares, a anéis, passando por pulseiras e brincos. Tudo é permitido e com certeza que o resultado irá surpreender pela positiva! Para criar acessórios com botões terá apenas de ter linha ou arame, botões, algum tipo de fecho de bijuteria e criatividade.

Como fazer artesanato com botões - Passo 6
Imagem: vinteepoucasflores.blogspot.pt
7

Bolas de Natal. Decorar a casa no Natal é das atividades mais divertidas e gratificantes do ano inteiro, não concorda? No entanto renovar as decorações natalícias pode sair caro, pois a tendência é se apaixonar por todos os elementos cintilantes e coloridos típicos desta altura do ano. Sendo assim uma alternativa econômica e bem bonita é fazer decorações de Natal com botões! Na imagem ao lado temos o exemplo de decoração de uma bola de isopor, mas você também pode criar faixas para a árvore de natal e figuras com botões, colando-os uns aos outros ou em um tecido que lhes servirá de base. Veja aqui outras ideias para decorar a árvore de Natal.

Como fazer artesanato com botões - Passo 7
Imagem: blogemporiojosephina.com
8

Flores. As flores são muito bonitas e funcionam muito bem em decoração, no entanto têm um grande defeito: murcham ao fim de algum tempo. Para isso a alternativa é utilizar flores artificiais que podem ser de tecido, como é o caso do fuxico. O fuxico são flores feitas a partir de retalhos de tecidos e que no centro têm um botão, são muito versáteis e podem ser utilizadas para vários fins. São uma boa ideia para quem quer fazer artesanato com botões mas não possui muitos.

Como fazer artesanato com botões - Passo 8
Imagem: lavras24horas.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer artesanato com botões, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Marta Eugênia Coelho
Já tenho os botões.
Dolores
Adorei o artesenato com botões
Isaura Paulo
Gostei imenso da pasna. gostaria de fazer a arvore. Ja tenho os botoes. que material usou para fazerem a arvore. muito obrigada
A sua avaliação:
Maria de Fátima Vieira Sá
in love!
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Que bom que gostou :) Continue nos acompanhando!
Rita de Cassia Rocha Machado Fonseca
Lindos!!!
Sara Silva
Oi Rita, muito obrigada valeu! Continue seguindo a nossa página ;)
nery
Adorei!! Agora posso aproveitar os meus botoes do fundo do bau.
Sara Silva
Olá Nery, é isso mesmo! Esperamos que goste do resultado :)
Imagem: fashionbubbles.com
Imagem: baudaarteira.blogspot.pt
Imagem: fashionspill.com
Imagem: decoreacao.wordpress.com
Imagem: solidarium.net
Imagem: pinterest.com
Imagem: vinteepoucasflores.blogspot.pt
Imagem: blogemporiojosephina.com
Imagem: lavras24horas.com.br
1 de 9
Como fazer artesanato com botões