PARTILHAR

Como identificar um diamante bruto

Como identificar um diamante bruto

O Brasil é um país especialmente rico em gemas e pedras preciosas, o que significa que existe chance de você encontrar alguma ocasionalmente e nem ao menos perceber que se trata de uma pedra de valor. Ao contrário do que possa pensar, esses minerais preciosos não surgem naturalmente lapidados e brilhantes, o que os torna ainda mais difíceis de identificar, já que terão uma aparência que para a maioria de nós não chama a atenção. Serão necessários conhecimentos técnicos e algumas ferramentas de identificação para ter a certeza do que se tratam e seu valor comercial. Neste post do umCOMO explicamos como identificar um diamante bruto e não confundi-lo com outras pedras.

Também lhe pode interessar: Como saber se o diamante é verdadeiro

Diamante em estado natural

A palavra diamante vem do grego Adams e significa "indestrutível", referência à dureza do material. O diamante é um mineral natural dotado de uma característica que o torna inconfundível: é a pedra com maior dureza (classificação de 10 na escala de Mohs), o que a torna muito útil na indústria para a lapidação e corte e outros material com menor dureza.[1]

A extração de diamantes da natureza é, assim como qualquer outro tipo de extração mineral, responsável por diversas alterações negativas no meio ambientes, tais quais impactos físicos e químicos nas águas, solo, atmosfera, flora, fauna e topografia do terreno.[2]Ainda que o diamante seja uma pedra de alto valor comercial e útil para a indústria, é necessário que pensemos também na natureza e nas consequências negativas que a exploração mineral pode causar, evitando assim causar danos irreparáveis, sobretudo quando a exploração é realizada de forma ilegal e sem os devidos estudos que possam diminuir os danos causados.

Como identificar um diamante na natureza

Diamantes em bruto, por seu aspeto vulgar, podem ser confundidos por observadores inexperientes com zircônios cúbicos, quartzos ou moissanita, além disso, as pedras preciosas que ainda não foram lapidadas têm uma aparência bastante diferente na natureza do que estamos acostumados a observar em jóias, o que torna bastante difícil sabermos diferenciar diferentes pedras apenas a olho nu.

As características de um diamante em estado natural são: ele é opaco quando retirado da terra mas, após lavado e polido, pode revelar um brilho acinzentado.

Como identificar diamante pela reflexão da luz

Os diamantes não deixa passar a luz através dele, como corre com o vidro, em razão de sua alta dispersão luminosa de 0,0437[3]. Por esta razão faça uma pequena experiência: coloque a pedra suspeita sobre uma revista ou um outro material escrito, se as letras forem claramente refletidas na pedra, é porque não se trata de um diamante.

Outra possibilidade para saber se é diamante aquela pedra que você encontrou, caso já esteja lapidada, é fazê-la entrar em contato com luz direta e observar se há a formação de fendas de luz coloridas, originadas pela reflexão.

Como identificar um diamante bruto - Como identificar diamante pela reflexão da luz

Como saber se uma pedra é diamante com vapor

Essa forma para reconhecer um diamante é das mais simples e poderá ser feita em qualquer local sem necessidade de qualquer aparato. Pegue na pedra que você acha se tratar de um diamante e coloque-a junto à sua boca, expire para tentar embaciá-la. Um diamante verdadeiro não irá embaciar ou, se embaçar, já que o mineral possui baixo calor específico, ou seja, não tem grande capacidade de reter calor[4]. Assim que o vapor atingir o diamante, efeito demorará menos de 2 segundos para se dissipar.

Como identificar um diamante bruto - Como saber se uma pedra é diamante com vapor

Como saber se uma pedra é diamante com objetos cortantes

Partindo de ser o diamante um mineral e consequentemente um objeto de propriedades constantes[3], somado ao fato de que nada consegue riscar uma pedra do tipo, a não ser outro diamante, uma forma de identificar um diamante é tentar riscar essa pedra suspeita de diamante com algo afiado, como uma chave de fendas ou um vidro. Se não for originada qualquer marca na pedra, é porque muito provavelmente se trata de um diamante!

Para mais dicas e informações que te permitirão descobrir o grande mistérios, veja como saber se o diamante é verdadeiro.

Como saber se a pedra é uma diamante com água

Os diamantes em estado natural tem densidade de 3,52g/cm³, ou seja, muito mais pesados do que a água, substância com 0,99g/cm³. Em razão da grande densidade dessa pedra preciosa em relação à água, uma das possibilidade de teste da origem do material que você supõe ser um diamante será colocá-lo dentro de um copo com água de forma que, caso afunde, poderá ser um diamante e, caso acabe boiando, a possibilidade estará descartada.

Já que alguns outros materiais também transparentes, como o cristal de chumbo, também têm densidade bastante superior à da água[5], o teste não te trará uma certeza, mas eliminará algumas possibilidades, visto que outros materiais como o acrílico possuem densidade próxima a da água (1,19g/m³[6]) e poderão causar confusão.

Por último, a melhor forma de identificar um diamante bruto é levá-lo a um gemologista ou joalheiro. Esses profissionais terão os materiais necessários para analisar de que pedra se trata.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar um diamante bruto, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Referências
  1. DANESE, L. C.; CARLOTTO, M. B. de M. Diamante. Departamento Nacional de Produção Mineral, Agência Nacional de Mineração. Disponível em: http://www.dnpm.gov.br/dnpm/publicacoes/serie-estatisticas-e-economia-mineral/outras-publicacoes-1/5-3-diamante. Acesso em: 26/03/2020.
  2. SANTOS, L. T. S. de O; VACONCELOS, M. P.; RODRIGUES, D. da. P; NOLASCO, M; C; de JESUS, T. B. Consequências da atividade garimpeira de diamante na Bacia do rio Coisa Boa, vila de Igatu - Andaraí - BA. Revista de Biologia e Ciências da Terra, Vol 10, nº 2, 2010. Disponível em: http://joaootavio.com.br/bioterra/workspace/uploads/artigos/artigo_01_v10_n2-51561a085fabc.pdf. Acesso em: 26/03/2020.
  3. SVIZZERO, D. P. As Múltiplas Facetas do Diamante. Revista USP, São Paulo, nº 71, pp. 52-69, 2006. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13551/15369/. Acesso em: 26/03/2020.
  4. RÂMAN, C. V. The heat capacity of diamond between 0 and 1000º K. Memoir No. 103 of the Raman Research Institute, Bangalored, 1957. Disponível em: http://dspace.rri.res.in/jspui/bitstream/2289/1763/1/1957%20Proc%20Indian%20Acad%20Sci%20A%20V46%20p323-332.pdf. Acesso em: 26/03/2020.
  5. da LUZ, A. B.; COSTA, M. J. Diamante, Rochas e Minerais Industriais. Centro de Tecnologia Mineral, 2005. Disponível em: http://mineralis.cetem.gov.br/bitstream/cetem/1053/1/17.DIAMANTE.pdf. Acesso em: 26/03/2020.
  6. Acrílico, do começo ao fim. Instituto Nacional Para o Desenvolvimento do Acrílico. Disponível em: http://www.indac.org.br/arquivos/acrilico_indac.pdf. Acesso em: 26/03/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
81 comentários
A sua avaliação:
alisson
eu encotrei umas pedras bem traspartes e gostaria de saber mais sobre elas
A sua avaliação:
José Dimas Garrido
como chegar ate ai
A sua avaliação:
Clodoaldo Souza do Nascimento
Como contratar um gemolog ou geólogo em campinas aguardando resposta obrigado nclodoaldo86@gmail.com
A sua avaliação:
Audineia do nascimento Silva
Tenho muitas pedras mais não tenho condições de levar em um jemologo preciso de ajuda


A sua avaliação:
Macio Pereira Lira
tenho uma pedra,não sei se é valiosa!
queria descobrir se tem valor.
A sua avaliação:
Rosangela Pereira Tuisan
eu tenho várias pedras de todos tamanhos e cores transparentes , fosco ,pesadas , bom eu vi no canal do YouTube que o diamante corta vidro os diamantes não quebrar atoa ,ele risca, a luz na passe nele e um teste também é colocar sobre um com escrita não se aparecer é um cristal
A sua avaliação:
DELÇO MARTINS
Uma pedra preciosa encontrada em um terreno seu , a quem ele pertence ?
A sua avaliação:
Geovane Cristina
Eu achei uma grande pedra ,gostaria saber ela tem algo como diamente.
A sua avaliação:
jessyka
Tenho um sitio e encontramos varias pedras, gostaria muito de saber como descobrir se é valiosas
A sua avaliação:
Jakson
Tenho uma pedra gostaria de saber se e um diamante

A sua avaliação:
Ademi
Existem diamante em estado bruto que por beleza não tem o aspecto atrativo como este aí na inlustracao por foto e já vi fotos com muito menos atrativo ainda !Mande mais nesse sentido e fale mais sobre isso obrigado!!!
A sua avaliação:
Carlos Mendes De Araujo
Estou muito enteresado de sabe si tem Diamant com as cores do arco ires, estou querendo essa enformacao as cores do arco ires fica dentro dele. E isso.
jose francisco da silva
caro amigo achei uma pq pedra e gostaria de identificala pois
A sua avaliação:
Carlos
Eu aprendi outra forma de identificar o diamante: Molhá-lo e a água será totalmente repelida. Ele não fica molhado.
Francileiaferreira
eu achei umas pedrinhas brancas que se parecem com diamantes mais não tenho certeza se mesmo diante morrem me pedras de diamantes brutos
A sua avaliação:
Igor Silva santos
Tenho uma pedra negra e bruta com pedaços de cristais coloridos nela será que é diamante?
JOSE ANTONIO PEREIRA DE CAMPOS
Sou um leigo quanto a diamantes, contudo vou coleccionando todas as pedras que encontro com brilho. Por curiosidade adquiri um aparelho de bolso que encosto às pedras e em algumas delas, o sinal dado pelo aparelho é de ...diamante..., ou seja pela dureza chega ao topo da tabela luminescente e o aparelho a pilhas acende as luzes encarnadas e um sinal estridente apita. Será diamante?
Gil
Tenho umas pedras se você ver por fotos consegue indentificalas?
Silvânia Xavier
Tenho uma pedra ela é branca e tem umas cores de leves no fundo como saber se é uma pedra preciosa?
A sua avaliação:
Renata camargo
quero ver foto dele sujo. pois na terra tadas as pedras sao iguaiseles podem ser encardidos? como passo identificar o diamamte no cascalho? tem formato especifico?
Como identificar um diamante bruto
1 de 3
Como identificar um diamante bruto

Voltar ao topo da página ↑