Partilhar

Como identificar um diamante bruto

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como identificar um diamante bruto
Fonte: desbaratinando.com

O Brasil é um país especialmente rico em gemas e pedras preciosas, o que significa que existe chance de você encontrar algumas ocasionalmente e nem ligar. Ao contrário do que possa pensar, esses minerais preciosos não surgem naturalmente lapidados e brilhantes, o que os torna ainda mais difíceis de identificar. Serão necessários conhecimentos técnicos e algumas ferramentas de identificação para ter a certeza do que se tratam e seu valor comercial. Se você quer aprender como identificar um diamante bruto, continue lendo este artigo umComo.com.br e parta à descoberta dessa gema!

Também lhe pode interessar: Como saber se o diamante é verdadeiro
Passos a seguir:
1

Diamantes em bruto, por seu aspeto vulgar, podem ser confundidos por observadores inexperientes com zircônios cúbicos, quartzos ou moissanita.

2

No entanto o diamante é dotado de uma característica que o torna inconfundível: é a pedra com maior dureza (classificação de 10 na escala de Mohs). Isto significa que nada consegue riscar um diamante, a não ser outro diamante.

3

Desta forma você poderá tentar riscar essa pedra suspeita de diamante com algo afiado, como uma chave de fendas ou um vidro. Se não for originada qualquer marca na pedra, é porque muito provavelmente se trata de um diamante!

Como identificar um diamante bruto - Passo 3
Fonte: produto.mercadolivre.com.br
4

Fique conhecendo também as características de um diamante em bruto: ele é opaco quando retirado da terra mas, após lavado e polido, pode revelar um brilho acinzentado.

5

No entanto um diamante não deixa passar a luz através dele, como corre com o vidro. Por esta razão faça uma pequena experiência: coloque a pedra suspeita sobre uma revista ou um outro material escrito, se as letras forem claramente refletidas na pedra, é porque não se trata de um diamante.

6

Pegue na pedra que você acha se tratar de um diamante e coloque-a junto à sua boca, expire para tentar embaciá-la. Um diamante verdadeiro não irá embaciar ou, se embaciar, o efeito demorará menos de 2 segundos.

Como identificar um diamante bruto - Passo 6
Fonte: deusemaior.com.br
7

Por último, a melhor forma de identificar um diamante bruto é levá-lo a um gemologista ou joalheiro. Esses profissionais terão os materiais necessários para analisar de que pedra se trata.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar um diamante bruto, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como identificar um diamante bruto

O que lhe pareceu o artigo?
60 comentários
Jose rubens
A superfície de um diamante bruto, apresenta algumas vezes, pequenas fraturas ou cavidades triangulares, assim como estrias paralelas. Isto quando a gema for de aluvionar.
alex
Eu tenho duas pedras em casa uma perece diamante as sao branca
A sua avaliação:
welington dos santos paes
A muitos anos tenho pedra na minha residencia , pedra solta ela tem brilho interno que me incomada ( curiosidade ), me parece que algo dentro dela , como posso tirar essa duvida
jairo donato
ola bom dia faço pesquisa em subsolo trabalho com isso pedra preciosa e ouro entra em contato no email se interessa
Jose rubens
Basta levar sua gema a um laboratório de gemologia, que será certificado: como diamante ou não. Em São Paulo; IBGM, ( INSTITUTO BRASILEIRO DE GEMOLOGIA ), AV: Paulista 688, 17º andar.
eduardo rays
tenho uma mineraçao de rio .extraio areia e cascalho do fundo do rio tiete,a quantidade e variedade de cascalho q sai e mto grande .gostaria de poder identifica-lo,pois o volume e mto grande e as varedades sao mtas.c puderem me ajudar fico lhes grato.mesmo q tenha custos sem mais agradeço.gostaria q nao fosse publicado meu anuncio.
jairo donato
bom dia eduardo estou fazendo serviço para um cliente quem tem draga no rio para essa finalidade se vc interessa posso indentificar elas e combinamos ta bom muito obrigado
JOSE RUBENS
Gosto muito das gemas, exclusivamente os diamantes, este mercado fechado para os leigos, não da muita chance para os novatos. Como então certificar um diamante bruto, se caso o encontrar? Talvez, este site possa ajudar alguém que encontre uma gema preciosa. Obrigado.
jairo donato
ola rubens bom dia vc mesmo pode levar em um laboratorio de geomologia e paga a taxa de pesquisa que eles indentifica para vc e te da o papel da pesquisa
tonygiustiniani
quero aprender sobre diamantes para que eu possa comercializar, gostaria de saber os lugares de garimpos de minas gerais e demais lugares e se é permitido garimpar nestes lugares sem licença.
marcelo japones
todo garimpo tem quer ter licença do dnpm,mas no brasil,o certo e fazer e ficar quieto,tenho grandes possibilidades em coronel fabriciano mg,preciso so de apoio financeiro para poder regularizar estou precisando de parceiro pode me ligar.grato
Jose Lacasa
Les escribo desde Asunción Paraguay tengo muestras de piedras como me pueden ayudar a identificar si son Diamantes? Solamente en este lugar se encuentran estos cristales también encontré muchos fósiles y madera petrificada, espero poder contactar con alguien con experiencia, desde ya les agradezco
jose domingos borges
este ano qero dedicar com pedras e aprender lapidar e conhecer as rariedades de pedras
JOSÉ JURACI LINHARES DE LIMA
ENCONTREI UMA PEDRA TRANSPARENTE COM FOCOS DE BRILHOS, DISTINTOS, NÃO SEI AVALIAR SE E UM DIAMANTE OU PEDRA SIMILAR
João Carlos luft
tenho uma pedra que encontrei em um rio ja fiz alguns testes bem como tentar riscalo e lixa lo e nada como saber se essa pedra que encontrei é ou não um diamante

Como identificar um diamante bruto
Fonte: desbaratinando.com
Fonte: produto.mercadolivre.com.br
Fonte: deusemaior.com.br
1 de 3
Como identificar um diamante bruto

Voltar ao topo da página