menu
Partilhar

Como identificar um diamante bruto

Por Sara Silva. Atualizado: 30 março 2020
Como identificar um diamante bruto

O Brasil é um país especialmente rico em gemas e pedras preciosas, o que significa que existe chance de você encontrar alguma ocasionalmente e nem ao menos perceber que se trata de uma pedra de valor. Ao contrário do que possa pensar, esses minerais preciosos não surgem naturalmente lapidados e brilhantes, o que os torna ainda mais difíceis de identificar, já que terão uma aparência que para a maioria de nós não chama a atenção. Serão necessários conhecimentos técnicos e algumas ferramentas de identificação para ter a certeza do que se tratam e seu valor comercial. Neste post do umCOMO explicamos como identificar um diamante bruto e não confundi-lo com outras pedras.

Também lhe pode interessar: Como saber se o diamante é verdadeiro

Diamante em estado natural

A palavra diamante vem do grego Adams e significa "indestrutível", referência à dureza do material. O diamante é um mineral natural dotado de uma característica que o torna inconfundível: é a pedra com maior dureza (classificação de 10 na escala de Mohs), o que a torna muito útil na indústria para a lapidação e corte e outros material com menor dureza.[1]

A extração de diamantes da natureza é, assim como qualquer outro tipo de extração mineral, responsável por diversas alterações negativas no meio ambientes, tais quais impactos físicos e químicos nas águas, solo, atmosfera, flora, fauna e topografia do terreno.[2]Ainda que o diamante seja uma pedra de alto valor comercial e útil para a indústria, é necessário que pensemos também na natureza e nas consequências negativas que a exploração mineral pode causar, evitando assim causar danos irreparáveis, sobretudo quando a exploração é realizada de forma ilegal e sem os devidos estudos que possam diminuir os danos causados.

Como identificar um diamante na natureza

Diamantes em bruto, por seu aspeto vulgar, podem ser confundidos por observadores inexperientes com zircônios cúbicos, quartzos ou moissanita, além disso, as pedras preciosas que ainda não foram lapidadas têm uma aparência bastante diferente na natureza do que estamos acostumados a observar em jóias, o que torna bastante difícil sabermos diferenciar diferentes pedras apenas a olho nu.

As características de um diamante em estado natural são: ele é opaco quando retirado da terra mas, após lavado e polido, pode revelar um brilho acinzentado.

Como identificar diamante pela reflexão da luz

Os diamantes não deixa passar a luz através dele, como corre com o vidro, em razão de sua alta dispersão luminosa de 0,0437[3]. Por esta razão faça uma pequena experiência: coloque a pedra suspeita sobre uma revista ou um outro material escrito, se as letras forem claramente refletidas na pedra, é porque não se trata de um diamante.

Outra possibilidade para saber se é diamante aquela pedra que você encontrou, caso já esteja lapidada, é fazê-la entrar em contato com luz direta e observar se há a formação de fendas de luz coloridas, originadas pela reflexão.

Como identificar um diamante bruto - Como identificar diamante pela reflexão da luz

Como saber se uma pedra é diamante com vapor

Essa forma para reconhecer um diamante é das mais simples e poderá ser feita em qualquer local sem necessidade de qualquer aparato. Pegue na pedra que você acha se tratar de um diamante e coloque-a junto à sua boca, expire para tentar embaciá-la. Um diamante verdadeiro não irá embaciar ou, se embaçar, já que o mineral possui baixo calor específico, ou seja, não tem grande capacidade de reter calor[4]. Assim que o vapor atingir o diamante, efeito demorará menos de 2 segundos para se dissipar.

Como identificar um diamante bruto - Como saber se uma pedra é diamante com vapor

Como saber se uma pedra é diamante com objetos cortantes

Partindo de ser o diamante um mineral e consequentemente um objeto de propriedades constantes[3], somado ao fato de que nada consegue riscar uma pedra do tipo, a não ser outro diamante, uma forma de identificar um diamante é tentar riscar essa pedra suspeita de diamante com algo afiado, como uma chave de fendas ou um vidro. Se não for originada qualquer marca na pedra, é porque muito provavelmente se trata de um diamante!

Para mais dicas e informações que te permitirão descobrir o grande mistérios, veja como saber se o diamante é verdadeiro.

Como saber se a pedra é uma diamante com água

Os diamantes em estado natural tem densidade de 3,52g/cm³, ou seja, muito mais pesados do que a água, substância com 0,99g/cm³. Em razão da grande densidade dessa pedra preciosa em relação à água, uma das possibilidade de teste da origem do material que você supõe ser um diamante será colocá-lo dentro de um copo com água de forma que, caso afunde, poderá ser um diamante e, caso acabe boiando, a possibilidade estará descartada.

Já que alguns outros materiais também transparentes, como o cristal de chumbo, também têm densidade bastante superior à da água[5], o teste não te trará uma certeza, mas eliminará algumas possibilidades, visto que outros materiais como o acrílico possuem densidade próxima a da água (1,19g/m³[6]) e poderão causar confusão.

Por último, a melhor forma de identificar um diamante bruto é levá-lo a um gemologista ou joalheiro. Esses profissionais terão os materiais necessários para analisar de que pedra se trata.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar um diamante bruto, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Referências
  1. DANESE, L. C.; CARLOTTO, M. B. de M. Diamante. Departamento Nacional de Produção Mineral, Agência Nacional de Mineração. Disponível em: http://www.dnpm.gov.br/dnpm/publicacoes/serie-estatisticas-e-economia-mineral/outras-publicacoes-1/5-3-diamante. Acesso em: 26/03/2020.
  2. SANTOS, L. T. S. de O; VACONCELOS, M. P.; RODRIGUES, D. da. P; NOLASCO, M; C; de JESUS, T. B. Consequências da atividade garimpeira de diamante na Bacia do rio Coisa Boa, vila de Igatu - Andaraí - BA. Revista de Biologia e Ciências da Terra, Vol 10, nº 2, 2010. Disponível em: http://joaootavio.com.br/bioterra/workspace/uploads/artigos/artigo_01_v10_n2-51561a085fabc.pdf. Acesso em: 26/03/2020.
  3. SVIZZERO, D. P. As Múltiplas Facetas do Diamante. Revista USP, São Paulo, nº 71, pp. 52-69, 2006. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13551/15369/. Acesso em: 26/03/2020.
  4. RÂMAN, C. V. The heat capacity of diamond between 0 and 1000º K. Memoir No. 103 of the Raman Research Institute, Bangalored, 1957. Disponível em: http://dspace.rri.res.in/jspui/bitstream/2289/1763/1/1957%20Proc%20Indian%20Acad%20Sci%20A%20V46%20p323-332.pdf. Acesso em: 26/03/2020.
  5. da LUZ, A. B.; COSTA, M. J. Diamante, Rochas e Minerais Industriais. Centro de Tecnologia Mineral, 2005. Disponível em: http://mineralis.cetem.gov.br/bitstream/cetem/1053/1/17.DIAMANTE.pdf. Acesso em: 26/03/2020.
  6. Acrílico, do começo ao fim. Instituto Nacional Para o Desenvolvimento do Acrílico. Disponível em: http://www.indac.org.br/arquivos/acrilico_indac.pdf. Acesso em: 26/03/2020.

Escrever comentário

73 comentários
A sua avaliação:
jessyka
Tenho um sitio e encontramos varias pedras, gostaria muito de saber como descobrir se é valiosas
A sua avaliação:
Jakson
Tenho uma pedra gostaria de saber se e um diamante

A sua avaliação:
Ademi
Existem diamante em estado bruto que por beleza não tem o aspecto atrativo como este aí na inlustracao por foto e já vi fotos com muito menos atrativo ainda !Mande mais nesse sentido e fale mais sobre isso obrigado!!!
A sua avaliação:
Carlos Mendes De Araujo
Estou muito enteresado de sabe si tem Diamant com as cores do arco ires, estou querendo essa enformacao as cores do arco ires fica dentro dele. E isso.
jose francisco da silva
caro amigo achei uma pq pedra e gostaria de identificala pois
A sua avaliação:
Carlos
Eu aprendi outra forma de identificar o diamante: Molhá-lo e a água será totalmente repelida. Ele não fica molhado.
Francileiaferreira
eu achei umas pedrinhas brancas que se parecem com diamantes mais não tenho certeza se mesmo diante morrem me pedras de diamantes brutos
A sua avaliação:
Igor Silva santos
Tenho uma pedra negra e bruta com pedaços de cristais coloridos nela será que é diamante?
JOSE ANTONIO PEREIRA DE CAMPOS
Sou um leigo quanto a diamantes, contudo vou coleccionando todas as pedras que encontro com brilho. Por curiosidade adquiri um aparelho de bolso que encosto às pedras e em algumas delas, o sinal dado pelo aparelho é de ...diamante..., ou seja pela dureza chega ao topo da tabela luminescente e o aparelho a pilhas acende as luzes encarnadas e um sinal estridente apita. Será diamante?
Gil
Tenho umas pedras se você ver por fotos consegue indentificalas?
Silvânia Xavier
Tenho uma pedra ela é branca e tem umas cores de leves no fundo como saber se é uma pedra preciosa?
A sua avaliação:
Renata camargo
quero ver foto dele sujo. pois na terra tadas as pedras sao iguaiseles podem ser encardidos? como passo identificar o diamamte no cascalho? tem formato especifico?
Jose rubens
A superfície de um diamante bruto, apresenta algumas vezes, pequenas fraturas ou cavidades triangulares, assim como estrias paralelas. Isto quando a gema for de aluvionar.
alex
Eu tenho duas pedras em casa uma perece diamante as sao branca
A sua avaliação:
welington dos santos paes
A muitos anos tenho pedra na minha residencia , pedra solta ela tem brilho interno que me incomada ( curiosidade ), me parece que algo dentro dela , como posso tirar essa duvida
jairo donato
ola bom dia faço pesquisa em subsolo trabalho com isso pedra preciosa e ouro entra em contato no email se interessa
Jose rubens
Basta levar sua gema a um laboratório de gemologia, que será certificado: como diamante ou não. Em São Paulo; IBGM, ( INSTITUTO BRASILEIRO DE GEMOLOGIA ), AV: Paulista 688, 17º andar.
eduardo rays
tenho uma mineraçao de rio .extraio areia e cascalho do fundo do rio tiete,a quantidade e variedade de cascalho q sai e mto grande .gostaria de poder identifica-lo,pois o volume e mto grande e as varedades sao mtas.c puderem me ajudar fico lhes grato.mesmo q tenha custos sem mais agradeço.gostaria q nao fosse publicado meu anuncio.
jairo donato
bom dia eduardo estou fazendo serviço para um cliente quem tem draga no rio para essa finalidade se vc interessa posso indentificar elas e combinamos ta bom muito obrigado
JOSE RUBENS
Gosto muito das gemas, exclusivamente os diamantes, este mercado fechado para os leigos, não da muita chance para os novatos. Como então certificar um diamante bruto, se caso o encontrar? Talvez, este site possa ajudar alguém que encontre uma gema preciosa. Obrigado.
jairo donato
ola rubens bom dia vc mesmo pode levar em um laboratorio de geomologia e paga a taxa de pesquisa que eles indentifica para vc e te da o papel da pesquisa
Renata camargo
eu gostaria de saber como recinhecer ele junto com cascalho. mais detalhes sobre ele sujo de terra ou limo.
tonygiustiniani
quero aprender sobre diamantes para que eu possa comercializar, gostaria de saber os lugares de garimpos de minas gerais e demais lugares e se é permitido garimpar nestes lugares sem licença.
marcelo japones
todo garimpo tem quer ter licença do dnpm,mas no brasil,o certo e fazer e ficar quieto,tenho grandes possibilidades em coronel fabriciano mg,preciso so de apoio financeiro para poder regularizar estou precisando de parceiro pode me ligar.grato
Jose Lacasa
Les escribo desde Asunción Paraguay tengo muestras de piedras como me pueden ayudar a identificar si son Diamantes? Solamente en este lugar se encuentran estos cristales también encontré muchos fósiles y madera petrificada, espero poder contactar con alguien con experiencia, desde ya les agradezco
jose domingos borges
este ano qero dedicar com pedras e aprender lapidar e conhecer as rariedades de pedras

Como identificar um diamante bruto
1 de 3
Como identificar um diamante bruto

Voltar ao topo da página