Partilhar

Como identificar um diamante bruto

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como identificar um diamante bruto
Imagem: desbaratinando.com

O Brasil é um país especialmente rico em gemas e pedras preciosas, o que significa que existe chance de você encontrar algumas ocasionalmente e nem ligar. Ao contrário do que possa pensar, esses minerais preciosos não surgem naturalmente lapidados e brilhantes, o que os torna ainda mais difíceis de identificar. Serão necessários conhecimentos técnicos e algumas ferramentas de identificação para ter a certeza do que se tratam e seu valor comercial. Se você quer aprender como identificar um diamante bruto, continue lendo este artigo umComo.com.br e parta à descoberta dessa gema!

Também lhe pode interessar: Como saber se o diamante é verdadeiro
Passos a seguir:
1

Diamantes em bruto, por seu aspeto vulgar, podem ser confundidos por observadores inexperientes com zircônios cúbicos, quartzos ou moissanita.

2

No entanto o diamante é dotado de uma característica que o torna inconfundível: é a pedra com maior dureza (classificação de 10 na escala de Mohs). Isto significa que nada consegue riscar um diamante, a não ser outro diamante.

3

Desta forma você poderá tentar riscar essa pedra suspeita de diamante com algo afiado, como uma chave de fendas ou um vidro. Se não for originada qualquer marca na pedra, é porque muito provavelmente se trata de um diamante!

Como identificar um diamante bruto - Passo 3
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
4

Fique conhecendo também as características de um diamante em bruto: ele é opaco quando retirado da terra mas, após lavado e polido, pode revelar um brilho acinzentado.

5

No entanto um diamante não deixa passar a luz através dele, como corre com o vidro. Por esta razão faça uma pequena experiência: coloque a pedra suspeita sobre uma revista ou um outro material escrito, se as letras forem claramente refletidas na pedra, é porque não se trata de um diamante.

6

Pegue na pedra que você acha se tratar de um diamante e coloque-a junto à sua boca, expire para tentar embaciá-la. Um diamante verdadeiro não irá embaciar ou, se embaciar, o efeito demorará menos de 2 segundos.

Imagem: deusemaior.com.br
7

Por último, a melhor forma de identificar um diamante bruto é levá-lo a um gemologista ou joalheiro. Esses profissionais terão os materiais necessários para analisar de que pedra se trata.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar um diamante bruto, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como identificar um diamante bruto

68 comentários
A sua avaliação:
Carlos
Eu aprendi outra forma de identificar o diamante: Molhá-lo e a água será totalmente repelida. Ele não fica molhado.
Francileiaferreira
eu achei umas pedrinhas brancas que se parecem com diamantes mais não tenho certeza se mesmo diante morrem me pedras de diamantes brutos
A sua avaliação:
Igor Silva santos
Tenho uma pedra negra e bruta com pedaços de cristais coloridos nela será que é diamante?
JOSE ANTONIO PEREIRA DE CAMPOS
Sou um leigo quanto a diamantes, contudo vou coleccionando todas as pedras que encontro com brilho. Por curiosidade adquiri um aparelho de bolso que encosto às pedras e em algumas delas, o sinal dado pelo aparelho é de ...diamante..., ou seja pela dureza chega ao topo da tabela luminescente e o aparelho a pilhas acende as luzes encarnadas e um sinal estridente apita. Será diamante?
Gil
Tenho umas pedras se você ver por fotos consegue indentificalas?
Silvânia Xavier
Tenho uma pedra ela é branca e tem umas cores de leves no fundo como saber se é uma pedra preciosa?
A sua avaliação:
Renata camargo
quero ver foto dele sujo. pois na terra tadas as pedras sao iguaiseles podem ser encardidos? como passo identificar o diamamte no cascalho? tem formato especifico?
Jose rubens
A superfície de um diamante bruto, apresenta algumas vezes, pequenas fraturas ou cavidades triangulares, assim como estrias paralelas. Isto quando a gema for de aluvionar.
alex
Eu tenho duas pedras em casa uma perece diamante as sao branca
A sua avaliação:
welington dos santos paes
A muitos anos tenho pedra na minha residencia , pedra solta ela tem brilho interno que me incomada ( curiosidade ), me parece que algo dentro dela , como posso tirar essa duvida
jairo donato
ola bom dia faço pesquisa em subsolo trabalho com isso pedra preciosa e ouro entra em contato no email se interessa
Jose rubens
Basta levar sua gema a um laboratório de gemologia, que será certificado: como diamante ou não. Em São Paulo; IBGM, ( INSTITUTO BRASILEIRO DE GEMOLOGIA ), AV: Paulista 688, 17º andar.

Como identificar um diamante bruto
Imagem: desbaratinando.com
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
Imagem: deusemaior.com.br
1 de 3
Como identificar um diamante bruto

Voltar ao topo da página