Outros artesanatos

Como decorar caixa de mdf

Como decorar caixa de mdf
Imagem: organizandoeventos.com.br

O mdf é um material derivado da madeira com o qual, entre outras coisas, são construídas caixas. Por vezes os mdf é confundido com o mdp, no entanto tem algumas diferenças. Caixas de mdf são muito apreciadas em práticas de artesanato pois são leves e fáceis de customizar ao gosto de cada um, de forma a cumprir funções decorativas ou utilitárias. Além disso é possível aplicar nela vários tipos de materiais decorativos, como tintas e tecidos e o resultado sempre fica muito bonito. Caixas de mdf são bem fáceis de decorar graças à sua forma simples, mas pode acontecer que você esteja sem ideias. Se for esse o caso, continue lento este artigo de umComo.com.br em que lhe mostramos como decorar caixa de mdf.

Vai precisar de:

  • Lixa
  • Massa corrida para madeira ou primer
  • Cola branca
  • Tintas
  • Tecidos
  • Elementos decorativos variados
Também lhe pode interessar: Como usar pneus na decoração

Passos a seguir:

1

Pintar o mdf. Existe algum técnica na pintura do mdf de forma a conseguir um resultado homogêneo e uniforme. Em primeiro lugar comece por lixar ligeiramente a caixa, de forma a remover imperfeições e a fazer com que os produtos usados em seguida adiram melhor. Limpe com um pano úmido e, em seguida aplique massa corrida própria para madeira ou primer. Deixe secar e lixe novamente. Depois desses passos, finalmente pode aplicar a tinta própria para artesanato, com um pincel e depois com um rolinho, de forma a disfarçar as marcas do pincel.

Como decorar caixa de mdf - Passo 1
Imagem: issoaquiloalguns.blogspot.pt
2

Aplicar tecido no mdf. Comece por pintar a caixa de mdf como indicado no ponto anterior e, quando estiver seca, passe uma cama de cola branca no local onde pretende aplicar o tecido. Em seguida Coloque o tecido bem alisado para que não fiquem bolhas. Deixe secar cerca de 20 minutos e, com a ajuda de um pincel, aplique termolina leitosa sobre o tecido. Deixe secar novamente e está pronta!

Como decorar caixa de mdf - Passo 2
Imagem: dicasedecoracao.com
3

Agora que você já conhece as formas básicas de decoração de uma caixa de mdf, será mais fácil suas crias caixas customizadas. Nos pontos seguintes deixamos algumas sugestões de decoração de caixas mdf para você se inspirar e reproduzir à sua maneira. São bem fáceis e o resultado com certeza será muito bonito!

Como decorar caixa de mdf - Passo 3
Imagem: elo7.com.br
4

Fita de cetim e fita de gorgurão. Estes elementos são muito utilizados na decoração de peças de artesanato e em caixas de mdf tão um toque final muito elegante. As fitas de cetim ou de gorgurão podem ser utilizadas em redor das bordas da tampa, entrelaçadas no tecido ou ainda incluídas no topo da tampa na horizontal, vertical ou diagonal terminando com um laço.

Como decorar caixa de mdf - Passo 4
Imagem: vivianebonaventura.com.br
5

Papel rendado. Para fazer um caixa mdf bem romântica e feminina, inclua papel rendado ou, se preferir, renda em tecido. Aplique em redor da caixa como se fosse uma fita e complemente colando outros elementos como pérolas e spray de glitter. Este é um dos elementos mais acertados para fazer caixas mdf como lembrancinha de casamento.

Como decorar caixa de mdf - Passo 5
Imagem: scrapbysandra.blogspot.pt
6

Técnica de decoupage. O decoupage é uma boa alternativa ao uso do tecido e permite-lhe usar vários materiais como papel de jornal ou revista de forma a fazer uma montagem ou aplicar um guardanapo com um desenho bonito. Se quiser a sua caixa mdf mais minimalista, pode simplesmente aplicar um pormenor segundo a técnica de decoupage.

Como decorar caixa de mdf - Passo 6
Imagem: artesanatodesireemarinho.arteblog.com.br
7

Carimbo de tinta. Uma outra forma muito bonita de decorar caixas de mdf e útil para quem não tem jeito com desenho é aplicar carimbos de tinta nela. Poderá encontrar esse material em lojas de artesanato, com vários desenhos tais como flores e arabescos. Carimbos de tinta conferem um ar profissional às caixas de mdf e são uma das formas mais fáceis de as decorar. De forma a revestir a caixa de tinta de uma maneira mais criativa, poderá também usar uma esponja marinha como carimbo.

Como decorar caixa de mdf - Passo 7
Imagem: carcabin.com
8

Apliques variados. Além das ideias sugeridas nos pontos anteriores, há muitos outros elementos que pode utilizar para decorar sua caixa de mdf customizada. Para criar figuras, pode utilizar massa biscuit, massa fimo e papel machê, também pode adquirir figuras de cartão já fabricadas e prontas a pintar. As opções são muitas, basta ser criativa!

Como decorar caixa de mdf - Passo 8
Imagem: todaperfeita.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como decorar caixa de mdf, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Eliane dos Santos Moreira
boa tarde!!! por gentileza será que vc pode me dizer qual é a numeração do pincel que eu devo usar para pintar kits festas provençal,tipo bandejas em floral,arabesco,passa fitas,estrelas,porta bolos e piruliteiros??????
Elias Borges
Moderna Muito legal a sua a postagem faça uma visita no meu site.
Sara Silva
Olá Elias, obrigada pelo seu comentário!
Imagem: organizandoeventos.com.br
Imagem: issoaquiloalguns.blogspot.pt
Imagem: dicasedecoracao.com
Imagem: elo7.com.br
Imagem: vivianebonaventura.com.br
Imagem: scrapbysandra.blogspot.pt
Imagem: artesanatodesireemarinho.arteblog.com.br
Imagem: carcabin.com
Imagem: todaperfeita.com.br
1 de 9
Como decorar caixa de mdf