Partilhar

Como fazer a cor vermelha

 
Por Letícia Lima. 14 abril 2020
Como fazer a cor vermelha

A arte tem um significado e um valor distinto para cada um, mas também há elementos imprescindíveis como denominadores comuns e as cores são um deles. Combiná-las, usá-las com certa finalidade e com técnicas diferentes são alguns dos pontos chaves que os artistas precisam dominar, sendo vital dispor de todos esses pontos. Você pode comprar tintas, claro, mas sempre irá precisar criar uma cor ou tom... a inspiração é imprevisível!

Uma das cores mais usadas em todos os âmbitos de nossa vida é a cor vermelha, pois é uma cor primária na nossa capacidade de visão, isto é, nossos olhos a percebem a partir da luz como uma das cores básicas. Se você deseja saber como fazer a cor vermelha passo a passo adiantamos que, como é possível ver na imagem, ela pode ser feita com as cores primárias magenta e amarelo.

Neste artigo do umCOMO explicamos quais as cores e quantidades exatas usar para fazer a cor vermelha com diferentes tipos de tinta, em diferentes tons e com outros materiais, como massinha de modelar e corantes alimentícios.

Também lhe pode interessar: Como fazer a cor amarela

Como fazer a cor vermelha com cores primárias - é possível?

O primeiro aspecto que você deve levar em conta sobre a cor vermelha é que se trata de uma cor primária para nossa visão, de forma que existe por si só, sem traços de outras coes. Mas o que queremos dizer quando nos referimos especificamente que esta é uma cor primária para nossos olhos? Bem, o certo é começar esclarecendo que há dois grupos de cores primárias: os relacionados com nossa visão e os que estão nos pigmentos, sendo essa última classificação usada para arte com tintas e demais materiais.

Cores primárias para nossa visão (RGB)

Se nos referimos aos tons que nosso olho observa graças à incidência da luz sobre os objetos, então as cores primárias são sempre o vermelho, o verde e o azul, que em inglês são chamados respectivamente de de red, green e blue, de onde surge a sua sigla: RGB. É preciso levar em conta que essa classificação é apenas para a capacidade de visão humana, uma vez que para outros animais essas cores podem variar.

Cores primárias das tintas ou dos pigmentos (CMY)

Quando falamos das cores dos pigmentos que existem nas tintas, então as cores primárias são outras: ciano, magenta e amarelo, sendo seus nomes em inglês cyan, magenta and yellow, de onde surge a sigla CMY.

O umCOMO recomenda a leitura do nosso artigo sobre quais são as cores primárias. Existe então alguma forma de fazer a cor vermelha a partir de outras cores? A verdade é que sim, é possível, uma vez que se misturarmos a cor magenta e a cor amarela em proporções adequadas obteremos a cor vermelha, como é possível ver na imagem das cores primárias unidas.

Como fazer a cor vermelha - Como fazer a cor vermelha com cores primárias - é possível?

Como fazer a cor vermelha com guache

A tinta guache é um material solúvel em água. Além disso, voltam ao estado original se forem molhadas mesmo depois de estarem completamente secas, o que pode facilitar misturas de cores ou simplesmente uma diluição. Você tem esse material em casa e se pergunta como fazer a cor vermelha com guache? Tome nota:

Material

  • 2 gotas de guache magenta
  • 1 gota de guache amarela
  • Paleta
  • Pincel

Passos para fazer a cor vermelha com guache

  1. Na paleta, coloque 2 gotas da cor magenta, caso você tenha a versão em tubo. Se for a versão de pote use um pincel para cada cor de forma a não manchar a tinta que está guardada no frasco, e então pegue uma quantidade proporcional ao tamanho de uma ervilha para cada gota que precisar.
  2. Adicione 1 gota de cor amarela à tinta magenta.
  3. Comece a misturar as cores com o pincel até obter um tom homogêneo.
  4. Se for necessário corrigir a mistura porque o tom ficou mais próximo ao laranja do que do vermelho, adicione apenas meia gota a mais de magenta e volte a misturar. Se continuar alaranjado, adicione outra meia gota até conseguir o tom de vermelho desejado. Por outro lado, se parece que a mistura está mais para o fúcsia, é porque falta amarelo. Vá adicionando meia gota dessa cor e misturando para ver o resultado, até que você finalmente consiga obter a cor vermelha.

Lembre-se que a vantagem dessa tinta é que mesmo que ela seque por você tê-la deixado mal protegida, sempre é possível umedecê-la com um pouco de água e voltar para o estado original, como na primeira vez que você usou. Por isso, você poderá corrigir o tom de vermelho sempre que desejar.

Como fazer a cor vermelha - Como fazer a cor vermelha com guache

Como fazer tinta vermelha com bisnaga

A tinta acrílica é uma tinta solúvel em água que retêm um pouco de umidade, o que significa que depois de completamente secas não podem mais serem diluídas. O bom desse material é sua versatilidade, podendo ser utilizada em diferentes superfícies, como papel, tela, madeira e metal. Tome nota de como fazer a cor vermelha com tinta acrílica em bisnagas.

Material

  • 2 gotas de tinta acrílica magenta
  • 1 gota de tinta acrílica amarela
  • Paleta
  • Pincel

Passos para fazer tinta vermelha com bisnaga

  1. Se você tem tinta acrílica em pó, primeiro terá que preparar as cores separadamente para que tenham a textura normal de uma tinta. Neste artigo te explicamos Como fazer tinta acrílica em casa.
  2. Abra os potes ou tubos das cores que você vai usar e coloque a quantidade indicada de cada um na paleta. Lembre-se de fechar bem os potes para que a tinta que sobrar continue úmida para outras ocasiões, lembrando que se ela estiver seca não é possível diluir para recuperar, apesar de que sua base seja água. Com um pincel, misture as duas cores até conseguir um resultado homogêneo.
  3. Corrija o tom se for necessário, colocando mais amarelo ou mais magenta, tal como explicamos anteriormente.
  4. Quando conseguir a cor vermelha você já poderá começar a usá-la nas superfícies que deseja pintar.

Caso você não queira que seu trabalho artístico seque completamente e te impeça de voltar e corrigi-lo facilmente, ou até mesmo que ele se quebre com facilidade, recomendamos que o coloque em um vidro protetor, tal como é feito nas exposições artísticas.

Como fazer a cor vermelha - Como fazer tinta vermelha com bisnaga

Como fazer a cor vermelha com aquarelas

As aquarelas são as tintas a base de água mais conhecidas, uma vez que para usá-las bem é preciso adicionar água várias vezes durante o processo e, de fato, o próprio nome da tinta já nos indica essa sua peculiaridade. Além disso, se adicionarmos mais água ao tom a cor ficará mais clara e diluída; na hipótese contrária, quanto menos água usarmos mais sólida será a cor.

Material

  • 2 gotas de aquarela magenta
  • 2 gotas de aquela amarela
  • Paleta
  • Pincel
  • Um copo dágua

Passos para fazer a cor vermelha com aquarela

  1. Prepare todos os materiais e comece molhando o pincel em um pouco de água e, em seguida, aplicando-o sobre a aquarela magenta. Pegue bastante quantidade de tinta para formar duas gotas grandes.
  2. Vá pondo a aquela em uma paleta plástica.
  3. Limpe muito bem o pincel e faça o mesmo com a aquarela amarela.
  4. Misture bem as duas cores na paleta e vá ajustando a quantidade como explicamos anteriormente. Se ficar muito laranja, adicione um pouco mais de magenta; se ficar muito fúcsia, adicione mais amarelo. Busque utilizar pouca água de cada vez para que a tinta não fique muito rala.
  5. Uma vez que você tiver a cor vermelha, já pode usá-la no papel. Se você necessitar de maior quantidade de tinta ou ajustar o tom de vermelho, faça esse processo sempre na paleta para não molhar demais o papel.

Agora que você já sabe como fazer a cor vermelha com tinta de distintos tipos, sugerimos nossos artigos sobre como fazer outras cores com tintas:

Como fazer a cor vermelha em diferentes tons

Tanto se você usa a mistura de magenta com amarelo quanto se for um vermelho puro adicionado à outras cores, também é possível conseguir tons de cor vermelha variados. Aqui explicamos como fazê-los:

Como fazer cor vermelho sangue

  1. Misture a tinta vermelha com uma pequena gota de tinta preta.
  2. Se o tom ficar muito escuro, adicione mais vermelho até obter a tonalidade desejada e mais semelhante à cor do sangue: é preciso equilibrar vermelho e preto.
  3. Para pintar algum objeto com esse tom, você tem duas opções: pode primeiro fazer a mistura e depois aplicá-la ou pintar primeiro com a cor vermelha e depois adicionar o preto para obter a tonalidade sangrenta desejada no momento.

Como fazer cor vermelha forte ou escura

O método para fazer uma cor vermelho escura é muito similar ao que você deve seguir para conseguir o tom vermelho sangue: é preciso balancear e equilibrar o vermelho puro e a cor preta. Neste caso, é preciso adicionar uma quantidade ligeiramente maior de preto, mas sem perder de vista o vermelho - caso contrário você obterá um tom amarronzado.

Como fazer cor vermelho vinho

Para obter uma cor vermelho vinho, é necessário combinar o vermelho puro com uma pequena quantidade de tinta que o complemente, como o azul, de forma a escurecer a tinta de uma forma mais branda do que se você usasse preto. Realizando corretamente a mistura, você obterá um vermelho próximo ao roxo, que é o tom que costumamos observar no vinho.

Descubra mais informação sobre Quais são as cores complementares no umCOMO.

Como fazer a cor vermelha - Como fazer a cor vermelha em diferentes tons

Como fazer a cor vermelha com massa de modelar

Fazer a cor vermelha com massinha pode parecer complicado e, de fato, já existe massa de modelar em vermelho puro. Contudo, se a sua acabou ou se você quer fazer uma mesmo que não seja de um tom de vermelho puro, uma vez que a tonalidade pode variar um pouco, fazer sua própria massinha vermelha pode ser uma opção. Tome nota desses conselhos para fazer a cor vermelha com massa de modelar:

  • Pegue um pouco de massa de modelar de cor magenta, ou de um tom similar como um rosa forte ou fúcsia, e adicione pouco a pouco pedaços de massinha amarela. Vá amassando bem cada pedaço para que se integre ao máximo e, conforme for vendo o resultado, decida se você vai ou não adicionar mais amarelo. Lembre-se que se o tom estiver muito alaranjado é porque você usou amarelo demais, de forma que terá que compensar adicionando mais massinha magenta. O contrário acontece quando a massinha está mais para o fúcsia, o que leva a necessidade de adicionar mais massa de modelar amarela.
  • Outra maneira de fazer a cor vermelha com massinha é adicionando à massa de modelar branca algumas gotas de corante vermelho. Você pode usar corante alimentício (como aqueles usados para decorar sobremesas), por exemplo. O mesmo vale se você dispor de outras cores primárias (como o azul e o amarelo) com este material: adicione o corante dessa cor à massa de modelar branca.

Confira o artigo do umCOMO sobre Como fazer massinha caseira para ter mais ideias!

Como fazer a cor vermelha - Como fazer a cor vermelha com massa de modelar

Como fazer cor vermelha para bolos com corante alimentício

A culinária pode ser incluída entre as diversas áreas pertencentes à arte, de forma que também é importante conhecer como fazer a cor vermelha em distintas receitas. O sabor é fundamental na comida, mas a apresentação vem ganhando cada vez mais importância. Com certeza você alguma vez já comprovou que a expressão "comer com os olhos" é muito correta, não é mesmo?

No caso das sobremesas, uma boa apresentação é imprescindível para atrair a atenção dos clientes. Nesse sentido, fazer a cor vermelha com corante alimentício irá permitir que você adorne e desenhe receitas tão saborosas como bonitas. Dessa forma, se você se pergunta como fazer a cor vermelha para um bolo ou outra sobremesa, deve saber que o corante alimentício é a chave. Você não vai conseguir o vermelho puro a não ser que disponha do corante magenta e amarelo, mas o magenta é mais raro se comparado ao vermelho puro. Se por acaso você tiver esse dois, então poderá ir misturando, mas lembre-se que é preciso colocar mais magenta do que amarelo.

Se o que você quer é fazer a cor vermelha escura ou clara, siga esses conselhos:

  • Para fazer a cor vermelho escuro em bolos, combine gotas de corante vermelho e preto em um recipiente. Dependendo da intensidade do tom escuro que você deseja, deverá adicionar mais gotas do corante preto e, se considerar excessivo, ir compensando com o vermelho por si só. Também é possível substituir o corante preto por corante azul para alcançar um tom similar ao do vinho.
  • Para fazer a cor vermelho claro, é necessário misturar o corante vermelho com o branco. O equilíbrio dependerá do tom que você deseja obter, uma vez que quanto mais gotas brancas você adicionar, mais clara a mistura vai ser. Para abaixar a intensidade do vermelho de forma mais gradual, combine-o com corante amarelo, adicionando mais gotas dessa tonalidade, mas sem chegar a atingir a cor laranja.

Com o uso dos corantes líquidos será necessário usar um batedor manual ou uma colher para misturar as gotas das cores usadas. Por sua vez, os corantes em pó precisam ser diluídos em água para que se misturem bem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a cor vermelha, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Vídeos relacionados com Como fazer a cor vermelha

1 de 3
Vídeos relacionados com Como fazer a cor vermelha

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer a cor vermelha
1 de 6
Como fazer a cor vermelha

Voltar ao topo da página