PARTILHAR

Como consertar zíper que fica abrindo

Giselly Cristina
Por Giselly Cristina. 4 junho 2019
Como consertar zíper que fica abrindo

Quem nunca passou por isso? Você veste a calça, saia ou vestido que você mais gosta e, de repente, percebe que o zíper não fecha. E aí passa o dia inteiro torcendo para que o zíper não fique abrindo e a abertura não seja notada.

Se você quer saber como consertar zíper que fica abrindo, passo a passo e com fotos, neste artigo do umCOMO explicamos de forma rápida, eficaz e segura, como consertar zíper que não fecha para que você não tenha que passar o dia preocupado com o estado da sua roupa com aqueles truques que podem te salvar de um dia ruim. Anote!

Também lhe pode interessar: Como consertar um Zíper

Porque o zíper não fecha

Às vezes, devido ao uso excessivo ou problemas de qualidade, os zíperes são as partes que quebram mais rapidamente em uma peça de roupa. Os mais delicados são geralmente de plástico, comuns em bolsas e carteiras, enquanto os de metal, colocados em casacos ou calças, têm uma vida mais longa.

Como consertar zíper emperrado

Um erro muito comum que causa a quebra do zíper é colocar um zíper de tamanho inadequado em uma peça de muito uso. Zíperes não são medidos apenas pelo seu comprimento, mas também pelo tamanho de seus dentes e seu cursos (deslizador). Alguns zíperes simplesmente não têm uma boa proporção entre os dentes e o deslizador, que é a principal razão pela qual eles falham.

Zíper que não fecha

Os problemas mais comuns que causam a abertura de um zíper são: deslizamento dos dentes, corrida do cursor, que faz com que ele saia da linha do zíper, quebra do terminal, etc. Embora tudo pareça indicar que chegou a hora de substituí-lo, existem alguns truques para consertar um zíper que fica abrindo.

Como consertar zíper que fica abrindo - Porque o zíper não fecha

Como consertar zíper que fica abrindo

Às vezes ao tentar fechar um zíper, ele continua se abrindo com a passagem do cursor/deslizador. Isso ocorre porque há pouca aderência nos dentes e, portanto, a solução adequada é ajustar o deslizador de volta ao seu lugar.

Como consertar zíper que não fecha

  1. Pegue uma pinça ou um alicate pequeno a e aperte a base ou a boca do deslizador;
  2. Você deve apertar os dois lados dele, sem colocar muita pressão, para que não fique totalmente incapacitado.
  3. É aconselhável fazer uma pressão suave e continuar testando até que o zíper feche completamente.
Como consertar zíper que fica abrindo - Como consertar zíper que fica abrindo
Imagem: Pinterest.com

Como colocar o cursor no zíper

Quando o cursos do zíper quebrou, essa situação pode ocorrer por dois motivos: ou porque o zíper perdeu o terminal e o deslizador saiu do trilho, ou porque o zíper perdeu os dentes inferiores (ou superiores) e é por isso que o deslizador saiu completamente.

Cursor no zíper que não fecha

Em ambos os casos, a primeira coisa a fazer é colocar o deslizador em seu lugar. Para isso, você pode fazer um pequeno corte no zíper entre os dentes superiores, que te permitirá abrir um pouco a linha dos dentes. Através dessa abertura, pode-se recolocar o deslizador.

Se o zíper for enganchado, isto é, como é o caso dos casacos que o deslizador está preso a uma única linha, não é necessário fazer um corte na linha oposta. Se, por outro lado, o zíper não for enganchado, o mesmo corte que foi feito na altura dos dentes superiores deve ser feito do outro lado.

Finalmente, esses cortes deve ser costurados para que o deslizador não volte para lá e você consiga consertar o zíper que fica abrindo.

Como consertar zíper solto (terminal)

Outra razão pela qual o deslizador do zíper se desprende é porque perdeu o terminal. Nesses casos, a melhor coisa que você pode fazer é fabricar um novo. No mercado existem alguns terminais ou peças de metal que podem ser adicionados ao pé do zíper e são facilmente apertados com pinças; então, o mais aconselhável é apostar nessa opção, pois são peças muito fáceis de colocar e também muito baratas.

No entanto, você também pode fabricar seu próprio terminal. Para fazer isso, você pode pegar um pedaço de tecido grosso e costurá-lo no final do zíper, onde ele perdeu o terminal. Se for um fecho pequeno, tipo de nylon, alguns pontos de fio grosso serão suficientes para fazer o terminal e arrumar o zíper.

Como consertar zíper que fica abrindo - Como consertar zíper solto (terminal)
Imagem: makeitcoats.com

Consertar zíper emperrado

Quando o zíper está emperrado, é porque o deslizador precisa de lubrificação. Nesses casos, com a ajuda de um lápis com grafite bem afiado, pode-se arranhar a parte interna da base do deslizador, dos dois lados, o que será de grande ajuda para o mecanismo.

Se o problema é que o zíper está difícil de subir e descer, pegue uma vela e esfregue-a ao longo do zíper para fazer com que ele deslize melhor. Você também pode apostar na vaselina, um produto perfeito para lubrificação.

Sugestão: Como costurar couro

Como consertar zíper que fica abrindo - Consertar zíper emperrado
Imagem: Pinterest.

Zíper quebrado e truques para imprevistos

Vamos te mostrar a seguir algumas recomendações que você deve ter em mente caso esteja com pressa e não saiba realmente o que fazer com o zíper quebrado ou emperrado:

  • O truque do papel: Se você estiver na rua e perceber repentinamente que seu zíper se abriu sozinho quando você se sentou ou fez qualquer movimento, isso aconteceu porque a perna que para o deslizador se quebrou. Para evitar uma situação embaraçosa, pegue um pequeno pedaço de papel, levante o deslizador até o terminal superior, coloque o papel na boca do deslizador e deslize-o para baixo até que ele pare. Problema resolvido.
  • O truque da argola: às vezes, o gancho que você usa para levantar e abaixar o deslizador se quebra ou sai. Quando for impossível substituí-lo, use a argola do seu chaveiro e enrosque-a no orifício superior do deslizador, onde a fivela vai. Você também pode pegar um clipe e fazer um gancho para levantar e abaixar o zíper.

Veja também: Como costurar à mão

Como consertar zíper que fica abrindo - Zíper quebrado e truques para imprevistos
Imagem: Pinterest.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consertar zíper que fica abrindo, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Juliana
A sua dica evitou que eu levasse um shorts novo para o conserto. O zíper ficava abrindo, apertei com alicate de bico, como sugerido e ficou mara 👏🏾👏🏾👏🏾
Grata 🙏
Como consertar zíper que fica abrindo
Imagem: Pinterest.com
Imagem: makeitcoats.com
Imagem: Pinterest.
Imagem: Pinterest.
1 de 6
Como consertar zíper que fica abrindo

Voltar ao topo da página ↑