Como costurar à mão
Com o aparecimento das máquinas de costura, costurar à mão se tornou uma arte meio obsoleta. No entanto, existem coisas simples que podemos fazer usando a agulha sem aparelhos, como uma bainha, um remendo ou um aplique novo. Para quem não sabe coser, pode ser difícil fazer pontos firmes e seguros que não rebentem na primeira lavagem da peça. Esse artigo do umComo tem dicas para que consiga tratar das suas roupas sem recorrer à costureira, usando apenas a linha, a agulha e as mãos. Continue lendo para saber como costurar à mão.
Vai precisar de:
- Linha
- Agulha
- Dedal
- Tecido
- Giz ou lápis branco
Passos a seguir:
Para costurar à mão, o primeiro passo é escolher a agulha certa. Tenha atenção ao tipo de tecido que quer coser - se for muito grosso, você vai precisar de uma agulha maior para conseguir perfurar o material e não quebrar o utensílio. Para tecidos finos, opere com uma agulha menor para que o furo não danifique o tecido.
Coloque o tecido desvirado (do avesso) numa superfície plana e marque a costura com um pouco de giz ou lápis branco.
Pegue num pedaço longo de linha e passe-a pela agulha. Se tiver dificuldade, umedeça a ponta da linha com os lábios para que passe no orifício mais facilmente. Esta técnica une os fios desfiados e facilita o processo.
Puxe a linha até que a agulha fique no centro. Una as duas pontas e dê um nó simples para tecidos fininhos e dois nós para tecidos mais grossos. Isso vai impedir que o nó atravesse o tecido, tornando todo o processo inútil e abrindo buracos no material.
Corte a linha em excesso abaixo do nó.
Comece na extremidade da marca a giz ou lápis branco. Insira a agulha no tecido, dê uma puxadinha até sentir a linha parar no nó. Dê uma pequena distância e volte a perfurar o tecido, agora no sentido inverso. Volte a puxar a linha até sentir resistência.
O seu primeiro ponto está feito!
Repita os passos anteriores, sempre seguindo a marcação e garantindo que a distância entre pontos é a mesma.
Por último, perfure o lado visível do tecido para que o nó fique na parte invisível. A agulha e a linha devem estar do lado desvirado do tecido, não sendo visíveis quando usar a peça.
Dê um nó na extremidade da linha e garanta que fica bem justinho ao tecido, para não alargar os pontos.
O ponto que acabou de fazer é o ponto alinhavado. É tipo de costura mais indicado para iniciantes. No entanto, existem outros tipos que pode praticar:
- Ponto zig-zag: este ponto parece um zig-zag, sendo feito da mesma maneira que o alinhavado mas criando oscilações para cima e para baixo.
- Ponto corrido: o ponto corrido tem um espaçamento menor entre as linhas tracejadas.
- Ponto luva: o ponto luva é usado para segurar bordas de tecidos que desfiam. São feitos na diagonal e têm espaçamento curto e equidistante.
Dicas
- Use um dedal para se proteger de picadas de agulha.
- Para uma costura discreta, prefira usar linha do mesmo tom do tecido.
- Para uma costura evidente, use uma linha que contraste com a cor do tecido.
- Não use agulhas enferrujadas.
- Guarde o seu material num sítio prático e bonito. Visite este artigo para descobrir como fazer uma caixa de costura.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como costurar à mão, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.