Partilhar

Como fazer um vestido tomara que caia

Por Aline Rizzato. Atualizado: 14 dezembro 2018
Como fazer um vestido tomara que caia

Vestidos em geral são peças fundamentais no guarda roupas de qualquer mulher. Eles revelam a feminilidade e deixam qualquer mulher ainda mais linda. Principalmente os chamados tomara que caia, que permitem deixar os ombros e as costas à mostra, transmitem auto confiança além de serem super elegantes. Para que você não gaste fortunas com um vestido tomara que caia e precise levar para alguma costureira depois, esse artigo irá ensinar como fazer um exatamente do seu tamanho e com o tecido que preferir. Continue lendo e descubra como fazer um vestido tomara que caia.

Também lhe pode interessar: Como consertar zíper que fica abrindo
Passos a seguir:
1

Escolha o tecido que preferir, caso este seja o seu primeiro feito a mão, prefira tecidos mais leves como malha, renda ou cetim. A cor também fica a seu critério, se for para usar durante o dia, prefira cores claras como rosa, verde, azul ou amarelo claro ou se for para usá-lo a noite pode apostar em vermelho, preto ou marrom.

Compre pelo menos 3 metros de tecido para que caso haja algum erro com o corte, você não precisa correr na loja para comprar mais. É importante sempre ter tecido reserva.

2

Você pode escolher duas formas de fazer o seu vestido: mais justo ao corpo ou mais simples. Caso prefira a segunda opção basta medir o tecido dobrado ao meio do seu busto até o comprimento que desejar e depois costurar ou é possível localizar, marcando o centro do seu vestido para formar uma cintura mais caída, ou seja, mais descida.

Se você escolheu a primeira opção, é só continuar segundo as nossas dicas.

3

Para fazer um vestido tomara que caia mais estruturado, primeiro verifique a largura do seu peito, acima da sua cintura e depois basta medir a altura que fique melhor em seu corpo para essa parte. Este tecido irá cobrir a sua parte superior.

Depois de organizar todas as medidas, corte o tecido mas não se esqueça de deixar pelo menos 4 dedos de sobra para costurar a barra.

4

Agora você pode começar a decidir o tamanho do seu vestido tomara que caia. Acima do joelho, abaixo ou até os pés. Essa escolha é muito versátil, não depende do horário que irá sair. Todos os tamanhos estão na moda e podem ser usados a qualquer hora do dia ou da noite.

É indicado que utilize algum outro vestido para ser o molde ou guia desse novo. Use o vestido antigo para não fugir do seu tamanho e não se esqueça que a parte de cima que foi preparada deve ser exatamente do mesmo tamanho que a parte de baixo. Para que vestido dê certo, as medidas devem bater.

5

Marque o molde com um giz e corte o tecido deixando a sobra de 4 dedos para as bainhas. Repita o mesmo processo na parte de trás e prenda bem as partes com alfinetes. Cuidado! Não deixe escapar.

Por fim, é só costurar na mão ou na máquina de costura a parte da frente e a parte de trás da saia do tomara que caia e a lateral da parte de cima formando uma espécie de tubo, o famoso vestido tubinho. Para finalizar é só costurar a parte da blusa com a parte da saia que o seu vestido tomara que caia está pronto para ser usado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um vestido tomara que caia, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como fazer um vestido tomara que caia

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
fatima
Adorei as dicas...vou tentar fazer o meu vestido longo que tanto quero...se der certo...volto para dizer como ficou
Editor umComo.com.br
Oi Fatima! Ficamos aguardando pelo seu feedback! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)

Como fazer um vestido tomara que caia
Como fazer um vestido tomara que caia

Voltar ao topo da página