Partilhar

Como fazer a cor bege

 
Por Ketlyn Araujo. 25 junho 2020
Como fazer a cor bege

A enorme quantidade de cores presentes no círculo cromático nos permite diferenciar tons que, a olho nu, são muito parecidos entre si, mas são constituídos de diferentes matizes. Ter em mãos todos esses tipos de cores é essencial para que artistas de diferentes áreas possam criar suas obras com a maior oferta possível de opções: só assim eles poderão representar com precisão aquilo que escolherem criar.

As cores básicas são mais simples de diferenciar e elaborar, por serem mais conhecidas, mas há outros tons, mais específicos, que resultam da mistura entre cores primárias e secundárias. Entre eles está o bege, uma cor bem específica que permite várias opções para ser criada. Se você quer saber como fazer a cor bege, conhecer as misturas necessárias para obtê-la e o passo a passo para fazê-las, siga lendo este artigo prático do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como fazer a cor cinza

Mistura de cores para dar bege

Em alguns lugares a cor bege também é conhecida como cor creme, mas há pessoas que consideram essas duas cores como distintas. Com relação às tintas utilizadas para obter esse tom, podemos lançar mão de diferentes matizes, mas são duas as misturas mais comuns.

Cores bege

Se você deseja saber como obter a cor creme, tenha em mente quais cores você deve misturar para fazer a cor bege ou creme:

  • A primeira mistura consiste em usar uma tinta no tom branco puríssimo como base, e adicionar apenas uma gota de tinta amarela a ela. O tom amarelado serve para transformar a base branca em um tom de bege ou creme. Essa cor pode variar facilmente de acordo com a mistura, e o ideal é você ir dosando amarelo e branco até que você obtenha o tom de bege que deseja.
  • O segundo caminho que você pode seguir para criar a cor bege é usar a tinta branca como base e adicionar dois outros tons em pequenas quantidades, sendo eles o amarelo claro e o marrom café. Esse último formará um tom diferente ao obtido com a mistura anterior, mas que também entra na escala de tons creme.

Como fazer a cor bege com tinta guache

Entre as diferentes tintas com as quais você pode criar a cor bege estão as tintas tipo tempera guache. Siga os passos para fazer a cor bege com tinta guache:

  1. Em todas as opções de misturas de cores usadas para criar essa cor você vai precisar de uma base de tinta branca.
  2. A partir de uma quantidade generosa de tinta branca, adicione poucas gotas de tinta amarela e, se quiser, de tinta marrom café (isso de acordo com o tom de bege que você deseja criar). Se as tintas guache vierem em tubo, inclua cada cor em uma paleta, e, se vierem em potinhos, use diferentes pinceis para que as cores não fiquem manchadas entre si. Lembre-se de ir aplicando poucas quantidades de água no pincel, para que assim você consiga a medida de tinta que precisa, no tom desejado.
  3. Utiliza, novamente, um pincel para misturar as tintas até que se forme um tom homogêneo de bege.

Lembre-se de que o material das tintas tipo guache permite que você mude o tom criado mesmo depois que ela seca. Como? Muito simples: você só precisa molhar um pouco o pincel antes de passá-lo de novo sobre a tinta. Assim, será possível criar uma nova mistura e alterar o tom de bege ou creme já criado.

Como fazer a cor bege - Como fazer a cor bege com tinta guache

Como fazer bege com tinta acrílica

Também é possível criar a cor bege usando tinta acrílica. Basta seguir os passos:

  1. Selecione uma tinta totalmente branca e use-a como base para fazer a mistura. Alguns kits desse tipo de tinta possuem a etiqueta "branco puro".
  2. Sobre uma tela ou paleta, de acordo com o tipo de desenho ou outra obra que você está criando, adicione uma linha larga de tinta branca (entre 3 e 4 gotas). Nas laterais, adicione outra linha, dessa vez mais fina, de tinta amarela clara (1 ou 2 gotas) e, se quiser, mais uma linha fina, mas de tinta café (1 gota).
  3. Usando um pincel, misture todas as tintas até obter a cor bege. O tom final vai variar de acordo com as quantidades de cada tinta que você dosou anteriormente.
Como fazer a cor bege - Como fazer bege com tinta acrílica

Como fazer a cor bege com toners ou tinturas

Elaborar a cor bege usando toners é outra alternativa possível, e muito usada para pintar paredes de cor bege ou creme. Os toners são muito usados para tingir diferentes tipos de tintas, como as plásticas, vinílicas, de látex, acrílicas ou à base de água. Para fazer a cor bege usando toners ou tinturas corretamente, siga estes passos feitos pelo umCOMO:

  1. Escolha uma tinta branca para usar como base.
  2. Para cada litro de tinta branca, você não pode adicionar mais de 60 centímetros cúbicos (cc) de tintura. Caso contrário, a tinta perderá aderência em diferentes superfícies, e poderá ficar manchada por não se dissolver completamente.
  3. Dessa forma, se você tem um litro de tinta branca, adicione, no máximo, 30 cc de tintura amarela para obter a cor bege. Para cada 4 litros, portanto, você terá de adicionar 120 cc de tintura.
  4. Com auxílio de um misturados de tintas, misture a tintura com a tinta branca até conseguir a cor creme.
Como fazer a cor bege - Como fazer a cor bege com toners ou tinturas

Como fazer a cor bege clara

A cor bege pode puxar para o tom mais claro ou para o mais escuro. Se você pretende elaborar um tom de creme claro, não deve usar a tinta café como base, mas sim o branco misturado a quantidades muito pequenas de amarelo básico (ou amarelo claro). Dessa forma, você vai conseguir saber como fazer a tinta de cor areia, já que o tom de bege claro resultante dessa mistura será muito semelhante ao da areia clara.

Levando em conta que, para todas as tonalidades que você quiser clarear será necessário usar a cor branca, criar o bege claro é ainda mais simples, já que o branco é a cor base para essas misturas. Portanto, para atingir o tom desejado e mantê-lo como uma cor clara, recomendamos que você use apenas tons de amarelo claro, sempre em poucas quantidades, e que vá ajustando as medidas de cada cor até que obtenha a cor desejada. Outros tons muito comuns que partem da cor bege e vão ficando mais claros são a cor gelo, o marfim e o champanhe.

Como fazer a cor bege escuro

Se o que você deseja é fazer a cor bege escura, aposte na segunda alternativa citada no início deste artigo, ou seja, misturando a tinta de cor café à base criada inicialmente. Esse tom vai criar um maior contraste com o branco e com o amarelo e, assim, resultará em um tom final mais escuro. Você pode ir adicionando mais ou menos do marrom, tudo de acordo com o quão escuro você quiser o seu bege.

Depois de aprender como fazer a cor bege ou creme, pode ser que você também se interesse pode saber como fazer a cor amarela.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a cor bege, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como fazer a cor bege

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer a cor bege
1 de 4
Como fazer a cor bege

Voltar ao topo da página