Partilhar

Como fazer a cor cinza

 
Por Redação umCOMO. 13 junho 2020
Como fazer a cor cinza

Algumas cores precisam ser criadas para que você disponha delas na hora de pintar ou fazer qualquer obra de arte. Tirando as cores primárias, que não precisam de nenhuma combinação para existir, basicamente todo o resto é fruto de misturas de tons. O cinza é um deles: se trata de uma cor capaz de oferecer diversas tonalidades e variedades, e tudo vai depender da cor que você desejar obter.

A escala de cinzas é das mais diversas: prata, pérola, azulado, claro, escuro... Com base na mistura que você realizar, será possível desenvolver todos esses diferentes tipos de cinza. Mas, afinal, quais cores devem ser combinadas para criá-lo? Se deseja saber como fazer a cor cinza passo a passo, recomendamos que você leia este artigo do umCOMO. Aqui você vai aprender a criar a cor usando diferentes tipos de tinta, saber quais tons devem ser misturados para obtê-la e, ainda, se aprofundar nos métodos possíveis para criar diferentes tons de cinza.

Também lhe pode interessar: Como fazer a cor roxa

Como fazer tinta cinza guache

As tintas do tipo tempera guache permitem que você sempre modifique as cores e misturas criadas, inclusive depois de secar. Para isso, você apenas terá que voltar a molhar um pouco a tinta, na intenção de corrigir a cor ou fazer novas combinações. Se você dispõe desse material e não sabe como fazer misturas de cores para obter o cinza, acompanhe este passo a passo para fazer a cor cinza usando tinta tempera guache:

  1. O cinza é uma cor neutra, e é por isso que, para criá-lo, você vai precisar das mesmas quantidades das duas cores que irá misturar. Para começar, pegue as tintas guache nas cores branca e preta.
  2. Adicione duas gotas de preto e branco (ou seja, uma gota de cada cor) em uma paleta, caso as suas tintas guche venham em tubos. Se você precisar de mais volume de tinta, adicione duas gotas de cada cor, e assim por diante, desde que as proporções sejam iguais. Já se as tintas forem de potinho, utilize um pincel diferente para pegar cada tom, evitando que eles se misturem sem necessidade.
  3. Com um pincel, misture as cores até que você obtenha um novo tom homogêneo.
  4. Esse processo irá resultar na criação de um cinza neutro, mas à medida que você for adicionando mais tinta preta ou branca, será possível conseguir diferentes tipos, mais escuros ou claros, respectivamente.

Lembre-se de que, mesmo que a tinta seque na superfície que você estiver usando para misturá-la, você poderá retocar a cor posteriormente, molhando a ponta do pincel na água, e passando sobre a tinta que secou. Uma vez umedecida, você poderá adicionar a cor que quiser para clarear a mistura, escurecê-la ou alterá-la para um tom mais azulado ou avermelhado, por exemplo.

Agora que você já sabe como fazer a cor cinza usando tintas do tipo tempera guache, te convidamos a aprender mais sobre quais são as cores neutras, como o cinza.

Como fazer a cor cinza - Como fazer tinta cinza guache

Como fazer a cor cinza com aquarela

A água é o elemento principal para usar nas aquarelas, de modo que a quatidade de água que você utilizar irá determinar o tom da cor: mais quantidades de água significam um tom mais claro e diluído, enquanto que quantidades menores resultarão em um tom mais intenso e sólido. Siga os passos para aprender como fazer a cor cinza usando aquarela:

  1. O tom pedra, ou gelo, é um cinza um pouco mais claro que o neutro, mas não é o tom mais claro da escala de cinzas que você poderá obter. Para começar, crie um cinza padrão: misture as mesmas quantidades de preto e branco (sendo uma gota de cada).
  2. Primeiro, molhe o pincel na água e, logo depois, molhe a tinta aquarela de tom preto.
  3. Depois de adicionar a cor preta na paleta, limpe o pincel com água e faça o mesmo com a cor branca.
  4. Misture as duas cores até obter o cinza. Adicione, se necessário, mais quantidades de preto ou branco, sempre de acordo com o tipo de cinza que você quer criar: neste caso, para fazer o tom de cinza pedra, opte por adicionar um pouco mais de branco, o que irá suavizar o tom final.
  5. Utilize a menor quantidade possível de água para que a tinta não dilua em excesso.
  6. Com o cinza criado na paleta, você já poderá usá-lo para pintar em papel.
Como fazer a cor cinza - Como fazer a cor cinza com aquarela

Como fazer a cor cinza com toners passo a passo

A cor cinza também pode ser feita usando toners universais ou tinturas, como são conhecidos popularmente. Os toners servem para tingir praticamente todo tipo de tinta, mas funcionam melhor com as plásticas, acrílicas, de látex, vinílicas e esmaltes sintéticos ou à base de água. Por ser uma forma de pintar menos utilizada que outras, como as tintas acrílicas, guache ou aquarelas, recomendamos que você escolha primeiro a tinta branca que você irá usar como base, escolha um toner em tom de preto ou bastante escuro e oriente-se pelo passo a passo a seguir para fazer a cor cinza usando toners:

  1. Para cada litro de tinta branca, independentemente da tonalidade ou cor que você estiver criando, adicione no máximo 60 centímetros cúbicos (cc) de tintura. Lembre-se desta regra sempre que trabalhar com toners, pois se você exceder a quantidade, a tinta perderá aderência em todas as superfícies, e ficará manchada por não ter se dissolvido completamente.
  2. Dependendo da quantidade de tinta branca usada na mistura, você deve regular a tonalidade preta a ser adicionada. Se para cada 4 litros de tinta branca forem necessários 60 cc de tintura preta para tornar a cor cinza, 1 litro exigirá 15 cc.
  3. Misture a tinta e o toner com um misturados até obter o cinza.
Como fazer a cor cinza - Como fazer a cor cinza com toners passo a passo

Como fazer a cor cinza prata

A grande quantidade de cinzas que pode ser obtida é resultado de diversas misturas. Criar um tom de cinza prateado, porém, não é tarefa fácil, e é por isso que algumas marcas de tintas já vendem a cor pronta, já que ela não pode ser desenvolvida misturando apenas cores primárias.

No entanto, você pode tentar criar um cinza prateado com efeito metálico. Para conseguir isso, combine branco e preto, ou seja, como se você fosse criar um cinza neutro, e adicione um tom de branco puríssimo na mesma proporção, o que vai naturalmente aumentar o brilho do tom resultante. Outra opção é colocar 1 gota de tinta preta e, logo em seguida, mais 2 gotas do branco mais puro existente no conjunto de tintas que você tiver. Essa técnica é fácil de executar com tintas plásticas e acrílicas, mas não funciona tão bem quando se usa, por exemplo, aquarelas.

Como fazer a cor cinza - Como fazer a cor cinza prata

Como fazer a cor cinza pérola

Entre as diferentes variedades da cor cinza, há também a conhecida como cinza pérola. Além da mistura básica de preto e branco, você vai precisar de tinta amarela e mais quantidades branco para obter esse tom. Se você quer saber como fazer a cor cinza pérola, siga as etapas:

  1. Misture o branco e o preto para obter um cinza neutro.
  2. Adicione, em quantidades pequenas, a cor amarela.
  3. Vá misturando as cores cada vez que você adicionar o amarelo, para que você observe a evolução da cor e evite excessos.
  4. Quando você conseguir chegar em um tom de cinza mais amarelado, comece a clarear a mistura adicionando um pouco de tinta branca. Pronto, você terá o cinza pérola.
Como fazer a cor cinza - Como fazer a cor cinza pérola

Como fazer cinza azulado

Apesar de ser uma cor neutra, o cinza também pode chegar a tonalidades mais frias ou quentes. Por exemplo, o cinza azulado é frio: para criá-lo, basta adicionar a cor azul à mistura preto e branco. Dependendo das quantidades utilizadas, você obterá um cinza azulado claro (mais puxado para o branco) ou azulado escuro (mais para o preto ou azulado). Se você não possui tinta azul em casa, ou se a sua já está acabando, aqui explicamos como fazer a cor azul.

Por outro lado, para criar um cinza mais quente ou puxado para o vermelho, como o cinza acastanhado (tom que fica entre o cinza e o marrom), adicione uma pequena quantidade de magenta ou vermelho (de acordo com o material que tiver) à mistura de branco e preto.

Como fazer a cor cinza - Como fazer cinza azulado

Como clarear a tinta cinza

Quente, frio, pérola, prata, escuro ... Depois de saber que o cinza tem vários tons diferentes, também é importante entender o processo para clarear a cor. Para isso, você vai precisar adicionar maiores quantidades de branco à mistura padrão de cinza (criada com preto e branco). Dessa forma, quanto mais branco você adicionar, o tom de cinza vai ficar mais semelhante ao branco puro. Por outro lado, se você adicionar mais tinta preta, criará um cinza mais escuro.

Outra maneira de clarear o cinza, mas obtendo um tom um pouco mais vibrante, é adicionar tinta amarela em pequenas quantidades, o que não deve chegar nem a uma gota. De qualquer forma, essa cor vai clarear o cinza menos que o próprio branco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a cor cinza, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como fazer a cor cinza

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer a cor cinza
1 de 7
Como fazer a cor cinza

Voltar ao topo da página