Partilhar

Quais são as cores frias

Por Sara Viega. Atualizado: 4 novembro 2019
Quais são as cores frias
Imagem: portaldasideias.org

A divisão de cores está relacionada com a sua temperatura e com as sensações térmicas e psicológicas que estas produzem no ser humano, assim como a relação que têm com o ambiente das pessoas. Deste modo, estabeleceu-se uma classificação em cores frias e quentes, que está inserida no que se denomina um círculo cromático. Para conhecer com detalhe que cores correspondem a cada tipologia, no seguinte artigo de umComo.com.br indicamos quais são as cores frias.

Também lhe pode interessar: Quais são as cores quentes

Quais são as cores frias: círculo cromático

No círculo cromático, estabelece-se uma faixa cromática harmônica, a qual podemos definir como uma escala de cores em que os tons vão sendo suavizados e agrupados de tal maneira que se identificam duas faixas de cores diferentes: a faixa fria e a faixa quente.

Para dar resposta à pergunta quais são as cores frias, devemos dizer que estas incluem a faixa que vai do verde até ao violeta passando pelo azul. De fato, as cores frias são todas aquelas em que participa o azul, entre as cores que encontramos, concretamente, o verde, o turquesa, o cíano, o azul, o índigo e o violeta. Dessa forma, é importante destacar que o verde e o magenta são cores limite, por isso, conforme sua intensidade ou tonalidade podem ser identificados em uma faixa ou outra.

Quais são as cores frias - Quais são as cores frias: círculo cromático
Imagem: saibadesign.wordpress.com

A que se associam as cores frias

As cores frias, atendendo à psicologia da cor, costumam se associar aos seguintes conceitos:

  • Serenidade;
  • Passividade;
  • Sentimentalismo;
  • Amplitude;
  • Distância;
  • Excesso de frio.

As cores frias também costumam ser associadas com o amanhecer, a noite e elementos como a água ou o gelo.

Quais são as cores frias - A que se associam as cores frias
Imagem: asesoriamoda.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as cores frias, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Quais são as cores frias

1 comentário
A sua avaliação:
jessica
queria fazer na tinta branca um cinza azulado como faço já tenho a tinta branca

Quais são as cores frias
Imagem: portaldasideias.org
Imagem: saibadesign.wordpress.com
Imagem: asesoriamoda.com
1 de 3
Quais são as cores frias

Voltar ao topo da página