Pintar com cores

Quais são as cores frias

Quais são as cores frias
Imagem: Reprodução/portaldasideias.org

As cores estão em todos os lugares, muito além do que vemos, são o que sentimos e até escrevemos. As sensações visuais e seus efeitos são um dos fatores que permitem categorizá-las em cores frias, quentes, neutras, dentre outras. A divisão de cores está relacionada com a sua temperatura e com as sensações térmicas e psicológicas que estas produzem no ser humano, assim como a relação que têm com o ambiente das pessoas.

Deste modo, estabeleceu-se uma classificação em cores frias e quentes, que está inserida no que se denomina um círculo cromático. Para conhecer com detalhe que cores correspondem a cada tipologia, no do umCOMO explicamos quais são as cores frias, seus critérios e usos mais frequentes.

Também lhe pode interessar: Quais são as cores quentes

Índice

  1. Cores frias
  2. Significado das cores frias
  3. Cores frias e cores quentes

Cores frias

No círculo cromático, estabelece-se uma faixa cromática harmônica, a qual podemos definir como uma escala de cores em que os tons vão sendo suavizados e agrupados de tal maneira que se identificam duas faixas de cores diferentes: a faixa fria e a faixa quente.

Quais são as cores frias

  • Azul;
  • Turquesa;
  • Cíano;
  • Índigo;
  • Violeta;
  • Magenta.

Os tons básicos das cores frias ficam entre azul, verde e ciano, sendo que a sua única cor primária é o azul. As cores frias incluem a faixa que vai do verde até ao violeta passando pelo azul. De fato, as cores frias são todas aquelas em que participa o azul, entre as cores que encontramos, concretamente, o verde, o turquesa, o cíano, o azul, o índigo e o violeta. Dessa forma, é importante destacar que o verde e o magenta são cores limite, por isso, conforme sua intensidade ou tonalidade podem ser identificados em uma faixa ou outra.

Quais são as cores frias - Cores frias
Imagem: Reprodução/saibadesign.wordpress.com

Significado das cores frias

Na psicologia das cores, as cores frias transmitem sensações de frio, tranquilidade e conforto. As cores frias também costumam ser associadas com o amanhecer, a noite e elementos como a água ou o gelo. Os tons frios, que vão do azul ao branco, estão associados ao bem-estar, tranquilidade e calma. Mas também está relacionado a pessoas tranquilas, pacientes e organizadas. [1]

Psicologia das cores

As cores frias, atendendo à psicologia da cor, costumam se associar aos seguintes conceitos:

  • Serenidade;
  • Passividade;
  • Sentimentalismo;
  • Amplitude;
  • Distância;
  • Excesso de frio.

Antes de entender o uso das cores frias em diferentes âmbitos, é importante lembrar que o seu uso, assim como o seu efeito, sempre será influenciado pela quantidade de luz. Assim como apesar do significado das cores existir e ser comprovado por campos tanto da psicologia, comunicação visual ou medicina, a sua percepção sempre é associada a um contexto. Um bom exemplo é o uso de cores frias em momentos dramáticos ou tristes de filmes, por exemplo, mas que também podem representar paz, tranquilidade e natureza em outras cenas. A composição é imprescindível.

Quais são as cores frias - Significado das cores frias
Imagem: asesoriamoda.com

Audiovisual

Uma referência clássica do uso das cores frias na estética audiovisual são filmes de ficção científica ou ambientes hospitalares e mais assépticos, por exemplo. No cinema, por exemplo, é comum jogar com cores frias e quentes para criar um efeito de contraste e, consequentemente, destaque. Apresentar um protagonista vestindo cores quentes em um ambiente de cores frias é uma das maneiras de destacá-lo.

Quais são as cores frias -
Imagem: Reprodução/Twitter/@cinemapalettes

Comunicação

Já na publicidade, as cores frias estão associadas a higiene e credibilidade. Esse critério sempre é considerado na hora elaborar peças publicitárias, logos e informes.

Quais são as cores frias -

Arquitetura e decoração

Já na arquitetura e decoração, as cores frias podem ser um recurso para criar ambientes tranquilos, mais produtivos ou dar a sensação de espaços mais amplos.

Quais são as cores frias -

Arte

Na arte, apesar de muitas vezes não ter um sentido explícito, a psicologia das cores costuma ser considerada pelos artistas junto a outros fatores como a ótica-sensível e simbolismo cultural ou estrutural. Estudos afirmam, aliás, que o uso simbólico das cores é perceptível em todas as civilizações estudadas até agora.

Quais são as cores frias -
Imagem: Reprodução/Amendoeira em Flor, Vincent Van Gogh

Cores frias e cores quentes

Entender as interações das cores frias com as cores quentes pode fazer toda a diferença no sucesso do efeito desejado. Como explicado, um dos efeitos é o destaque de um elemento, mas elas também podem ser combinadas como complementares. O simples fato de você usar azul em uma composição não faz da sua paleta uma paleta de cores frias, tudo dependerá de como essas cores são trabalhadas. Por isso, sugerimos que você também entenda a fundo quais são as cores quentes, seus significados e usos frequentes.

Quais são as cores frias - Cores frias e cores quentes

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as cores frias, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Referências
  1. GALLARDO PRADAS, Claudia. Psicologia-Online. Significado das cores na psicologia. Disponível em: <https://br.psicologia-online.com/significado-das-cores-na-psicologia-17.html/>. Acesso em 11 de março de 2020.
Bibliografia
  • STAMATO, Ana Beatriz Taube; STAFFA, Gabriela; VON ZEIDLER, Júlia Piccolo. A influência das cores na construção audiovisual. In: XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, Bauru, SP. A influência das cores na construção audiovisual. Bauru: Intercom. 2013. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/39621551/a_cor_no_audiovisual.pdf?response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DA_cor_no_audiovisual.pdf&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A%2F20200311%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20200311T105735Z&X-Amz-Expires=3600&X-Amz-SignedHeaders=host&X-Amz-Signature=06837e597bc96750e3bf359dec9152915fbbe85fc7be7fb7120f1532c935ad5b/>. Acesso em 11 de março de 2020.
  • FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. Editora Blucher, 2011.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
jessica
queria fazer na tinta branca um cinza azulado como faço já tenho a tinta branca
Imagem: Reprodução/portaldasideias.org
Imagem: Reprodução/saibadesign.wordpress.com
Imagem: asesoriamoda.com
Imagem: Reprodução/Twitter/@cinemapalettes
Imagem: Reprodução/Amendoeira em Flor, Vincent Van Gogh
1 de 8
Quais são as cores frias