Misturar tinta

Como fazer azul turquesa

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. 16 abril 2020
Como fazer azul turquesa

Há uma série de cores que não podem ser elaboradas porque são primárias, isto é, não são o resultado da mistura de duas ou mais cores distintas, e sim existem por si mesmas. A cor vermelha, o azul e o amarelo são exemplos dessa categoria. Por outro lado, as cores secundárias são obtidas mediante a combinação de duas cores primárias; e as terciárias são o resultado da mistura entre uma cor primária e outra secundária.

Entre a grande variedade de cores terciárias está o turquesa, um tom tão importante quanto os outros para os artistas e que chama muito a atenção da maioria das pessoas. Trata-se de uma cor que deve ser elaborada a partir de outras cores, por isso é importante ter cuidado para obtê-lo. Se você deseja saber como fazer azul turquesa, as cores que necessita para fazer a mistura e mais detalhes sobre isso, umCOMO recomenda que continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Tipos de azul: fotos e definições

Índice

  1. Cor turquesa
  2. Como fazer azul turquesa
  3. Como fazer azul turquesa com tinta acrílica

Cor turquesa

A cor azul e a cor verde são básicas para fazer o azul turquesa. Estes são os pigmentos fundamentais em qualquer mistura que você vá fazer para obter esse tom. A partir daí, você tem a possibilidade de combinar com outras cores dependendo do tipo de turquesa que queira criar:

  • Se você quer saber como fazer azul turquesa escuro, é necessário que um dos tons de verde e azul sejam mais escuros do que o outro. Você também pode adicionar tinta preta em doses muito pequenas para escurecer o tom.
  • Para fazer azul turquesa claro, é preciso adicionar à mistura de azul com verde cores como amarelo ou branco em pequenas quantidades e pouco a pouco, até que você consiga o tom desejado.
Como fazer azul turquesa - Cor turquesa

Como fazer azul turquesa

Ter as cores azul, verde, branco e amarelo em tinta guache irá permitir que você elabore o turquesa em tons muito distintos. Você pode obter uma grande variedade de matizes em função do que quer pintar: a água de uma praia tropical, um planeta, etc. Para fazer azul turquesa com guache, umCOMO recomenda seguir este passo a passo:

  1. Decida todas as características que você deseja no seu azul turquesa: intensidade, tom e brilho. Sem definir previamente esses aspectos, você terá muito mais dificuldade em obter um turquesa diferente.
  2. É necessário ter tintas nas cores azul e verde. Como dissemos no tópico anterior, estes são os dois pigmentos essenciais para elaborar o turquesa.
  3. Adquira também a cor amarela e o branco para conferir matizes ao turquesa. Dessa forma, você reduzirá a intensidade e obterá tons pálidos.
  4. Adicione progressivamente a tinta verde sobre a tinta azul. Leve em conta que o azul é a cor predominante do turquesa, por isso que sempre será mais fácil usá-lo como base e ir adaptando a mistura com as demais cores.
  5. Adicione a quantidade de verde que você considerar adequada até obter o azul turquesa desejado. Para corrigir possíveis excessos, adicione a tinta azul novamente.
  6. Para elaborar um turquesa brilhante, você deverá duplicar a quantidade de tinta azul em relação à tinta verde. Isto é, adicione o dobro de azul para cada parte de verde. Além disso, inclua na mistura a cor amarela para conferir mais brilho.
  7. Misturando a tinta azul e verde com um branco suave, você obterá um turquesa característico da água das praias tropicais (com tons cálidos e embranquecidos). No caso do turquesa correspondente à cor dos planetas, opte por um branco mais tradicional que traga consigo um tom frio.
  8. Brinque com as quantidades de azul, verde, amarelo e branco até obter a cor turquesa desejada para cada momento. Procure misturar bem cada combinação removendo as cores usadas, já que caso contrário o tom pode variar com o tempo caso você vá utilizá-lo em diferentes obras artísticas.

Como fazer azul turquesa com tinta acrílica

No umCOMO também queremos ajudar a descobrir como fazer azul turquesa com tinta acrílica. Siga esses passos para conseguir:

  1. Para fazer tinta acrílica, misture os pigmentos em pó das diferentes cores (azul, verde, amarelo e branco, a depender do tipo de turquesa que você deseja obter) com água.
  2. Os pigmentos orgânicos têm mais problemas para se dissolver pela densidade (menor que a água, motivo pelo qual tendem a ficar flutuando).
  3. Para fazer a mistura corretamente, recorra ao álcool (cuja densidade é sensivelmente menor que a dos pigmentos orgânicos) para umedecê-los e conseguir que se dissolvam com maior facilidade.
  4. Depois de conseguir que os pigmentos tenham ficado pastosos, cada um individualmente, adicione um pouco de água para mantê-los úmidos, já que o álcool evapora rapidamente.
  5. Posteriormente, use espátulas de aço ou uma moleta para moer pigmento artístico e conseguir que eles se dispersem facilmente.
  6. Tendo os pigmentos em uma pasta homogênea e dispersa, você terá que utilizar o aglutinante acrílico para fazer a mistura.
  7. Adicione o aglutinante e misture os pigmentos que você quer utilizar para obter o tipo de azul turquesa desejado. Todos os passos anteriores são para as vezes em que você comprar o material em pó e o aglutinante, mas caso você adquira a tinta acrílica em potes ou tubos, você pode começar diretamente por reunir o material de pintura (pincéis, tela, paleta, copo d'água, avental e, claro, as tintas, e começar a misturar como explicamos.
  8. Comece pelo verde e azul básicos e logo vá adicionando mais de um ou outro tom, ou uma cor mais clara (branco ou amarelo claro) ou mais escura (azul escuro, verde escuro ou preto), a depender se você deseja obter um turquesa claro ou escuro.
  9. Uma vez feito o azul turquesa com tinta acrílica, guarde-o em um recipiente bem fechado para conservá-lo bem e nas melhores condições. O umCOMO recomenda usar um pote com tampa de excelente fechamento para que a tinta não fique seca.

Para se inspirar com outros tons, sugerimos dar uma olhada no post do umCOMO sobre os tipos de azul: fotos e definições.

Como fazer azul turquesa - Como fazer azul turquesa com tinta acrílica

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer azul turquesa, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Vídeos relacionados com Como fazer azul turquesa

1 de 3
Vídeos relacionados com Como fazer azul turquesa
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como fazer azul turquesa