Como fazer azul turquesa
Há uma série de cores que não podem ser elaboradas porque são primárias, isto é, não são o resultado da mistura de duas ou mais cores distintas, e sim existem por si mesmas. A cor vermelha, o azul e o amarelo são exemplos dessa categoria. Por outro lado, as cores secundárias são obtidas mediante a combinação de duas cores primárias; e as terciárias são o resultado da mistura entre uma cor primária e outra secundária.
Entre a grande variedade de cores terciárias está o turquesa, um tom tão importante quanto os outros para os artistas e que chama muito a atenção da maioria das pessoas. Trata-se de uma cor que deve ser elaborada a partir de outras cores, por isso é importante ter cuidado para obtê-lo. Se você deseja saber como fazer azul turquesa, as cores que necessita para fazer a mistura e mais detalhes sobre isso, umCOMO recomenda que continue lendo este artigo.
Cor turquesa
A cor azul e a cor verde são básicas para fazer o azul turquesa. Estes são os pigmentos fundamentais em qualquer mistura que você vá fazer para obter esse tom. A partir daí, você tem a possibilidade de combinar com outras cores dependendo do tipo de turquesa que queira criar:
- Se você quer saber como fazer azul turquesa escuro, é necessário que um dos tons de verde e azul sejam mais escuros do que o outro. Você também pode adicionar tinta preta em doses muito pequenas para escurecer o tom.
- Para fazer azul turquesa claro, é preciso adicionar à mistura de azul com verde cores como amarelo ou branco em pequenas quantidades e pouco a pouco, até que você consiga o tom desejado.
Como fazer azul turquesa
Ter as cores azul, verde, branco e amarelo em tinta guache irá permitir que você elabore o turquesa em tons muito distintos. Você pode obter uma grande variedade de matizes em função do que quer pintar: a água de uma praia tropical, um planeta, etc. Para fazer azul turquesa com guache, umCOMO recomenda seguir este passo a passo:
- Decida todas as características que você deseja no seu azul turquesa: intensidade, tom e brilho. Sem definir previamente esses aspectos, você terá muito mais dificuldade em obter um turquesa diferente.
- É necessário ter tintas nas cores azul e verde. Como dissemos no tópico anterior, estes são os dois pigmentos essenciais para elaborar o turquesa.
- Adquira também a cor amarela e o branco para conferir matizes ao turquesa. Dessa forma, você reduzirá a intensidade e obterá tons pálidos.
- Adicione progressivamente a tinta verde sobre a tinta azul. Leve em conta que o azul é a cor predominante do turquesa, por isso que sempre será mais fácil usá-lo como base e ir adaptando a mistura com as demais cores.
- Adicione a quantidade de verde que você considerar adequada até obter o azul turquesa desejado. Para corrigir possíveis excessos, adicione a tinta azul novamente.
- Para elaborar um turquesa brilhante, você deverá duplicar a quantidade de tinta azul em relação à tinta verde. Isto é, adicione o dobro de azul para cada parte de verde. Além disso, inclua na mistura a cor amarela para conferir mais brilho.
- Misturando a tinta azul e verde com um branco suave, você obterá um turquesa característico da água das praias tropicais (com tons cálidos e embranquecidos). No caso do turquesa correspondente à cor dos planetas, opte por um branco mais tradicional que traga consigo um tom frio.
- Brinque com as quantidades de azul, verde, amarelo e branco até obter a cor turquesa desejada para cada momento. Procure misturar bem cada combinação removendo as cores usadas, já que caso contrário o tom pode variar com o tempo caso você vá utilizá-lo em diferentes obras artísticas.
Como fazer azul turquesa com tinta acrílica
No umCOMO também queremos ajudar a descobrir como fazer azul turquesa com tinta acrílica. Siga esses passos para conseguir:
- Para fazer tinta acrílica, misture os pigmentos em pó das diferentes cores (azul, verde, amarelo e branco, a depender do tipo de turquesa que você deseja obter) com água.
- Os pigmentos orgânicos têm mais problemas para se dissolver pela densidade (menor que a água, motivo pelo qual tendem a ficar flutuando).
- Para fazer a mistura corretamente, recorra ao álcool (cuja densidade é sensivelmente menor que a dos pigmentos orgânicos) para umedecê-los e conseguir que se dissolvam com maior facilidade.
- Depois de conseguir que os pigmentos tenham ficado pastosos, cada um individualmente, adicione um pouco de água para mantê-los úmidos, já que o álcool evapora rapidamente.
- Posteriormente, use espátulas de aço ou uma moleta para moer pigmento artístico e conseguir que eles se dispersem facilmente.
- Tendo os pigmentos em uma pasta homogênea e dispersa, você terá que utilizar o aglutinante acrílico para fazer a mistura.
- Adicione o aglutinante e misture os pigmentos que você quer utilizar para obter o tipo de azul turquesa desejado. Todos os passos anteriores são para as vezes em que você comprar o material em pó e o aglutinante, mas caso você adquira a tinta acrílica em potes ou tubos, você pode começar diretamente por reunir o material de pintura (pincéis, tela, paleta, copo d'água, avental e, claro, as tintas, e começar a misturar como explicamos.
- Comece pelo verde e azul básicos e logo vá adicionando mais de um ou outro tom, ou uma cor mais clara (branco ou amarelo claro) ou mais escura (azul escuro, verde escuro ou preto), a depender se você deseja obter um turquesa claro ou escuro.
- Uma vez feito o azul turquesa com tinta acrílica, guarde-o em um recipiente bem fechado para conservá-lo bem e nas melhores condições. O umCOMO recomenda usar um pote com tampa de excelente fechamento para que a tinta não fique seca.
Para se inspirar com outros tons, sugerimos dar uma olhada no post do umCOMO sobre os tipos de azul: fotos e definições.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer azul turquesa, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.