Partilhar

Quais são as cores primárias

Por Sara Viega. Atualizado: 13 agosto 2019
Quais são as cores primárias
Imagem: vangogh13.edublogs.org

Muitas vezes ouvimos falar das cores primárias, mas por que elas se chamam assim? Quais são e o que podemos fazer com elas? Estas são algumas das dúvidas que talvez você tenha quando alguém fala desse grupo de cores, e em umComo.com.br respondemos-lhe a todas. Descubra quais são as cores primárias e as diferentes utilidades que elas têm.

Também lhe pode interessar: Como desenhar uma árvore animada

Por que cores primárias?

As cores primárias são conhecidas por esse nome porque são cores que não podem ser conseguidas misturando nenhuma outra cor. Além disso, são "os pais" das outras cores, porque graças a elas podem ser criadas muitas outras cores, conhecidas como secundárias.

Cores primárias à luz RGB

Existem dois grupos de cores primárias: o primeiro é composto pelos tons que nossos olhos observam à luz.

Os seres humanos contam com três cones oculares, células sensíveis à luz que permitem captar através das ondas de luz emitidas pelas cores primárias - vermelho, verde e azul - o resto de cores da faixa cromática. Apesar de não ser exatamente a combinação de vermelho, verde e azul que gera este efeito, são esses três tons que são capazes de estimular as células sensíveis à luz de forma independente.

Dessa forma as cores vermelha, verde e azul foram definidas como as cores primárias à luz, conhecidas como RGB pelos seus nomes em inglês (red, green, blue).

Quais são as cores primárias - Cores primárias à luz RGB

Cores primárias no pigmento CMY

Quando falamos de impressões, tintas e pigmentos, usa-se outro grupo de cores primárias que, unidas em partes iguais, também originam tons escuros, como a escala de cinzas e pretos. Trata-se das cores ciano, magenta e amarelo, CMY por suas siglas em inglês (cyan, magenta, yellow).

A combinação CMYK (o K é da palavra Key, chave em inglês, para se referir ao preto) é usada, por exemplo, na imprenta.

Quais são as cores primárias - Cores primárias no pigmento CMY

Conseguir cores misturando as primárias

Um exercício muito divertido quando estamos na escola, e que pode ser bastante divertido, é experimentar com todas as quantidades de cores que podemos conseguir misturando as primárias RGB. Se quiser descobri-lo, não deixe de consultar nosso artigo como misturar cores, com certeza você vai se divertir com o experimento.

Leia também: Como fazer marrom com as cores primárias

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as cores primárias, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Quais são as cores primárias

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
zilda Padilha
Quero o rosa pink, pois necessito. ,tambem o fúcsia

Quais são as cores primárias
Imagem: vangogh13.edublogs.org
1 de 3
Quais são as cores primárias

Voltar ao topo da página