Partilhar

Cores análogas: o que são e exemplos

 
Por Ketlyn Araujo. 9 maio 2020
Cores análogas: o que são e exemplos

Quem é artista sabe que é essencial conhecer toda a gama de cores existente por aí, além dos diferentes tipos de tons que podem ser criados. Saber as características de cada um deles, como podem ser elaborados e as cores que estão opostas entre si ou, do contrário, são similares, é essencial na hora de usá-las de maneira prática. É que, por meio delas, fica mais fácil expressar mensagens e ideias traduzidas no design, em pinturas e em outras obras de arte.

Provavelmente você já ouviu falar sobre as diferentes categorias de cores de acordo com sua origem, isto é, as primárias, secundárias e terciárias. Porém, o conceito de cores análogas é um pouco menos conhecido por aqueles que não são profissionais das artes ou entusiastas de pintura. Se você quer saber o que são cores análogas, com exemplos, recomendamos que continue lendo nosso artigo aqui no umCOMO.

Também lhe pode interessar: Quais são as cores primárias

O que são cores análogas

O termo análogo, por definição, significa semelhança ou parentesco. No âmbito das cores, portanto, as análogas são aquelas parecidas entre si, ou seja, que têm a mesma cor base e estão posicionadas lado a lado dentro do círculo cromático. Mesmo assim, existe entre elas uma leve distinção, capaz de diferenciá-las.

A ligação entre uma cor análoga e outras cores (no círculo cromático, uma posicionada à direita e a outra à esquerda dessa cor) baseia-se no compartilhamento de uma mesma tonalidade por todas elas. Essa primeira cor leva o nome de cor dominante ou principal, já que se encontra no meio de outras duas.

São as cores análogas que nos permitem criar ambientes calmos e decorações monocromáticas, ou seja, aquelas em que um único tom é predominante. Logo, as cores consideradas análogas entre si são compostas por meio de uma cor primária idêntica.

Cores análogas: o que são e exemplos - O que são cores análogas

Cores análogas

As cores análogas podem ser divididas em duas categorias: cores primárias e algumas das cores secundárias. Assim, é possível identificar as cores análogas referentes ao amarelo, ao laranja, ao vermelho, ao violeta, ao azul e ao verde.

As cores análogas no design

Esses tipos de tons são ideias para decorar os cômodos do ambiente ou no design de determinadas peças de roupas. Por meio das cores análogas você vai conseguir promover sensações como serenidade e equilíbrio, já que o ser humano costuma gostar de tons encontrados na natureza, que são semelhantes entre si e acabam transmitindo paz e harmonia.

Combinar cores análogas, entretanto, é mais complexo do que se possa parecer num primeiro momento. É necessário eleger tons que, apesar de similares, possuam contraste suficiente para diferenciá-los. Quando pensamos nas cores azul e verde, por exemplo, as análogas a elas devem conter uma mistura equilibrada de ambas.

Para construir designs harmônicos a nível visual utilizando cores análogas, é importante que você aposte em uma cor média para ser usada como predominante. No caso mencionado acima, o ideal seria escolher um verde-azulado que, logo, contivesse um equilíbrio entre tons verdes e azuis. Se você fizer isso, não vai existir competição entre as cores, e nem espaço para distorções visuais.

Quando usar as cores análogas

Para transmitir a sensação de tranquilidade, nós do umCOMO recomendamos o uso das cores análogas: repare que em locais com finalidades relaxantes, como centros de estética, massagem e spas, esses tons geralmente são aplicados no design de interiores. Eles costumam aparecer tanto nas paredes quanto nos produtos usados, já que contribuem para criar um ambiente calmo e sereno.

Assim, se o que você deseja é obter essas sensações em ambientes privados (como na sala de estar ou nos quartos da sua casa), as cores análogas acabam sendo a melhor solução. Porém, se o que você deseja mesmo é promover a sensação de energia nos seus espaços, o ideal é investir em um contraste maior de cores, por meio dos tons complementares em vez dos análogos.

Exemplos de cores análogas

Agora que você já sabe o que são cores análogas, também é importante que você entenda o que as diferencia em relação às cores complementares. São termos que podem confundir o leitor, e é por isso que nós do umCOMO consideramos essencial explicá-los.

Dessa forma, duas cores complementares são aquelas que se encontram posicionadas uma de frente para a outra dentro do círculo cromático. São totalmente opostas entre si, e é por isso que são ideias para promover contraste no design ou em qualquer outra produção artística. São estimulantes e transmitem altas doses de energia, ao contrário das cores análogas (novamente, aquelas que são muito similares entre si e que promovem tranquilidade e serenidade visuais).

Existem três pares considerados como principais entre as cores complementares, compostos por uma cor primária e uma secundária, que é sua oposta. São eles vermelho e verde, amarelo e roxo e azul e laranja.

Para conhecer mais exemplos de cores análogas, aqui no umCOMO te apresentamos a seguinte lista. A primeira cor indicada funciona como dominante, enquanto as que a acompanham são suas cores análogas. Ou seja, se dissermos que o amarelo-esverdeado e o laranja-amarelado são exemplos de cores análogas do amarelo, o amarelo funciona como a cor dominante, e as outras duas são suas cores análogas.

  • O amarelo, junto com o amarelo esverdeado e o laranja amarelado.
  • O laranja, junto com o laranja amarelado e o vermelho alaranjado.
  • O vermelho, junto com o vermelho alaranjado e o violeta avermelhado.
  • O roxo ou violeta, junto com o violeta avermelhado e o azul arroxeado.
  • O azul, junto com o azul arroxeado e o verde azulado.
  • O verde, junto com o verde azulado e o amarelo esverdeado.
Cores análogas: o que são e exemplos - Exemplos de cores análogas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cores análogas: o que são e exemplos, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Cores análogas: o que são e exemplos

O que lhe pareceu o artigo?

Cores análogas: o que são e exemplos
1 de 3
Cores análogas: o que são e exemplos

Voltar ao topo da página