Métodos de Dibujo

Diferença entre anime e mangá

Diferença entre anime e mangá

Cada vez mais séries, filmes e histórias em quadrinhos vêm do Japão para o Ocidente, tornando os termos anime e mangá muito familiares para nós. Estes produtos cada vez mais populares estão ganhando muitos fãs devido ao seu nível de desenho de alta qualidade e às suas histórias, que são muito diferentes daquelas que conhecemos por aqui.

No entanto, para alguns de nós, as distinções entre estes termos nos escapam. Qual é a diferença entre anime e mangá? No umCOMO você vai descobrir os detalhes que diferenciam anime e mangá.

Também lhe pode interessar: Como desenhar um olho Mangá

Índice

  1. O que é mangá
  2. O que é anime
  3. Animê ou anime?
  4. O que significa dorama

O que é mangá

Os japoneses usam o termo mangá para definir o que conhecemos como quadrinhos, portanto, quando falamos de mangá estamos nos referindo estritamente aos personagens e histórias que são apresentados neste formato gráfico.

Há muitos tipos de mangá, desde aqueles destinados a crianças, até adultos e gêneros como ação, romance, história ou ficção científica.

Uma particularidade que se destaca é que estes tipos de quadrinhos são geralmente em preto e branco, embora menos frequentemente possam ser encontrados em cores. Entre os mangás mais populares do mundo está o Astroboy, famoso tanto no Japão como no Ocidente.

Diferença entre anime e mangá - O que é mangá

O que é anime

Quando falamos de anime, nos referimos a um tipo de animação japonesa feita em computador ou por outros meios digitais, com o objetivo de dar movimento à imagem. Este gênero inclui séries animadas, bem como longas-metragens.

O anime pode derivar de um mangá, que é então animado, mas há um grande número de histórias criadas exclusivamente para este gênero. Ao contrário do mangá, o anime tende a ser dirigido a um público mais segmentado de adolescentes e adultos, já que seu enredo complexo muitas vezes não é adequado para espectadores mais jovens.

Outra característica deste gênero é a presença de muitas cores, geralmente na forma de séries ou filmes vibrantes, repletos de ação ou filmes com personagens complexos.

Animes populares

De acordo uma pesquisa realizada em 93 países, os animes mais populares ao redor do mundo são[1]:

  1. Naruto (16.2% de todas as buscas)
  2. Pokémon (8.8%)
  3. Demon Slayer (7.8%)
  4. Jujutsu Kaisen (7.8%)
  5. One Piece (7.2%)
  6. Attack On Titan (5.2%)
  7. My Hero Academia (4.9%)
  8. Death Note (2.8%)
  9. Naruto Shippuden (2.7%)
  10. Dragon Ball (2.6%)
Diferença entre anime e mangá - O que é anime

Animê ou anime?

Como se trata de uma palavra estrangeira, muita gente têm dúvida se a pronúncia correta é anime ou animê. No Brasil, existem pessoas que a pronuncia das duas formas e a boa notícia é que as duas maneiras de falar estão corretas.

Animê é a pronúncia japonesa e anime é a pronúncia "abrasileirada" da palavra. E, por não se tratar de uma palavra existente no nosso dicionário, qualquer uma das duas maneiras que você escolher pronunciar estarão corretas.

De acordo com o artigo Mangá produzido no Brasil: pioneirismo, experimentação e produção[2]:

O termo animê deriva do inglês animation em sua forma abreviada para desenho animado. Embora no Japão a grafia de manga e anime não sejam graficamente acentuadas porém o são oralmente, em português uso o acento para mangá para não ser pronunciado como manga (fruta, ou manga de camisa) e animê para não ser confundido como anime (do verbo animar).

O que significa dorama

Já que estamos falando sobre a cultura oriental e seus produtos de entretenimento, também queremos te explicar o que é e o que significa dorama. De acordo com o dicionário dos significados[3], dorama é o nome dados às séries produzidas nos países asiáticos, como Japão, China, Coréia do Sul (também chamado de k-drama), Tailândia e Taiwan.

Doramas na Netflix

O gênero tem que popularizado cada vez mais no Brasil e a Netflix oferece diversas opções para quem curte os doramas, como:

  • Pousando no amor
  • Apesar de tudo, amor
  • Nosso eterno verão
  • Tudo bem não ser normal
  • Good Morning, Call
  • Hometown Cha-cha-cha
  • Round 6, que tornou-se febre em 2021
  • Apostando alto
  • La Casa de Papel - Coreia
  • Apaixonados na cidade
  • Switched
  • Atelier
  • As diversas faces de Ito

Agora que você já conhece a diferença entre anime e mangá e o que é dorama, também pode se interessar por: Como fazer um anime.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferença entre anime e mangá, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Referências
  1. O VÍCIO. Pesquisa releva animes populares no Brasil e no mundo. Disponível em: <https://ovicio.com.br/pesquisa-revela-animes-mais-populares-no-brasil-e-no-mundo/> Acesso em: 08 de setembro de 2022.
  2. LUYTEN, Sonia. Mangá produzido no Brasil: pioneirismo, experimentação e produção. Disponível em: <https://docplayer.com.br/36215883-Manga-produzido-no-brasil-pioneirismo-experimentacao-e-producao.html> Acesso em: 08 de setembro de 2022.
  3. SIGNIFICADOS. Dorama. Disponível em: <https://www.significados.com.br/dorama/> Acesso em: 08 de setembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Larissa pratesvazlarissa81@gmail.com
Naruto Shippuden

Naruto clássico

O melhor desenho anime
1 de 3
Diferença entre anime e mangá